NSeguros
Grupo Montepio

NSeguros - Falha na assunção da correta responsabilidade na reparação

António Fernandes apresentou a reclamação
24 de janeiro 2020
Assunto: NSeguros/Sinistro n. 31/12465/2019 falha na assunção da correta responsabilidade na reparação e pinturas no painel lateral esquerdo (lado condutor) onde foram causados os danos do sinistro.

A minha companhia de seguro automóvel é a NSeguros.
É responsável pelo sinistro automóvel ocorrido o tomador de seguros da Tranquilidade.

No passado dia 04 de Dezembro de 2019, na sequência de um sinistro automóvel, cujo responsável pelo sinistro foi o tomador de seguros da Tranquilidade, depois de cumpridas todas as formalidades referentes ao preenchimento do seguro amigável entre as partes, entro em contacto com a companhia de seguros Tranquilidade que me remete para a minha companhia de seguros – Nseguros, que irá acompanhar todo o processo até á reparação da minha viatura e posteriormente pedirá responsabilidades á companhia de seguros Tranquilidade pelo valor da reparação.

Após reparação da minha viatura e no mesmo dia do levantamento, insatisfeito com a reparação efetuada, entro em contacto telefónico com a Nseguros para manifestar a minha insatisfação, pelo que sou aconselhado a enviar uma reclamação por escrito com fotografias a acompanhar do painel lateral esquerdo da minha viatura (lado condutor e lado da reparação efetuada).

Para conhecimento e registo, a carta que enviei á minha companhia foi a seguinte:

Assunto: Sinistro n° 31/12465/2019 — Reclamação da reparação/pintura Anexos: Fotos Painel lateral esquerdo (lado do condutor)

Exmos. Senhores,

No seguimento de uma reclamação já efetuada por telefone junto de V/Exas ao dia de hoje (15/01/2020) no que diz respeito ao sinistro n° 31/12465/2019, venho por este meio manifestar o meu desagrado quanto á forma como foi feita a peritagem/reparação, ou seja:

1. Ao deixar o carro na oficina para ser efetuada a devida peritagem referente ao sinistro supra citado, não pude deixar de alertar a oficina que, embora a pancada tenha sido efetuada apenas no painel lateral esquerdo por cima do guarda-lamas da roda traseira e o retrovisor raspado do mesmo lado, haveria a necessidade de pintar por completo todo o painel lateral esquerdo por forma a não ficarem evidentes diferenças de pintura nos diferentes painéis desse mesmo lado.

2. Depois de efetuada a peritagem a oficina informou-me que apenas tinha sido autorizado pelo perito a reparação e pintura do painel onde os danos foram causados (painel lateral esquerdo por cima do guarda-lamas da roda traseira). Quanto aos restantes painéis do mesmo lado não estava contemplada a sua pintura.
Manifestei a minha apreensão e aguardei pelo resultado final.

3. Embora a oficina tenha-me informado que não poderia fazer mais do que estava autorizado pelo perito, iria tentar fazer o seu melhor e “esbater” a pintura mas que no entanto seria muito difícil (como é fácil de perceber) não ficarem a notar- se as diferenças de pintura nos diferentes painéis.

4. Quanto ao painel reparado não há dúvidas que a oficina fez um bom trabalho. No entanto o problema coloca-se quanto ao resto e o resultado final foi o esperado, ou seja, tenho um carro, de garagem, que nunca sofreu um acidente com uma pintura lateral esquerda com 2 tonalidades (preto metalizado brilhante e preto metalizado menos brilhante — conforme fotos em anexo).

Quero recordar que não fui o responsável e que antes do acidente ter ocorrido a pintura do meu carro estava uniforme.

Aguardo que V/Exas intervenham junto de quem de direito no sentido de resolver esta situação muito fácil de entender.

No caso de V/Exas, considerarem necessário, também posso enviar fotos do painel lateral direito, frente e traseira do meu carro.

Alhos Vedros, 15 de janeiro de 2020 Com os meus melhores,

Resposta da minha companhia de seguros em 21/01/2020:

Acusamos a receção da comunicação de V. Exa., que agradecemos.
Após análise do nosso setor técnico informamos que as partes danificadas no sinistro foram devidamente reparadas tendo o local dos danos ficado em conformidade com as exigências do fabricante quer quanto à segurança e funcionalidade quer quanto à estética.
Assim, lamentamos mas não nos poderemos responsabilizar pelo desgaste da pintura que a viatura possa apresentar noutros locais que não os lesados pelo sinistro em questão.

Face á postura da minha companhia de seguros, não me resta alternativa se não exigir ser indemnizado quanto à desvalorização precoce que este acidente e consequente falha na correta reparação estão a provocar na minha viatura.

Sinto-me lesado, as diferenças de tonalidade na pintura deixadas por este sinistro, refletem uma desvalorização acentuada no valor da minha viatura pela má/incompleta reparação.

Se V/Exas não querem efetuar a correta reparação da minha viatura então que assumam o valor da desvalorização precoce que lhe estão a dar.

Este reclamação irá ser reportada ao Instituto de Seguros de Portugal, colocada no livro de reclamações de V/Exas e na internet, no porta da queixa, utilizado para o efeito.

Com os meus melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 24 de janeiro 2020
NSeguros
27 de janeiro 2020
Exmos. Senhores,

No que respeita ao seu conteúdo, para que a situação possa ser devidamente analisada pelos nossos serviços, informamos que as reclamações comunicadas à N Seguros deverão ser apresentadas pelos seguintes canais:
• Email, Fax, Formulário disponível no sítio da N Seguros ou comunicação escrita dirigida para o seguinte endereço postal:

N Seguros S.A.
Gestão de Reclamações
Zona Industrial da Maia I – Sector IX (Norte)
Rua de João Moreira da Costa Maia, Lote 20
4470-439 Maia

Portal da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Provedor do Cliente e DECO.

Direção de Serviços Jurídicos
Centro de Gestão de Reclamações
gestaoreclamacoes@nseguros.pt
27 de janeiro 2020

Com a resposta de V/Exa, aqui no portal da queixa, concerteza que nem se dignou a ler a reclamação até ao fim. Só pode!!!!

Sendo assim, só posso pensar que, o carro não é seu nem de familiar próximo por isso, neste contexto, está a tratar este assunto em particular com a ligeireza que é habitual quando não se quer assumir as responsabilidades.

Portanto, continuo a aguardar a resolução deste assunto, ou seja, a correta reparação da viatura ou na sua falta, ser indemnizado pela desvalorização precoce na sequência deste sinistro e que os senhores estão de certa forma a promover.

Cumprimentos

As entidades superior têm que agir. É urgente haver uma entidade superior que faça o supervisionamento de como as seguradoras estão agir. Nós pagamos. Temos direitos.

Boa tarde Marco. Haver há! Trabalham é todos muito ligados uns aos outros. Até demais...Sendo assim..., espero por uma resposta escrita do ASF (borrifou-se para o assunto), Livro de Reclamações (Hummm!!!) e Provedor do Cliente (com dizem os brasileiros....Cadé!!!. Apenas a seguradora (centro de gestão de reclamações) respondeu para sacudir o capote. Neste momento, vendo as coisas como elas estão não há ninguém que nos proteja. Os "grandes" grupos fazem o que querem e ao longo dos tempos fizeram força para serem criados mecanismos de fachada para os proteger "Os amigos sempre por perto". Abraço

Infelizmente é o Pais que temos...O Outro já dizia "A culpa não pode morrer solteira" e acabou na Mota Engil a ganhar 551 mil euros mais prémios, cartões, carro, motorista, etc. Uma pesquisa na net e é público