Nutribalance

NBALANCE - SOLUÇÕES INTEGRADAS DE EMAGRECIMENTO, S.A.

Clínicas de Estética e Nutrição

Rua Alexandre Herculano nº 23, 1º Andar

emagrecer@nutribalance.pt

Nutribalance - Solicito devolução do dinheiro pago

Maria Dias apresentou a reclamação

No mês de Abril do corrente dirigi-me às instalações da nutribalance para uma primeira entrevista de esclarecimento e enquadramento da minha situação no âmbito de uma intervenção estética e emagrecimento tão propaladas na comunicação social com resultados milagrosos.
Fui então atendida pela Senhora Maria Cabral que após me ter pesado me traçou um plano de emagrecimento e de serviços disponibilizados para o efeito, como abaixo indicado.
Plano de emagrecimento e serviços:
- Perder 6 quilos/semana
- Modelar o corpo
- Tirar restos de celulite
- Retirar volume
- Objetivo a atingir – 60 quilos (tinha nesta data 88 kilos)
- Valor a pagar - 2800 euros c/ 20% de desconto
- Acompanhamento motivacional
- Acompanhamento médico
- Exame de ADN (recolha de saliva)
- Custo total – 2240 euros
Foi-me então pintado um quadro negro sobre a minha situação, as implicações que teria na minha saúde a nível de colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares, artroses e outras.
Contudo, dada a minha situação financeira de então tornava-se impossível iniciar nessa data o plano de emagrecimento apesar das benesses oferecidas pela Sra. Maria Cabral que podia entregar 350 euros naquele momento, mais 350 euros com a maior brevidade possível e até ao fim do mês o restante.
No dia 13 de Junho do corrente dirigi-me novamente às instalações da Nutribalance após ter contraído um empréstimo bancário para o efeito, para formalizar o contrato da terapia de emagrecimento recomendada, pelo que paguei logo na inscrição 1500 euros em chegue s/ CCAM Cantanhede.
Fui então novamente pesada numa balança de plataforma que calcula o IMC (índice de massa corporal, a quantidade de gordura e de massa magra corporal, e foi-me novamente traçado um plano de emagrecimento como o acima descrito aquando da primeira entrevista
A senhora Maria Cabral referiu que eu tinha 40 kilos de gordura, aferidos pelo ticket da balança, tendo então referido e aconselhado com insistência que deveria contratar o serviço e fazer este plano.
Objetivos muito ambiciosos que podem trazer consequências desastrosas para a saúde, pois perder 6 kilos por semana além de impossível de forma sustentada afetaria em muito a minha saúde já de si débil por motivos de hipertensão hereditária informada atempadamente aquando da entrevista inicial, e do meu quadro atual de obesidade, além de que não iriam resolver nada mas sim provocar o efeito yo yo, e em pouco tempo voltaria ao mesmo.

Após uma consulta com um nutricionista, este que se eu não fizesse uma caminhada de uma hora pelo menos todos os dias ou outros exercício equivalente (que a minha coluna agora não permite) mesmo com dores, pois deixei vincado que tinha bastantes dores de coluna devido ao excesso de peso, sozinhos não podiam fazer nada, ou seja, os seis kilos por semana anunciados pela sra. Maria Cabral nas, primeira e segunda entrevistas, eram uma miragem.
No dia 13 de Junho de 2018 fui observada por uma médica que me mediu a tensão arterial e auscultou-me na marquesa do consultório, tendo dito após me ter medido a tensão que o fato desta estar alta se deveu apenas por ter ido à consulta (efeito bata branca) e se iria fazer de conta desse fato. Como é possível fazer de conta de uma evidência destas, pois sou hipertensa desde a infância, fato que referi logo na primeira entrevista à Sra. Maria Cabral. Isto é um atentado à minha vida, para além de desrespeito pela ética e código deontológico da Ordem dos Médicos.
No dia 19 de junho de 2018, tive uma sessão de coach em que é marcada e prevista meia hora, e o profissional não chegou a estar comigo 15 minutos. As sessões de coach tem como objetivo motivar a pessoa, levantar-lhe a moral, elevar a autoestima. Nesta sessão o profissional disse que iria mandar informação via correio eletrónico com objetivo motivacional e de elevar a autoestima. Referiu ainda que caso não estivessem no meu endereço de correio eletrónico que estariam no menu SPA do sítio da internet da empresa. Volvidos que estão mais de dois meses a dita informação ainda não chegou ao meu endereço de correio eletrónico nem está disponível no atras referido menu SPA.

Estamos em 31 de julho de 2018, e até à data não vi resultados nenhuns, nem a tão falada motivação.. Tenho 84 kilos graças ao meu esforço nutricional e de treino, embora com dores na coluna,
Existem informações contraditórias e erróneas entre os vários sectores de avaliação aos utentes.
É de referir que as máquinas e utensílios de estética e modelação corporal, tecnologia utilizada, não tem a grandeza daquela que está patente no sitio internet https://www.nutribalance.pt/tecnologia/ o que implica publicidade enganosa punida por lei, Decreto-Lei 330/90, de 23 de Outubro, artigo 11º.
O modus operandi baseia-se essencialmente em práticas comerciais desleais e abusivas para atrair clientes que se encontram em debilidade física e mental, baixa autoestima e desespero. Tais práticas estão consagradas na legislação do consumo, Decreto-Lei 57/2008, de 26 de Março, nos artigos 5º/1 e 6º a) de modo especial por serem praticadas propositadamente para distorcer o comportamento económico do consumidor, que em situações normais nunca contrataria tais serviços.
Para além destas práticas, praticam ainda ações enganosas previstas no artigo 7º/1 do mesmo diploma legal na medida em que na primeira entrevista as informações dadas embora com alguma verdade são dadas de forma a induzir o cliente na necessidade de que precisa urgentemente de contratar aquele serviço para além da persistência que o profissional tem em promover a contratação do mesmo, consubstanciando práticas comerciais agressivas previstas no artigo 11º/1; 11º/2 a); 11ºº2 c).
Por outro lado, não é dada qualquer informação ao cliente sobre o modo de resolução do contrato, previstas no artigo 7º/g) que consubstanciam omissões enganosas, bem como do direito do consumidor em puder anular ou resolver o contrato de acordo com o artigo 10º/e) ambas do referido diploma lega
Assim, nos termos do artigo 14º do mesmo diploma, o contrato é inválido e anulável nos termos do artigo 287º do Código Civil.
Neste contexto, nos termos do artigo 15º tenho direito a ser ressarcida nos termos gerais da responsabilidade civil.
No mesmo seguimento, dado que a prestação do serviço apresentado é impossível (6 kilos por semana) sem consequências irreversíveis para a minha saúde nos termos do artigo 795º/1 do Código Civil, exijo então a devolução do valor pago.
Refiro ainda que não foi elaborado qualquer contrato que não carece de forma, artigo 219º do código Civil, bastando para tal a referencia na fatura nº FR1 D2018/718 que o tratamento é válido pelo prazo de um ano e pelo plano de ação elaborado para o efeito.
O prazo limite estabelecido para atingir os objetivos era até ao final do mês de Outubro do corrente, ou seja, cinco meses desde a data em que se deu inicio ao tratamento (13 de Junho de 2018).
Solicito assim a v/ intervenção no sentido de reaver o dinheiro pago que me faz bastante falta para além de que ao contrair o empréstimo apenas compliquei mais a minha vida.

14 Dez2018
Maria Dias editou a reclamação
Maria Dias está a aguardar resolução da marca

Ver perfil de Arménio M Belo

Arménio M Belo

6 Kg a perder por semana em relação a que peso ? 88 Kg. Certo. Portanto um decrécimo de 7% por semana.
Absurdo.

É certo que estas empresas têm como alvo pessoas "... em debilidade física e mental, baixa autoestima e desespero."
Mas este Desespero só pode ser revertido com 1) Alimentação sujeita a regime calórico + 2) actividade física conforme aptidão individual.

Acreditar em fórmulas mágicas dá nisto.

Ver perfil de Cristina Silva

Cristina Silva

Olá, gostaria de saber se a sua situação ainda não foi resolvido e o k fez ou tem feito para a resolver.
Obrigada