Lojas de venda de sofás
Bringvector, Lda
  • Zona Industrial de Taboeira, Lote 12
    3800-055 Aveiro
  • geral@oksofa.com

Ok Sofás - Sofá sierra 3lg+chaise em rustika nordic 117 (entrega a 30.07)- reclamação (09.08)

fatima borges
fatima borges apresentou a reclamação
18 de novembro 2018 (editada a 22 de janeiro 2019)

Comprei um sofá que me foi entregue a 30.07. No ato de compra expliquei claramente à vendedora o que pretendia (Sofá com chaise, long, com os assentos extensíveis para poder converter em cama, arrumação para os brinquedos dos meus dois filhos menores, tecido resistente a gato - requisito essencial porque o gato tinha livre assesso à sala). A assistente recomendou um sofá que cumpria com todos os meus requisitos e relativamente ao gato sugeriu um tecido que encarecia o sofá em (+/-) 400€ e que dizia ser ideal para quem tinha animais. Selecionei a cor de entre as disponíveis no catálogo desse tecido e em nenhum momento a assistente (tão opinativa nos outros pontos) emitiu opinião em relação à cor selecionada.
O sofá foi entregue em 30.07 e em 8.09 apresentei a minha primeira reclamação pelas seguintes razões:
- quando limpei o sofá pela 1a vez apercebi-me que estava danificado na estrutura da chaise long (que fica cerca de um palmo recolhida em relação à almofada)
- a primeira vez que o meu gato doméstico (que tem sempre as unhas cortadas) passou a correr pelo sofá este perdeu a cor na seção da almofada onde ele passou.

Após troca de vários emails, onde pela primeira vez e sem eu mencionar nada falavam da cor por mim selecionada no ato de compra, a ok sofás enviou um perito que disse desconhecer a origem do dano na estrutura e que as marcas deixadas pelo meu gato (num tecido que foi mais caro exatamente por causa dele) não eram defeito, eram dano.
Mais informou que durante a formação que tiveram com a marca do tecido tanto ele como as vendedoras tinham ficado cientes que aquela cor era a que mais facilmente perdia a cor/pimento com a passagem das unhas do animal ficando o sofá portanto marcado/danificado.
Disse que o sofá não era abrangido por qualquer garantia e que sugeria substituir a almofada e a seção da estrutura danificada por cortesia da ok sofás.
Dias mais tarde recebo email da ok sofás a reiterar o afirmado pelo perito, dizendo que o dano na estrutura seria da minha autoria e a pedir que lhes levasse a chaise long e a almofada às minhas custas para resolução dos problemas encontrados.

Não percebo como me acusam de ter responsável pelo dano da estrutura (que fica um palmo recolhida da almofada), consideram dano o que aconteceu na almofada, decorridos menos de 10 dias da receção do sofá, num tecido que foi bem mais caro por causa de eu ter um gato, e só agora mencionam o problema existente com a cor que eu selecionei do catálogo especial para gatos.
Esse tipo de informação devia ser dada ao cliente no ato de compra para este fazer uma escolha responsável e bem ciente dos riscos. Eu claramente não usufrui deste direito que tenho de ter acesso a todas as informações para fazer uma compra consciente. Se me tivessem falado do problema com a cor no ato de compra nunca a teria escolhido.
Neste momento estou a pagar um sofá que foi mais caro para ter um tecido que pouca ou nenhuma resistência oferece aos animais, tenho o sofá danificado numa seção de difícil acesso para ser eu a responsável e a ok sofás quer que eu aceite o tecido e pague para eles "resolverem" o problema... que não tem solução....pelo menos a questão do tecido não ser resistente às investidas dos animais.

Data de ocorrência: 18 de novembro 2018
Ok Sofás
23 de novembro 2018
Bom Dia Ex. Cliente,

agradecemos desde já o seu contacto.
Vimos por este meio informá-lo de que analisaremos a situação exposta junto da Loja OKsofás onde adquiriu o seu artigo, a fim de lhe dar-mos uma resposta com a maior brevidade e da melhor forma possível.

Aguarde o nosso contacto, por favor.

OKsofás Portugal
27 de dezembro 2018
E decorrido mais de um mês .... continuo à espera de resposta... silêncio ensurdecedor.... as boas empresas veem-se exatamente nestes momentos. Quando as coisas correm mal e é preciso garantir que os direitos do consumidor são observados e o cliente está satisfeito... Coisa que de fato não acontece com esta empresa....
13 de janeiro 2019
Nem decorridos 6 meses da compra do sofá as costuras cederam, perderam o pigmento e nota-se um corte na zona da costura. Sempre gostava de saber o que abrange afinal a garantia dos sofás... Da parte da ok sofás o silêncio continua... já receberam o pagamento do sofá... podem-se dar ao luxo de ignorar o cliente/consumidor.
14 de janeiro 2019
Ligamos à oksofas para tentar receber uma resposta uma vez que não respondem aos emails e aqui vai a solução deles para um sofá comprado há menos de 6 meses e objeto de reclamação passados nem 8 dias de ser entregue: levar o sofá ÀS MINHAS CUSTAS de volta para a loja. Eles enviam à fábrica para descartar a hipótese de defeito no tecido (as fotos não são prova suficiente) e!!!!!!!!!! DÃO-ME ORÇAMENTO PARA ESTOFAR O SOFÁ COM OUTRO TECIDO.... OU SEJA! PAGO OUTRA VEZ PELO SOFA!!!! não admira que tenham a loja onde ela está... a enganar clientes assim sobra muito dinheiro para a renda....
21 de junho 2019
Infelizmente, com dois filhos para criar não posso gastar dinheiro em advogados e tribunais para fazer valer os meus direitos. Decorrido um ano tenho um sofá cinzento com as costuras todas brancas e algumas delas a descozer e linhas brancas no tecido nas zonas onde o meu gato acidentalmente passou a unha... ainda bem que paguei mais 450€ para ter este tecido especial. A reclamação mantém-se e irá manter-se aberta! Nem que seja para quem a lê ter cuidado com este tipo de vendedores e não se deixar enganar.
7 de fevereiro 2020
Passado um ano e meio.... comparação entre um sofá com 5/6 anos comprado noutra marca (PARECE NOVO) e o meu comprado na Ok Sofás de Aveiro, e estofado seguindo conselhos deles com um tecido mais caro...
24 de dezembro 2020
Não entendo como podem dar o processo como resolvido. Estou à dois anos à espera que me solucionem o meu problema. Comprei um sofá de suposta qualidade, paguei mais para ter um tecido melhor e, neste momento, tenho um sofá com dois anos com aspeto de sofá velho. As costuras estão todas a abrir, os fechos estão a relaxar, a madeira que suporta os pés está a rachar, o tecido está a perder a cor... enfim... já têm a ASAE à perna e nem assim resolvem o meu problema. São uns caloteiros.

Esse tecido é uma grande banha da cobra.
Não compensa o que se paga a mais.

mande a sua reclamação para o seguinte email 'geral@cniacc.pt'
vai ver que vão resolver

CNIACC

Centro Nacional de Informação
e Arbitragem de Conflitos de Consumo

Sra. Fátima o outro sofá que apresentou na foto também é resistente aos gatos? Onde o comprou? Obrigada.

Que palhaçada, esta marca. No próprio site, é possível ler-se:

“Temos um tecido específico para o efeito, o Rustika. Este revestimento faz com que o sofá esteja protegido de quaisquer agressões por parte dos animais, minimizando assim os danos* no tecido.”

3 de novembro 2020

3 de novembro 2020

O outro sofá é do brasileiro. Os meus sogros tiveram problemas com o tecido após o tempo de garantia e eles fizeram questão de substituir o tecido sem custos adicionais . O tecido é normal mas após 6/7 anos e eles têm um gato está como novo.