Lojas de venda de sofás

Ok Sofás - Serviço prestado e qualidade do produto

Raquel Correia
Raquel Correia apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2023
No final de nov/ 2022, fiz uma encomenda de um sofá e fiz o adiantamento do valor correspondente (420€). O sofá foi pedido com medidas específicas e uma alteração a ambos os braços do sofá.
Foi-me garantido que o sofá chegaria antes do natal caso fosse encomendado até 27/ nov, pelo que procedi com a encomenda antes dessa data.
O primeiro problema foi que o sofá não chegou na semana do Natal conforme prometido, apenas uma semana depois. Isto gerou problemas visto que estava a contar com o sofá para receber visitas na altura de Natal e tive que alterar os planos devido a este atraso.
O sofá chegou cerca de uma semana depois do previsto. O segundo problema, para além do atraso, foi que o sofá chegou com as medidas erradas e sem as alterações que foram pedidas. A loja enviou o sofá para casa, obrigando-me a ficar em casa nesse dia e fazendo-me pagar o valor de transporte sem sequer confirmar que as medidas estavam corretas e que estava tudo em conformidade. Imediatamente reportei a situação ao qual me informaram que iam falar com a fábrica e proceder ao fabrico de um novo sofá. Informaram-me que o novo sofá podia demorar cerca de 3 semanas mas que iam fazer todos os possíveis para resolver o erro o mais rápido possível. O 2º sofá demorou mais 2 meses a chegar, sendo que a entrega foi feita apenas dia 24/fev/2023. Ao longo destes 2 meses de espera insisti constantemente com a loja, nunca me souberam dar uma data concreta e pareceu claramente que o problema não era uma prioridade de ser resolvido. Cheguei a pedir um desconto de 25% porque estava muito insatisfeita com a situação e pareceu-me um valor justo visto que passou a época de saldos e era aproximadamente esse o valor que estava a ser praticado no mercado. Se tivesse que escolher um sofá durante o tempo que estive à espera iria beneficiar de um preço bastante mais abaixo do que o preço que aceitei em novembro. Pareceu-me justo e um direito meu visto que ainda não tinha recebido o sofá e que iria ficar acima do valor do mercado. Disseram-me que nada podiam fazer em relação ao preço.
No dia da entrega, recolheram o 1º sofá entregue, que ficou na minha residência durante os 2 meses de espera (parece um favor da loja, mas na verdade eu não queria o sofá cá em casa, visto que me pediram para ter todo o cuidado com o sofá e eu evitei ao máximo receber visitas durante dois meses para evitar qualquer dano, o que foi muito inconveniente durante tanto tempo). Ao retirarem o sofá reparei que me tinha danificado o chão num dos sítios onde ficava uma roda/apoio do sofá. O chão é de linóleo, é um chão que só poderia ficar danificado se algo muito pesado ou afiado tivesse o peso muito mal distribuído pela sua estrutura. Tenho outros móveis, mesa, cadeiras, tive um sofá chaise longue de 3 lugares antes durante muito mais que 2 meses, e nunca nenhum dos meus outros móveis danificou o chão como este sofá. Enviei fotografias à loja mas não se quiseram responsabilizar. Insinuaram que o problema era do chão, ignorando o facto que o sofá anterior que cá estava e os outros móveis nunca me deram problemas, apenas o sofá deles. Isto leva-me ao terceiro problema, fiquei com o chão danificado, levando assim a uma desvalorização da casa e ficando a meu encargo qualquer arranjo ou substituição do chão que foi causado pela má qualidade/ fabrico dos sofás da loja.
Para piorar a situação, temos ainda um quarto problema. Paguei o restante valor do sofá assim que a entrega terminou (1600€), assinei o documento em como tinha sido feita a troca do sofá, mas não declarei (no mesmo documento) que o sofá tinha sido entregue sem dados ou em condições, isto porque não foi.
O quarto problema foi então a qualidade do segundo sofá entregue. O sofá veio com várias nódoas e algumas costuras de fora e desalinhadas. Enviei fotografias mas disseram que o documento estava assinado em que estava tudo em conformidade (não estava, a não ser que a loja tenha alterado o documento tal como eu o assinei, eu não concordei que o sofá estava em condições). Independentemente disto, disseram-me que podia levar a almofada à loja ou então que limpasse com um pano húmido. Fiquei extremamente descontente e indignada, disse que me ia desenrascar sozinha e que ia fazer reclamação. Eu que não tenho culpa nenhuma, ainda tinha que me deslocar à loja, a 30 minutos da minha residência para levar uma almofada? Ou então tinha que a limpar? Levar a almofada nada ia resolver visto que são várias nódoas e em várias almofadas e estrutura do sofá, que mesmo que quisesse levar o sofá, apesar de não ser responsabilidade minha, nem sequer cabe no meu carro. Por outro lado, mandarem o cliente limpar algo que eles entregaram sujo é no mínimo uma falta de respeito. Podiam pelo menos oferecer um serviço de limpeza de sofás.
Não consegui resolver nada, a experiência foi péssima, o valor do sofá foi um roubo e destes 4 problemas sinto que fiquei muito prejudicada com o resultado do chão e com a novo sofá entregue.

Tinha ficado satisfeita com o desconto de 25% na altura e não teria avançado com a reclamação.
Mas neste caso não me parece mais ser suficiente nem justo.
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2023
Ok Sofás
Boa Tarde Exmo. Cliente,

Agradecemos desde já o seu contacto,
Vimos por este meio informar que para algum tipo de apoio, assistência ou reclamação deve dirigir-se à loja onde adquiriu o seu artigo, ou através do e-mail apoiocliente@oksofa.com.

Gratos pela atenção dispensada,

OKsofás Portugal
Raquel Correia
27 de fevereiro 2023
Já tentei arranjar uma solução diretamente com a loja por mensagens.
Não estou satisfeita.
Pretendo utilizar as plataformas disponíveis para o efeito.
A situação não está resolvida