Novo Atalho Marca Recomendada
1 Globaldata 90.4
2 PcComponentes 86.7
3 Ondisc 83.2
Novo Atalho81.1
Novo Atalho - Comercialização de Equipamento Informático Lda.
  • A Novo Atalho foi fundada em 2002, é uma empresa com um profundo conhecimento e experiência no setor, sendo uma das principais referências do mercado em Portugal na comercialização das principais marcas de Hardware e Software.

• Praceta Infante D.Henrique, 26
    4400-257 Vila Nova de Gaia
  • geral@novoatalho.pt

Novo Atalho - Publicidade enganosa e falha em cumprimento de encomenda

Andre S.
Andre S. apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2019

Realizei a encomenda no site online do novo atalho com o no 9133, no dia 15 de Dezembro às 8:45 que ficou com o aviso de encomenda registada.

A encomenda referia-se aos seguintes artigos, que se encontravam em campanha de desconto, válida de 14/12 até 16/12:

-Headset Logitech G633 Artemis Spectrum RGB 7.1 Gaming - 21,44€
-Teclado Logitech G413 Carbon Mecânico Ilimunido Red - Romer-G Switch - 20,48€
-Rato Logitech G703 Wireless Gaming - 17,54€
-Rato Logitech G403 Prodigy Wired Gaming - 17,57€

Chegando às 10h, horário da abertura da loja, contactei a mesma por telefone de forma a confirmar a encomenda e os preços. Foi-me garantido que os preços eram reais (não houve um erro informático, etc.), mas que me iriam cancelar a encomenda por falta de stock, pois apenas tinham stock "apenas os primeiros clientes".

Contactei ainda outra pessoa em situação similar que me informou que a loja apenas tinha umas poucas unidades de cada produto, mas decidiu não ter qualquer aviso em relação a tal (encomenda encontrava-se disponivel, nem sequer para encomenda). Mais irrisório é que na 3º feira, os artigos em questão voltaram a ter stock na loja para entrega imediata, mas com outro tipo de desconto. Então o outro desconto era apenas para iludir clientes tendo um numero extremamento limitado de stock, que nem correspondia à realidade pois duas dias depois tinham stock (ainda apanhou fim-de-semana).

A situação em cima referida foi regista em livro de reclamações online no dia 15/12/2018 sendo que não foi obtida resposta quer pela loja quer pela autoridade competente, não cumprindo sequer os prazos obrigatórios por lei.

Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2019
11 de fevereiro 2019
Estimado Sr. André da Silva.

Lamentamos imenso o sucedido.

Efetivamente existiu um erro grave com o nosso sistema, do qual listou 4 referências (os únicos solicitados na encomenda) com preços e descontos claramente desajustados.
Trabalhamos com Consumidores Finais, Empresas ou Entidades Públicas e é importante esclarecer que em 17 anos de existência como Empresa em Portugal, nunca foi e nunca será a postura indicada, agir em má fé.

Apenas anunciamos e praticamos preços possíveis, salvo efetivamente um erro informático (como foi o caso)!

Os artigos que se apresentam com desconto, têm em grande maioria, stocks limitados e apoios/ suporte provenientes dos respetivos fabricantes.

Infelizmente os preços em questão estiveram visíveis em exclusivo no site entre as 06 e aproximadamente as 10 horas do dia 14 de dezembro.

Na hora de abertura da loja (10 horas), fomos alertados por outros clientes que deveríamos ter preços errados no site nestas 4 referências.
Desta forma, analisamos e constatamos que o sistema tinha submetido erradamente os preços destas 4 referências e em alguns minutos, paramos o sincronismo entre o software de gestão e o site.

Só desta forma conseguíamos analisar a origem deste grave erro.

Em simultâneo, o colaborador que atendeu a sua chamada, confirmou que os artigos faziam parte de uma campanha da marca Logitech e naturalmente respondeu que os preços eram reais, mas que estes já não se encontravam disponíveis e teríamos de proceder ao cancelamento da encomenda, dado que estava associado a uma campanha válida ao stock existente e os stocks já se encontravam bloqueados.

A informação de stock disponível encontrou-se visível no site até às 10h15, tendo em conta que tínhamos forçado a paragem do sincronismo de stocks mas prevaleceu a informação anterior.
Tentamos e trabalhamos diariamente para que todo o sistema seja infalível, mas conforme publicamos na janela de stock disponível no site, a informação da disponibilidade em stock é meramente indicativa, tendo em conta que as reservas dos artigos podem ser efetuadas em simultâneo, bem como a compra direta na loja física.

Apesar de ter sido a 1ª vez que fomos confrontados com uma situação deste género, tudo faremos para que tenha sido uma vez sem precedentes.

De qualquer forma e como referiu e bem, as nossas condições de venda informam o seguinte:

No caso de ocorrência de erro informático, manual, técnico, ou de qualquer outra origem, que cause uma alteração substancial não prevista pela Novo Atalho Lda no preço de venda ao público, de tal modo que esta se transforme exorbitante ou manifestamente irrisório, o pedido de encomenda será considerado inválido e anulado.

Nota: Relativamente à mesma reclamação registada em livro de reclamações online no dia 15/12/2018, a mesma foi respondida à entidade competente no passado dia 28/12/2018.

Agradecemos a sua compreensão.

A Gerência
Novo Atalho Lda.
Andre S.
11 de fevereiro 2019
Obrigado pela resposta.

Antes de mais em relação à reclamação em livro de reclamações online queria relembrar que não recebi qualquer tipo de resposta por vossa parte e como podem aqui ver, https://www.livroreclamacoes.pt/apoio-utilizador, teriam 15 dias uteis.

Dizem agora que foi erro de sistema, mas na altura o que me foi dito foi completamente diferente. Disseram-me que não houve erro de sistema mas era uma campanha real muito limitada para os primeiros clientes. Dizem uma coisa que não bate com a outra. Ou seja visto não ter sido um erro informático aplica-se este ponto: "A Novo Atalho Lda reserva-se no direito de alterar os preços em qualquer momento, no entanto, compromete-se a aplicas as taxas e preços indicados no momento da realização do pedido de encomenda. preços indicados no momento da realização do pedido de encomenda."

Agora pergunto-me o que impede outra loja de fazer uma brincadeira destas, ter registos no site, publicidade e possivelmente outras vendas? Já para não falar que nem uma resposta à reclamação em livro de reclamação online que por lei devia ter tido resposta...
5 de maio 2021
Caro cliente,

Antes de mais, agradecemos a partilha da sua experiencia.

Consideramos que a situação apresentada já se encontra resolvida, contudo, caso exista alguma outra questão não hesite em contactar-nos.

Lamentamos o tempo decorrido. No entanto, informamos que iremos utilizar o canal de comunicação - Portal da Queixa, de forma mais cuidada e atenta, a partir do dia 03-05-2021.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Novo Atalho Lda