Novo Atalho
Novo Atalho Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
81.1
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
87,1%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
35,5%
Taxa de Retenção de Clientes
27,3%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Lojas de Informática - Grande Retalho
1 Globaldata 90.4
2 PcComponentes 86.7
3 Ondisc 83.2
...
Novo Atalho81.1
Novo Atalho - Comercialização de Equipamento Informático Lda.
  • A Novo Atalho foi fundada em 2002, é uma empresa com um profundo conhecimento e experiência no setor, sendo uma das principais referências do mercado em Portugal na comercialização das principais marcas de Hardware e Software.

  • 223 700 693
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Praceta Infante D.Henrique, 26
    4400-257 Vila Nova de Gaia
  • geral@novoatalho.pt

Novo Atalho - Recusa de devolução

Resolvida
6/10
Bruno José Vila Aragão
Bruno Aragão apresentou a reclamação
2 de abril 2022
No dia 21 de março de 2022, adquiri no site novoatalho.pt, um portátil Legion 5 Pro, 16ACH-150.
O mesmo foi enviado na mesma data, ao qual foi atribuído o tracking number FA389844202PT.
Foi recebido no dia seguinte, 22 de março de 2022.
Por impossibilidade pessoal, apenas foi possível abrir e fazer o teste do mesmo no dia 1 de abril de 2022.
Após ligar o mesmo e começar a utilizar, apercebi-me de um defeito que não corresponde aos padrões da marca nem do modelo.
No dia seguinte, 2 de abril de 2022, pelas 10 horas e 5 minutos, no sentido de saber se a devolução do portátil, em virtude da falta de conformidade, poderia ser feita na loja ou se teria de ser feita via postal. Foi-me respondido que a devolução poderia ser feita diretamente na loja.
Conduzi cerca de uma hora para ir à loja.
Quando cheguei, informei o representante da loja de que pretendia fazer a devolução do portátil, por causa do defeito e pela falta de conformidade.
Foi-me dito que teria de ser feitos testes, no sentido de averiguar se o portátil reunia as condições para poder ser devolvido e que o processo demoraria cerca de uma hora. Ficaram de me contactar assim que o teste acabasse.
Cerca de meia hora depois, fui contactado para voltar à loja porque não encontravam defeito e a devolução não podia ser feita.
Quando cheguei à loja, acompanhei o técnico do teste para demonstrar qual a desconformidade.
Segundo ele, não havia defeito nenhum e não podia devolver. Respondi que, apesar de existir defeito e ter evidenciado por confronto com outros portáteis colocados ao lado desse, recusaram-se a fazer a devolução, afirmando que não aceitavam devoluções de portáteis, mesmo ainda estando dentro do prazo relativo ao direito de arrependimento ou direito de livre resolução, que corresponde a 15 dias consecutivos. Referi, inclusive, que esse direito resulta de normas comunitárias e que não era possível normas internas da empresa sobreporem-se a normas comunitárias. Sugeri também que, se não fosse possível a devolução em dinheiro, estaria disposto a aceitar nota de crédito na loja. Tudo isto foi recusado.
Segundo eles, o procedimento seria contactar o fornecedor e ele iria decidir se existiria motivo para a devolução ou não. E que, tanto breve quanto possível, me informavam da decisão.
Ora, segundo o nº 1, do artigo 10º, do Decreto-Lei 24/2014, de 24 de fevereiro, "O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, para além dos estabelecidos no n.º 3 do artigo 12.º e no artigo 13.º quando for caso disso, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias a contar: b) Do dia em que o consumidor ou um terceiro, com exceção do transportador, indicado pelo consumidor adquira a posse física dos bens, no caso dos contratos de compra e venda". Tento em conta isto, os meus direitos enquanto consumidor, num contrato celebrado à distância foram completamente violados. Houve uma clara fuga à aplicabilidade do Decreto-Lei 24/2014, de 24 de fevereiro. Ainda por cima, o portátil estava intacto, sem qualquer marca de utilização, com todas as caixas e acessórios, sendo que o carregador nem sequer foi retirado da caixa. Espero resolver a situação o mais rápido possível e obter a devolução do valor que me é devido, sem ter de recorrer às entidades judiciárias competentes para o efeito.
Data de ocorrência: 2 de abril 2022
Novo Atalho
2 de abril 2022
Exmo.(a) Sr.(a), Bruno José Vila Aragão.

Confirmamos a receção da sua reclamação número 73388222, a qual foi encaminhada internamente para análise.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os melhores cumprimentos,
Novo Atalho Lda
Novo Atalho
6 de abril 2022
Exmo. Sr. Bruno José Vila Aragão.

Lamentamos desde já a sua insatisfação.

Relativamente ao seu pedido de devolução e conforme explicado pelo nosso serviço pós-venda, as condições no caso do produto em causa são as seguintes:

Após a sua abertura e independentemente do seu bom estado, não se aceitam devoluções dos seguintes artigos: Portáteis, Computadores, Televisores Smartv, Tablets, Smartwatches, Smartbands, Smartphones, Headsets, Auriculares, Cartões de memória, Discos internos ou Externos, Software e artigos de mobilidade urbana (exemplo: trotinetes).

Pelo facto de ter aberto e utilizado o respetivo equipamento, inviabilizou o processo de devolução direto e imediato como pretendia, contudo, e tal como lhe foi indicado, mal fosse possivel determinar pelo centro de reparação autorizado a anomalia descrita seria emitida a nota de crédito e efetuada a respetiva devolução, o que felizmente acabou por suceder.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos,
Novo Atalho Lda
Esta resposta tem um anexo privado
Bruno José Vila Aragão
Bruno Aragão avaliou a marca
30 de setembro 2022

Acabaram por fazer a devolução, mas causaram imensos entraves, mesmo essa obrigatoriedade decorrendo da lei.

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.