• Rua D. Afonso Henriques, 1916

O Amanhã da Criança - Valor de mensalidade - serviços prestados

Bruno Silva
Bruno Silva apresentou a reclamação
18 de maio 2020
Venho por este meio reclamar sobre a Instituição "Amanha da Criança" (AC), relativamente aos serviços pestados e ao valor por estes cobrados durante o estado de emergência e de calamidade relativo á pandemia Covid-19.
Tenho 2 filhos que inscritos na instituição, 4 anos e 18 meses respetivamente. Não frequentam as instalações da instituição desde 16/03/2020 por indicação do governo, face à pandemia, como medida de prevenção e segurança.
Quando chegou a data habitual para fazer o respetivo pagamento da mensalidade, enviei email para a secretaria da instituição, que respondeu indicando o valor. Habitualmente pago mensalmente aproximadamente 650€ (mensalidade/actividades/duodécimo mês de agosto). Referiu que iriamos ter um desconto de 20% da mensalidade e que as actividades não iriam ser cobradas. Ou seja, teria de pagar 470€, um valor exurbitante para um serviço que não estava a ser prestado, sem qualquer tipo de retorno. Enviei email para a instituição mostrando o meu desagrado face ao valor que queriam cobrar. Obtivemos resposta da instituição na pessoa o Exmo Presidente, em que este alega que o AC mantém despezas, e que para além das mesmas acresce a desinfeção do institição (Houve casos positivos de Covid-19 na Residência Senior).
Perante este cenário, juntamente com outros pais do AC elaboramos um email mostrando o nosso desagrado, sugerindo o pagamento de 30% da mensalidade. Ao fim de quase 2 semanas responderam. Alegaram não ter ajudas que tinham e que as despesas se mantinham.
A seguraça social mantém as contribuições à instituição (sendo esta uma IPSS), as crianças não frequentam as instalações, os gastos com luz e água diminuiram drasticamente, não fazem transportes de crianças, as crianças não comem na instituição e têm a possibilidade de lay-off. Em suma, mantêm ordenados e manutenção!
Posto isto, em resposta ao email enviado pelos pais, informaram que iam fazer um desconto de 25% de 50% da mensalidade do mês de março/2020 e 50% da mensalidade dos meses de abril e maio (2020). Pessoalmente, destes dois meses e meio iria pagar aproximadamente 630€.
Ao longo de todo este tempo, desde que se inicou o estado de emergência, desde que os meus filhos deixaram de frequentar a instituição, entre perguntas e respostas, recebemos uma chamada das auxiliares do AC, a questionarem se as crianças estavam bem.
Precisamente um mês depois dos meus filhos estarem em casa (um mês e quarentena), a educadora do meu filhos mais novo pediu-me amizade no facebook. Aceitei o pedido, e através do messenger envia um documento por dia com actividades para os pais realizarem e uma vez por semana faz videochamada em grupo (8 no máximo). Nunca participei - quer em conversas quer em qualquer videochamada. Não somos obrigados a ter conta de facebook, logo não pode ser considerada uma ferramenta de trabalho.
Relativamente à minha filha de 4 anos nunca houve qualquer tipo de contato ou interação por parte da instituição.
Havendo IPSS´s na regiao do grande Porto a cobrar 10% ou até mesmo a nem cobrar mensalidade, não entendo a necessidade da instituição AC estar a cobrar valores elavadissimos por um serviço que não está a ser prestado, quando os apoios à instituição se mantêm, e têm a hipotese de lay-off.
Perante a inexistência de legislação face à pandemia que estamos a viver, adequada/adaptada a este tipo de situações, é manifestamente elevado o valor que estão a cobrar, não haver qualquer tipo de retorno.
Em 30 de abril enviei email para a instituição a solicitar uma reunião com o Exmo Presidente e com a Assistente social. Já passaram 18 dias ainda não obtive qualquer tipo de resposta!
Como tal, é lamentavel perante este cenário pelo qual todos nós sem exceção estamos a viver, haver lugar para este tipo de situações.
Sem mais,
Atentamente