Oficinas MyForce
Oficinas MyForce Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Sabe como utilizar o cinto de segurança corretamente?

Segundo o código da estrada, o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Mas sabe realmente qual a maneira correta de o utilizar?


Tome nota destas 5 dicas fundamentais:

1. Ajuste bem o cinto ao corpo

É fundamental garantir que o cinto não esteja com a pressão desajustada ao seu corpo. Seja porque o dispositivo de retenção esteja solto, ou pelo contrário, esteja demasiado preso e de forma tensa ao corpo, poderá provocar lesões no caso de ocorrer um choque ou impacto sobre o veículo. Se o cinto se agarrar em demasia à zona abdominal ou ao pescoço, pode produzir, em caso de acidente, queimaduras e cortes provocados pelo roçar do tecido na pele.

2. Coloque o cinto de segurança numa posição correta

Recentemente surgiram novas recomendações internacionais, de como se deve colocar o dispositivo de retenção com o objectivo de maximizar as precauções na estrada.

A correia diagonal deve passar através do centro da clavícula (entre o ombro e o pescoço), e não deverá tocar no pescoço, uma vez que, em caso de colisão, o efeito protector perde-se, ou seja, o cinto poderá causar lesões na área.

A correia horizontal deve estar na zona inferior do abdómen, em contacto com uma parte da pélvis chamada a crista ilíaca resistente (ponto mais alto da pelve). Recomenda-se também que, caso coloque bandas, ajuste as mesmas ligeiramente para cima na diagonal, para que a correia se mantenha estável.

3. Nunca coloque os pés no painel de instrumentos

Em viagens grandes e longas, os ocupantes que estão nos assentos da frente tendem, por vezes, a colocar os pés no painel por forma a ficarem mais confortáveis. Esta prática pode ser perigosa em caso de impacto, uma vez que pode produzir lesões nas costas, pélvis ou fémur. Apesar de usar o cinto, se o passageiro estiver com as pernas no painel de instrumentos poderá começar a deslizar por baixo do banco, passando a ficar exposto a algumas das lesões.

4. Não coloque o cinto sobre a barriga

Outro dos hábitos habituais entre os condutores é colocar a correia do cinto de segurança sobre a barriga. Ainda que possa ser mais cómodo dado o peso e a altura do ocupante do carro, em caso de colisão poderá aumentar o risco de esmagamento do abdómen.

5. Se está grávida, tenha atenção à posição do cinto de segurança

As grávidas também têm de usar cinto de segurança? Atualmente, as mulheres grávidas têm, obrigatoriamente, de usar cinto de segurança quando viajam de carro. O ideal, quando a mulher se encontra neste estado, é que a correia diagonal do cinto, que começa no terço médio do ombro, siga entre os seios e atravesse o lado do abdómen. Com um adaptador especial que pode facilmente ser colocado no dispositivo, as mulheres grávidas podem viajar com conforto e segurança dentro do veículo.

Viaje em segurança! 

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Oficinas MyForce.