Lojas de venda de sofás

Ok Sofás - Péssimos materiais, péssimo serviço pós-venda

Luís Cid
Luís Cid apresentou a reclamação
14 de janeiro 2022
Adquiri um sofá modelo Illa Elétrico com 3 lugares + chaise em Julho de 2019 no valor de 1360 €. No ano seguinte o sofá começou a apresentar problemas. Refiro-me em particular ao facto de os tecidos utilizados serem notoriamente de fraca qualidade, apresentarem borbotos e desgaste acentuado com a utilização normal do dia a dia. Além do desgaste, surgiram no ano seguinte questões bem mais graves com o artigo e que passo a descrever: estrutura do relax elétrico do lugar do meio quebrada sem razão aparente, almofada do lugar da chaise descosida, tecido por baixo de todas as almofadas rasgados e um ranger constante de cada vez que alguém se movimenta quando sentado no sofá bem como a toda a parte traseira dos encostos dos lugares soltas. Ao verificar que a estrutura se encontrava danificada (situação que me parecia mais preocupante), contactei a OK Sofás de Évora no dia 2/02/2021 com o intuito de pedir assistência técnica. Fui contactado apenas a 26/04/2021, sendo que me foi transmitido pela OK Sofás que a visita do técnico seria agendada assim que possível, (pandemia, covid... etc). Escusado será dizer que só se deslocaram para ver o problema bastante mais tarde. Aquando da visita do técnico, (que fez questão de me referir na minha residência que não era técnico mas que apenas transportava os sofás para a empresa), foram tiradas fotos para suposta avaliação. Ressalvo que para as fotos da estrutura quebrada não foi retirado o tecido que cobre o sofá (por estar obviamente fixo). Foi referida a situação da parte de trás do sofá estar solta, mas ao que parece, fui hoje informado que essa questão não foi reportada nessa altura pelos ditos "técnicos" que se deslocaram a minha casa. Aproveito para acrescentar que ao confrontar o "técnico" com a fraca qualidade do produto, e dizendo que tinha tido sofás de outra marca mais de dez anos sem que tenham tido nenhum destes problemas, aquele me responde "Ah! Mas Chateau d'Ax é Chateau d'Ax!"... Como disse???

Fui contactado, telefonicamente, várias semanas mais tarde pelo gerente da loja que se mostrou intransigente quanto ao accionamento da garantia (que estava fora de questão segundo a OK Sofás), mal-educado e arrogante. Disse-me e passo a citar: "Se o Sr. comprar um carro e bater com ele a marca não se responsabiliza. O sofá tem muito uso pelas fotos que vi". Disse também que se o quisesse reparar, teria de ser sujeito a orçamento. A conversa ficou mais acesa, no entanto solicitei ao senhor que me enviasse o tal orçamento para que eu pudesse avaliar a situação e os gastos inerentes à reparação do artigo.

Até ao dia 29/12/2021 não recebi qualquer resposta, pelo que me dirigi pessoalmente à loja de Évora para tentar falar com alguém. A vendedora no local mostrou-se compreensiva e referiu que ia tentar ver o que se passava tendo estranhado o facto de eu não ter sequer recebido o orçamento para reparação. Pediu entretanto que lhe enviasse novamente fotos pois, ao que me disse, "não encontrava as fotos" que os tais técnicos lhe tinham enviado.. (?!). Voltei para casa, tirei as fotos, enviei vídeos e esperei pela resposta da empresa.

Hoje, dia 14/01/2022 recebi telefonema da referida vendedora que me informou que teria de enviar os sofás para a fábrica para serem orçamentados, que para tal acontecesse teria de pagar 45€ pelo envio, (portanto, fico sem sofás e ainda tenho de pagar o transporte) e que depois logo decidiria se quero ou não reparar os sofás.

Pergunto:

1 - Na primeira visita do técnico (?) a minha casa não era necessário enviar o sofá para a fábrica e agora já é?
2 - É esta a assistência técnica que prestam aos clientes num artigo de quase 1400 €?
3 - Era necessário um ano para dar seguimento ao problema?

Em suma: Ok Sofás nunca mais. Farei o que estiver ao meu alcance no sentido de alertar os meus familiares e amigos para que, se necessitarem de adquirir um sofá, escolham outra marca. A Ok Sofás revela um péssimo serviço pós-venda e nenhuma preocupação com o cliente. Os materiais são de péssima qualidade, os sofás não são duráveis. Durante os primeiros meses está tudo correto, mas quando os problemas começarem a surgir, (e sendo a qualidade a mesma do sofá que adquiri poidem estar certos que vão tê-los), podem ter a absoluta certeza de que vão ter problemas se necessitarem de recorrer à assistência técnica.

Considero lamentável que a culpa morra solteira e que infelizmente ninguém se preocupe com a satisfação do cliente. A máxima é vender, vender, vender... fidelizar o cliente não vale a pena?
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2022
Luís Cid
Luís Cid avaliou a marca
28 de abril 2022

Produtos sem qualidade e nenhum respeito pelo cliente.

6 de fevereiro 2022

Obrigado pelo alerta, pois
são poucos os que se dão ao trabalho de denunciar a falta de decência e brio destas marcas vendedoras de banha da cobra.
Estive a ver uns sofás numa loja desta marca e amanhã iria fechar negócio, mas hoje, depois de ver as várias queixas neste portal, já não faço tensão de ali deixar o meu dinheirinho!