Nova Câmbios Agência de Câmbios S.A.

NovaCâmbios - Falta de atualização

Dartanhan Santos
Dartanhan Santos apresentou a reclamação
25 de maio 2023
Estive na nova câmbio e se recusaram a me fazer o envio, porque sou deficiente físico e não posso assinar, sendo que existe mil maneiras de resolver isso e me disseram que são regras internas da empresa. Onde já se viu uma pessoa que não é de menor, não tem nenhum problema mental, ter que estar acompanhado para alguém assinar. Realmente, não sei em que século vocês estacionaram, empresa retrogoda. Fora o constrangimento, que eu por ser deficiente não posso ter o controle da minha vida, por existir empresas como essa e uma atendente horrorosa dada pelo nome de Inês. Ainda bem que o mundo tá cada vez mais digital e o que não falta são meios para se enviar dinheiro. Bom e saber que o trabalho de vocês está com os dias contados, graças ao universo digital. Não tem acessibilidade nenhuma. Não inclusiva. Descrimina deficiente físico. Não é fácil ser deficiente e empresas como essa merece ser extinta.
Data de ocorrência: 24 de maio 2023
NovaCâmbios
3 de agosto 2023
Exmo. Sr. Dartanhan Santos,

Agradecemos a sua comunicação, a qual nos permite melhorar os nossos serviços. Desde já reiteramos o nosso compromisso em garantir a igualdade de tratamento a todos os nossos clientes e utilizadores, independentemente das suas condições físicas ou cognitivas.

Informamos que, com vista ao cumprimento do disposto no artigo 13º (Princípio da igualdade) da Constituição da República Portuguesa, e por forma a dar resposta à necessidade de ser realizada a assinatura de recibos das operações de câmbios, envios e pagamentos, a NovaCâmbios – Instituição de Pagamentos S.A. implementou um conjunto de procedimentos internos com vista a solucionar a presente questão.

Ao constar no número 1 do Artigo 373.º do Decreto-Lei n.º 47344/66, de 25 de novembro (Código Civil) que “Os documentos particulares devem ser assinados pelo seu autor, ou por outrem a seu rogo, se o rogante não souber ou não puder assinar.”, a NovaCâmbios solicita que que, na eventualidade do cliente não saber/poder assinar, que o mesmo se desloque às nossas agências acompanhado com outra pessoa que possa igualmente assinar o documento/formulário apresentado e servir de testemunha, por forma de garantir o correto registo, quer da presença, quer da realização da operação, de acordo com a legislação em vigor,

Desta forma informamos que a colaboradora agiu de encontro com os procedimentos internos da instituição, não tendo sido observada qualquer atitude demonstrativa de discriminação intencional para com V. Exª.

Lamentamos, contudo, o desconforto e constrangimento causados pela situação descrita. Reforçamos o nosso compromisso em promover um serviço de qualidade que garanta a igualdade de acesso e tratamento.

Agradecemos a sua compreensão.

Atenciosamente,
Miguel Nunes