Novo Atalho Marca Recomendada
1 Globaldata 90.4
2 PcComponentes 86.7
3 Ondisc 83.2
Novo Atalho81.1
Novo Atalho - Comercialização de Equipamento Informático Lda.
  • A Novo Atalho foi fundada em 2002, é uma empresa com um profundo conhecimento e experiência no setor, sendo uma das principais referências do mercado em Portugal na comercialização das principais marcas de Hardware e Software.

• Praceta Infante D.Henrique, 26
    4400-257 Vila Nova de Gaia
  • geral@novoatalho.pt

Novo Atalho - Recusa de devolução

Bruno José Vila Aragão
Bruno Aragão apresentou a reclamação
2 de abril 2022
No dia 21 de março de 2022, adquiri no site novoatalho.pt, um portátil Legion 5 Pro, 16ACH-150.
O mesmo foi enviado na mesma data, ao qual foi atribuído o tracking number FA389844202PT.
Foi recebido no dia seguinte, 22 de março de 2022.
Por impossibilidade pessoal, apenas foi possível abrir e fazer o teste do mesmo no dia 1 de abril de 2022.
Após ligar o mesmo e começar a utilizar, apercebi-me de um defeito que não corresponde aos padrões da marca nem do modelo.
No dia seguinte, 2 de abril de 2022, pelas 10 horas e 5 minutos, no sentido de saber se a devolução do portátil, em virtude da falta de conformidade, poderia ser feita na loja ou se teria de ser feita via postal. Foi-me respondido que a devolução poderia ser feita diretamente na loja.
Conduzi cerca de uma hora para ir à loja.
Quando cheguei, informei o representante da loja de que pretendia fazer a devolução do portátil, por causa do defeito e pela falta de conformidade.
Foi-me dito que teria de ser feitos testes, no sentido de averiguar se o portátil reunia as condições para poder ser devolvido e que o processo demoraria cerca de uma hora. Ficaram de me contactar assim que o teste acabasse.
Cerca de meia hora depois, fui contactado para voltar à loja porque não encontravam defeito e a devolução não podia ser feita.
Quando cheguei à loja, acompanhei o técnico do teste para demonstrar qual a desconformidade.
Segundo ele, não havia defeito nenhum e não podia devolver. Respondi que, apesar de existir defeito e ter evidenciado por confronto com outros portáteis colocados ao lado desse, recusaram-se a fazer a devolução, afirmando que não aceitavam devoluções de portáteis, mesmo ainda estando dentro do prazo relativo ao direito de arrependimento ou direito de livre resolução, que corresponde a 15 dias consecutivos. Referi, inclusive, que esse direito resulta de normas comunitárias e que não era possível normas internas da empresa sobreporem-se a normas comunitárias. Sugeri também que, se não fosse possível a devolução em dinheiro, estaria disposto a aceitar nota de crédito na loja. Tudo isto foi recusado.
Segundo eles, o procedimento seria contactar o fornecedor e ele iria decidir se existiria motivo para a devolução ou não. E que, tanto breve quanto possível, me informavam da decisão.
Ora, segundo o nº 1, do artigo 10º, do Decreto-Lei 24/2014, de 24 de fevereiro, "O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, para além dos estabelecidos no n.º 3 do artigo 12.º e no artigo 13.º quando for caso disso, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias a contar: b) Do dia em que o consumidor ou um terceiro, com exceção do transportador, indicado pelo consumidor adquira a posse física dos bens, no caso dos contratos de compra e venda". Tento em conta isto, os meus direitos enquanto consumidor, num contrato celebrado à distância foram completamente violados. Houve uma clara fuga à aplicabilidade do Decreto-Lei 24/2014, de 24 de fevereiro. Ainda por cima, o portátil estava intacto, sem qualquer marca de utilização, com todas as caixas e acessórios, sendo que o carregador nem sequer foi retirado da caixa. Espero resolver a situação o mais rápido possível e obter a devolução do valor que me é devido, sem ter de recorrer às entidades judiciárias competentes para o efeito.
Data de ocorrência: 2 de abril 2022
2 de abril 2022
Exmo.(a) Sr.(a), Bruno José Vila Aragão.

Confirmamos a receção da sua reclamação número 73388222, a qual foi encaminhada internamente para análise.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Novo Atalho Lda
6 de abril 2022
Exmo. Sr. Bruno José Vila Aragão.

Lamentamos desde já a sua insatisfação.

Relativamente ao seu pedido de devolução e conforme explicado pelo nosso serviço pós-venda, as condições no caso do produto em causa são as seguintes:

Após a sua abertura e independentemente do seu bom estado, não se aceitam devoluções dos seguintes artigos: Portáteis, Computadores, Televisores Smartv, Tablets, Smartwatches, Smartbands, Smartphones, Headsets, Auriculares, Cartões de memória, Discos internos ou Externos, Software e artigos de mobilidade urbana (exemplo: trotinetes).

Pelo facto de ter aberto e utilizado o respetivo equipamento, inviabilizou o processo de devolução direto e imediato como pretendia, contudo, e tal como lhe foi indicado, mal fosse possivel determinar pelo centro de reparação autorizado a anomalia descrita seria emitida a nota de crédito e efetuada a respetiva devolução, o que felizmente acabou por suceder.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Novo Atalho Lda
Esta resposta tem um anexo privado
Bruno José Vila Aragão
Bruno Aragão avaliou a marca
30 de setembro 2022

Acabaram por fazer a devolução, mas causaram imensos entraves, mesmo essa obrigatoriedade decorrendo da lei.