52.5
Odisseias Puras, SA.

Odisseias - Anulação de Reserva Imediata Gratuita

Marcos Almeida apresentou a reclamação
4 de setembro 2017 (editada a 5 de setembro 2017)

No dia 14 de Agosto de 2017 efetuei uma reserva através do sistema de reservas da página Odisseias.
Hotel ficou reservado de imediato, com a possibilidade de cancelamento gratuito até dia 29.09.2017, como comprovado em anexo.
No dia 30 de Agosto de 2017 solicitei a anulação da reserva, onde me foi dado a possibilidade de ou alterar datas ou devolução em créditos!
Não efetuei a compra de nenhum voucher ou produto, utilizei o sistema de reservas imediatas da Odisseias. Sou utilizador frequente de serviços de reservas de hotéis online e ou existe a possibilidade de cancelar a reserva gratuitamente ou não.
A devolução em créditos não é uma anulação gratuita.
Estão a oferecer um serviço de reservas e não estão a fazer concorrência leal com os outros operadores, se existe um cancelamento gratuito, tem que o devolver da mesma forma que o pagamento foi efetuado, não em créditos.

Data de ocorrência: 4 de setembro 2017
Estimado(a) Marcos Almeida

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da sua exposição e do seguinte anexo, informamos que o cancelamento gratuito seria até ao dia 29 de Agosto e como indicado anteriormente solicitou a desmarcação no dia 30, ou seja, fora do período para o efeito.

No entanto e como referido na troca de e-mails, foi solicitada a anulação da reserva directamente à unidade hoteleira que terá aceite a mesma.

No que diz respeito à devolução será baseada nos termos e condições aceites pelo cliente aquando da realização da compra, isto é, o cliente tem o direito de livre resolução nos primeiros 14 dias. Como tal, tendo a encomenda sido realizada no dia 14 de Agosto e no dia 30 solicitada a respectiva anulação, a alternativa de reembolso será apenas em créditos, visto estar fora dos 14 dias, ou seja, o valor do voucher é colocado na área de cliente Odisseias para deduzir numa nova experiência.

Assim, ficamos a aguardar que nos indique se pretende o valor da reserva em créditos na sua conta Odisseias e/ou uma outra data para usufruir da noite.

Experience Team

A sua opinião é muito importante. Ajude -nos a melhorar:
(0,10eur/min - Rede Fixa | 0,25 eur/min - Rede Móvel)
O Serviço de Apoio ao Cliente está disponível nos dias úteis entre as 10h e as 19h.
Boa Tarde,

Deu-se ao trabalho de ler pelo menos o processo, de ver o anexo?

Cancelamento gratuito até dia 29.09.2017. Mês 9 é setembro certo?
A base da minha reclamação é mesmo essa. Existe algo no anexo que não esteja claro?
Transcrevo:
"Cancelamento gratuito até 29-09-2017"
"- Após pagamento o cliente poderá cancelar a sua reserva gratuitamente até 29/09/2017"

Tenha alguma seriedade por favor.

Boa Tarde,

Deu-se ao trabalho de ler pelo menos o processo, de ver o anexo?

Transcrevo:
Cancelamento gratuito até 29-09-2017"
"- Apos pagamento o cliente poderá cancelar a sua reserva gratuitamente até 29/09/2017

A base da minha reclamação é mesmo essa. Disponibilizaram um cancelamento gratuito até essa data e agora querem devolver em créditos!

Tenham alguma seriedade por favor.

Estimado(a) Marcos Almeida,

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que o cancelamento gratuito se refere à reserva propriamente dita, isto é, não existe qualquer tipo de cobrança se o realizar fora desta período.

Como tal, não pode ser confundida com devolução, pois tratam-se de termos e procedimentos diferentes.

A questão dos créditos prende-se com o facto da devolução monetária ser possível dentro dos 14 dias imediatamente a seguir à data da compra. Assim e tendo solicitado a anulação da marcação fora deste período, o reembolso é permitido apenas sob a forma de créditos.

No entanto, alertamos para o facto de toda esta informação estar descrita nos termos e condições da Odisseias contidos no site e aceites pelo cliente aquando da compra após respectiva leitura.

Experience Assistant

6 de setembro 2017
Na resposta anterior referiu-se a cancelamento gratuito, agora já não é o cancelamento, é a devolução.
Durante todo o processo de reserva, apenas se referiram a cancelamento gratuito, em nenhuma fase desse processo mencionaram que em caso de anulação o dinheiro não seria restituído.
Volto a informar que não adquiri nenhum produto ou voucher, foi uma reserva imediata, não é a mesma coisa. Cancelaram a reserva com o hotel, não tiveram custos e agora não querem devolver-me o meu dinheiro.
Isto no mínimo é uma postura comercial que levanta muitas dúvidas do ponto de vista ético, se for legal.
Não aceito a devolução em créditos, quero o meu dinheiro de volta.
Na próxima semana vou deslocar-me ao Centro De Arbitragem De Conflitos De Consumo de Lisboa na tentativa de solicitar apoio na resolução deste diferendo, já vi que não vai ser possível ser resolvido diretamente convosco.
Estimado(a) Marcos Almeida

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da sua exposição e como indicado e explicado via e-mail, informamos que o cancelamento foi feito gratuitamente sem qualquer "taxa", sendo que os créditos se referem à forma de devolução e/ou reembolso que estando fora dos 14 dias, não é possível monetariamente e sim disponibilizar o valor na sua área de cliente Odisseias para deduzir numa nova experiência.

Contudo, todas estas condições estão disponíveis nos termos e condições apresentadas no site, de forma a elucidar o cliente de todos os procedimentos, motivo pelo qual a compra não pode ser finalizada sem a Odisseias ter conhecimento que o cliente leu e aceitou as respectivas.

Experience Team