53.1

Odisseias - Pack "Tu e Eu" - publicidade enganosa

Ana Baptista
Ana Baptista apresentou a reclamação
13 de setembro 2017

Os packs são publicidade enganosa e quem adquire packs em loja não se apercebe:
- as experiências valem menos do que o valor do pack - basta ver os menus dos restaurantes no Zomato, por exemplo
- os termos e condições dizem que é possível trocar a experiência por qualquer uma de igual valor (ou superior, pagando a diferença) do catálogo, mas recusam-se a fazê-lo
- Dizem-me que posso trocar por outros packs do mesmo valor, mas só o que têm ofertas exatamente iguais.
- chama-se "eu e tu" e apenas uma parte, que no Porto é uma pequena parte, da oferta dá para duas pessoas.
- a oferta é muito pouco diversa. Gostaria de trocar de pack por ser vegetariana e não existe nenhuma opção de restaurante no Porto com opções de menu que não incluam carne (as opções de spa etc. são para 1 pessoa e não para "eu e tu").
- o serviço de atendimento é um número de valor acrescentado para desencorajar o apoio aos clientes.

Copiando o artigo 5 dos termos e condições que não respeitam:
5. Cheques experiência – Experiências incluídas
a) Os vouchers online permitem a marcação e realização, pelo respectivo detentor, de outras experiências além das que surgem mencionadas ou ilustradas nos mesmos, através do login na sua área reservada no site. Estes vouchers conferem a possibilidade de marcação e realização de qualquer experiência divulgada ou promovida pela Odisseias – inseridas no catálogo online de experiências da Odisseias –, sempre independentemente do seu valor facial nos seguintes moldes:
i) Se a experiência escolhida tiver um valor igual ao cheque experiência, o pedido de marcação pode ser feita de forma imediata;
ii) Se a experiência escolhida tiver um valor superior ao cheque experiência, haverá lugar à conversão do valor do cheque experiência em “créditos Odisseias”, devendo o detentor dos créditos adquirir um novo cheque experiência pelo montante em falta para o valor da experiência pretendida, utilizando este em conjunto com os créditos Odisseias detidos
iii) Se a experiência escolhida tiver um valor inferior ao cheque experiência, a Odisseias converterá o valor da diferença em créditos Odisseias.
iv) Os créditos têm a validade expressa no momento da emissão dos mesmos.
b) Os packs experiência/oferta, permitem a marcação e realização, pelo respectivo detentor, de qualquer uma das experiências incluídas na listagem constante dos mesmos. Para quaisquer trocas o portador deverá entrar em contacto com a Odisseias que avaliará a possibilidade e termos da mesma.
c) Se se tratar de um produto adquirido em condições promocionais ou caso se trate de um produto da gama “Experimenta Portugal” o respectivo detentor não poderá efectuar qualquer tipo de troca do produto adquirido.

Data de ocorrência: 13 de setembro 2017
Odisseias
14 de setembro 2017
Estimado(a) Ana Sofia Baptista,

Esperamos que esta mensagem o(a) encontre bem.

Agradecemos o seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento da respectiva exposição, informamos que o presente em questão abrange todas as temáticas, isto é, Aventura, Goumet e Spa, pelo que dependendo da opção escolhida poderá estar direccionado para uma ou duas pessoas.

O presente TU e EU, sendo um pack multitema não dispõe de tantas experiências como se se tratasse de um produto específico para um determinado tema, motivo pelo qual foi sugerida a troca pelos seguintes presentes: Aventura, Tascas e Petiscos e/ou Spa e Beleza.

Relativamente às actividades/serviços de cada produto, a Odisseias pretende sempre satisfazer todos os clientes, mas infelizmente não é possível.

No que diz respeito aos termos e condições e para melhor compreensão, permita-nos clarificar/esclarecer os produtos comercializados pela Odisseias, ou seja, no site encontra os packs/presentes (artigo que tem na sua posse) e as campanhas online/vouchers online, pelo que ambos têm procedimentos/condições diferentes.

Assim e como mencionado anteriormente, segue o ponto transcrito da sua parte dos termos e condições da Odisseias:

5. Cheques experiência – Experiências incluídas

iv) Os créditos têm a validade expressa no momento da emissão dos mesmos.

Resumindo e tendo em conta o seu caso, deve considerar a seguinte alínea "Os packs experiência/oferta, permitem a marcação e realização, pelo respectivo detentor, de qualquer uma das experiências incluídas na listagem constante dos mesmos. Para quaisquer trocas o portador deverá entrar em contacto com a Odisseias que avaliará a possibilidade e termos da mesma". Isto é, o serviço de apoio ao cliente informou-a que poderia efectuar a troca por um presente de valor igual enviando-lhe as opções e ainda lhe sugeriu que contactasse os restaurantes para questionar se detém opção vegetariana porque eventualmente poderão encontrar uma alternativa do seu agrado.

Para questões adicionais não hesite em contactar-nos.

Agradecemos a sua preferência,

Experience Team
Vive o Presente!

www.odisseias.com
Precisa de ajuda? Contacte-nos aqui
Tel: 707 20 80 20
(0,10eur/min - Rede Fixa | 0,25 eur/min - Rede Móvel)
O Serviço de Apoio ao Cliente está disponível nos dias úteis entre as 10h e as 19h.
Ana Baptista
Ana Baptista avaliou a marca
11 de dezembro 2020

A situação nunca foi resolvida.