53.4
Odisseias Puras, SA.

Odisseias - Não é feita devolução do valor pago por encomenda que não foi entregue

Utilizador apresentou a reclamação
30 de dezembro 2015

No dia 27/11/2015 realizei uma compra na loja online Odisseias (secção Black Friday) de dois produtos disponibilizados, que foram pagos de imediato por transferência bancária (como posso comprovar) e com os quais contava para a quadra Natalícia:

Relógio Watx & Colors® Men | Escolha o Seu ;
Pulseira Coração | Feita em Pele e com Swarovski Elements® .

Ambos os produtos seriam entregues por minha opção na loja do Porto no máximo até dia 10 de Dezembro, conforme consta na encomenda.
A situação desenvolveu-se da forma que passo a explicar, sempre com contactos da minha parte para resolver a situação.

No dia 2 de dezembro recebi o seguinte e-mail:
«Informamos que o envio da sua encomenda registada com o número xxxxx relativa ao produto Pulseira Coração | Feita em Pele e com Swarovski Elements® está atrasado devido a um constrangimento logístico. Neste momento a data prevista de entrega será o dia 14-12-2015.»

No dia 11 de dezembro recebi o seguinte e-mail:
«Informamos que o envio da sua encomenda registada com o número xxxxx relativa ao produto Pulseira Coração | Feita em Pele e com Swarovski Elements® está atrasado devido a um constrangimento logístico.Neste momento a data prevista de entrega será o dia 18-12-2015.»

Preocupado com os adiamentos, respondi no dia 12 de dezembro:
«Já é a segunda ou terceira vez que é adiado o prazo de entrega da minha encomenda, esta informação está correta? Além da pulseira também adquiri um relógio para levantamento na loja do Porto no máximo até dia 10 de Dezembro. Estou a contar com os produtos para o Natal e esta situação é de facto bastante incómoda pelos sucessivos adiamentos. Como disse pretendo os produtos para o Natal e caso não seja possível irei anular a compra. Agradeço esclarecimentos acerca da situação e se de facto no dia 18 terei ambos os produtos disponíveis para levantamento.»

Recebi a seguinte resposta no dia 15 de dezembro:
«De facto as encomendas encontram-se em atraso pelo que pedimos desde já as nossas desculpas. Temos a indicação que serão entregues antes do Natal. No entanto caso não sejam recebidas compreendemos perfeitamente que prossiga com o pedido de reembolso.»

Tendo em conta a indicação dada e chegada a última data prevista, dia 18, contacto a Odisseias:
«Gostaria de saber se a minha encomenda já se encontra disponível para levantamento visto que indicaram o prazo de dia 18.»

A resposta que obtive no dia 20 foi:
«Informamos que a sua encomenda ainda não se encontra disponível para levantamento. Foi aberto um processo interno para verificarmos junto do nosso departamento de logística qual o estado da sua encomenda. Entraremos em contacto consigo assim que tivermos um previsão»

Após outros contactos de menor importância, volto a contactar, já no dia 22:
«Em relação ao processo com a referência xxxxxx necessito de facto que me esclareçam se vai haver entrega antes do Natal (ou se vai sequer haver entrega) pois como referi anteriormente conto mesmo com os produtos para oferecer e estou bastante desorientado face aos sucessivos adiamentos. Por favor esclareçam-me a situação da melhor forma possível para que possa fazer planos em função disso.»

Obtenho resposta no dia 22:
«Informamos que o envio da sua encomenda registada com o número xxxxxx relativa ao produto Pulseira Coração | Feita em Pele e com Swarovski Elements®, Relógio Watx & Colors® Men | Escolha o Seu está atrasado devido a uma ruptura de stock. Neste momento, e uma vez que não temos previsão de entrega, iremos efectuar a devolução do valor da compra através de transferência bancária necessitando, para tal, que nos indique o seu NIB, IBAN e BIC.»

Respondo por e-mail, no mesmo dia, fornecendo todos os dados pedidos para que seja feita a devolução.

A resposta que obtenho no dia 23 foi a seguinte:
«No seguimento da sua encomenda registada com o número xxxxxx relativa ao produto Relógio Watx & Colors® Men | Modelos à Escolha - Relógio Watx RWA1801 | Preto e Azul lamentamos informar que se verificou uma ruptura de stock inesperada do artigo, não existindo previsão de data de reposição. Assim e por forma a que possa verificar outras opções do seu interesse procedemos desde já ao reembolso em créditos na sua conta corrente Odisseias para que possa optar por uma outra alternativa. Poderá verificar aqui algumas das opções possíveis de troca, caso assim o entenda. Caso esta alternativa não seja do seu total agrado estamos ao dispor para outras formas de resolução nomeadamente o reembolso do valor pago, para o qual necessitamos que nos indique, por favor, os dados bancários: IBAN e BIC Lamentamos a incidência e ficamos ao dispôr caso necessite de esclarecimentos adicionais.»

É de referir que tendo eu ou não interesse na resolução apresentada não foi feito qualquer suposto reembolso em créditos na conta em nenhum momento!

No mesmo dia respondo:
«De momento a solução apresentada não vai de encontro aos meus interesses portanto pretendo resolver a situação com o reembolso da totalidade do valor pago pelos produtos. Em baixo, como pedido, indico o meu BIC e IBAN.»

Até hoje, dia 30 de dezembro, não obtive qualquer resposta da parte da Odisseias e não consigo sequer enviar e-mails para o apoio ao cliente da empresa (info@odisseias.com) visto que não obtenho, após várias tentativas, os habituais avisos de receção do contacto.

Estou extremamente desiludido com a situação e com a Odisseias, empresa que tinha em melhor consideração e da qual esperava tornar-me cliente assíduo.
É uma situação totalmente alheia à minha responsabilidade e de contornos burlescos já que enquanto cliente fiz boa fé nas supostas seriedade e credibilidade da marca Odisseias.

Como se não bastasse ter ficado sem os produtos com os quais contava para o Natal, fiquei sem os produtos definitivamente (porque afinal não existia o stock disponibilizado na loja para satisfazer a encomenda) e também sem a quantia investida neles.

Espero que esta reclamação possa servir de aviso a quem pensa tornar-se cliente da Odisseias mas espero ainda mais que se venha a demonstrar que afinal a Odisseias é mesmo uma 'Marca de Confiança'.

À Odisseias foram facultados, pela minha parte e atempadamente, todos os dados para que a situação fosse resolvida da melhor forma possível e sem qualquer tipo de transtorno.

Obrigado,
Telmo Marques.

Data de ocorrência: 30 de dezembro 2015
Odisseias
30 de dezembro 2015
Estimado Cliente,

Esperamos que este email o encontre bem.

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Conforme desejado e solicitado, o reembolso da respectiva encomenda foi efectuado no decorrer do dia de hoje.

Contudo, permita-nos informá-lo que as indicações dadas ao cliente são sempre as comunicadas pelo fornecedor, pelo que por vezes e infelizmente o tempo e a própria resposta não é a ideal, nem a pretendida pela Odisseias.

Mais, nesta altura do ano existe de facto um enorme volume de compras e expedições levando ao atraso na entrega dos produtos e por vezes à ruptura de stock.

De qualquer forma, lamentamos o incómodo e transtorno causado em detrimento desta situação.

Ficamos ao dispor caso persista alguma questão adicional.

Ana Nevado
Customer Service
Boas Experiências!

Email: info@odisseias.com
Tel: 707 20 80 20
(0,10€/min - Rede Fixa | 0,25€/min -Rede Móvel)
O horário de atendimento telefónico está disponível de segunda a sexta-feira entre as 10h e as 19h (excepto feriados).
Fax: 214 406 057
Website: www.odisseias.com
17 de fevereiro 2016
Situação resolvida.
Odisseias
19 de fevereiro 2016
Estimado Cliente,

Esperamos que este email o encontre bem.

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção, pelo que apraz-nos ter conhecimento que a situação foi regularizada.

Ficamos ao dispor caso persista alguma questão adicional.

Ana Nevado
Customer Service
Boas Experiências!

Email: info@odisseias.com
Tel: 707 20 80 20
(0,10€/min - Rede Fixa | 0,25€/min -Rede Móvel)
Fax: 214 406 057
Website: www.odisseias.com