NOVA FCSH
NOVA FCSH Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
81.1
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
75%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
43,3%
Taxa de Retenção de Clientes
33,3%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Ensino Superior
1 NOVA FCSH 81.1
2 ISCTE 66.7
3 IPAM 62
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA
  • A NOVA FCSH foi criada oficialmente a 10 de novembro de 1977 e abriu portas a 9 de janeiro de 1978. É uma Faculdade, uma casa, uma nova forma de estar nas ciências sociais, nas artes e nas humanidade.

  • 217908300
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Avenida de Berna, 26-C
    1069-061 Lisboa
  • geral@fcsh.unl.pt

NOVA FCSH - Reinscrição em doutoramento

Resolvida
Ana Débora Botica de Oliveira
Ana Oliveira apresentou a reclamação
9 de outubro 2020
Exmos. Srs.

No passado ano letivo estive inscrita no 1.º ano do Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global.
Por motivos de ordem profissional, não me foi possível concluir nenhuma das unidades curriculares, pelo que tive que voltar a inscrever-me no presente ano letivo.

Para perceber qual o prazo para a inscrição, consultei naturalmente o calendário escolar publicado na v/ página, tendo-me deparado com um período, de 31 de agosto a 18 de setembro, identificado como "Renovação de inscrições (alunos inscritos em 2019/20)", o que foi o meu caso.

No dia 10 de setembro tentei fazer a inscrição na plataforma Inforestudante, surgiu-me uma mensagem referindo que a mesma não é possível uma vez que não foram aceites as pautas da UC Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. Contactei então, via email, o Núcleo de Doutoramentos, que me explicou que, não tendo eu obtido aproveitamento em nenhuma das unidades curriculares, a inscrição teria sido anulada e seria necessário um pedido de reinscrição. No mesmo email, veio em anexo o modelo para o pedido de inscrição, que entreguei a 14 de setembro.

No dia 17 de setembro, verificando que continuava a não conseguir fazer a inscrição e terminando o prazo no dia seguinte, contactei novamente o Núcleo de Doutoramentos, tendo-me sido dito que já fora contactado o docente responsável mas que o mesmo ainda não lançara a pauta e que não seria prejudicada pelo lançamento da pauta em atraso.

A 29 de setembro, já após o início das aulas, contactei novamente, agora por telefone, o Núcleo de Mestrados. A informação que me foi dada então foi que o prazo para a reinscrição teria decorrido de 31 de maio a 31 de julho pelo que, para proceder à reinscrição, teria de pagar uma multa de 98 €. Quando perguntei como poderia ter tido conhecimento do dito prazo, uma vez que o mesmo não constava do calendário escolar, foi-me dito que o mesmo estaria identificado num despacho, mas que não sabiam qual. Naturalmente, no mesmo dia voltei a enviar email a reclamar desta situação.

Ao dia de hoje, 9 de outubro, continuo a não conseguir fazer a reinscrição.

Relativamente ao prazo indicado ao telefone (31 de maio a 31 de julho), o mesmo não se encontra identificado no calendário letivo divulgado na v/ página (https://www.fcsh.unl.pt/calendario/ano-letivo-2020-21/), que apenas menciona um período de "renovações de inscrição" para estudantes inscritos em 2019/20, que foi o meu caso, não especificando se o aluno deverá ou não ter tido aproveitamento. Naturalmente, ausência desta informação irá, na melhor das hipóteses, induzir em erro quem consulta o documento.

Acrescento que o mesmo prazo não é mencionado em nenhum dos documentos disponibilizados na plataforma Inforestudante nem em nenhum dos documentos disponibilizados na página do curso. Assim, como poderia eu ter tido conhecimento de um prazo que não é devidamente divulgado?

Chamo ainda a v/ atenção para o n.º 2 do artº. 31.º do Regulamento relativo à inscrição, pagamento de propinas, taxas e emolumentos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, este sim divulgado na página do curso, que identifica como "reinscrição o ato pelo qual um/a estudante reinicia os estudos, após caducidade do tema da tese ou interrupção, que corresponda à ausência de inscrição durante um semestre letivo, pelo menos", sendo que a minha situação não se enquadra em nenhum dos dois casos, uma vez que estive inscrita no 2.º semestre de 2019/20 e o despacho não faz nenhuma menção à necessidade de aproveitamento.

Para concluir, pergunto-vos:
- porquê a reinscrição quando, segundo o regulamento, não é a situação em que me enquadro?
- qual é o documento em que é determinado o prazo mencionado no vosso email anterior?
- mesmo assumindo como bom o prazo mencionado, parece-vos aceitável que o aluno seja prejudicado quando a informação disponibilizada na vossa página é desadequada e/ou inexistente?

Mais uma vez, agradeço a v/ atenção e solicito resposta às perguntas anteriores tão brevemente quanto possível.

Com os meus melhores cumprimentos,
Ana Débora Botica de Oliveira
N.º 2019110688
Data de ocorrência: 9 de outubro 2020
NOVA FCSH
12 de outubro 2020
Exma. Sr.ª Dr.ª Ana de Oliveira,

Confirmamos a receção da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
A sua exposição é muito importante.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi encaminhada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Sacramento
NOVA FCSH
14 de dezembro 2020
Exma. Sr.ª Dr.ª Ana de Oliveira,

Temos a indicação do Núcleo de Doutoramentos de que a situação se encontrará resolvida.

Esperamos que tenha conseguido aceder à informação em tempo útil e que este contacto seja apenas uma confirmação da regularização da situação.
Lamentamos todos os incómodos ocorridos, garantimos-lhe que é nossa preocupação facultar a toda a comunidade académica um serviço que responda às suas expetativas.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Sacramento
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.