88.0
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Anúncio pago e removido sem qualquer tipo de esclarecimento

Miguel apresentou a reclamação
1 de junho 2020 (editada a 2 de junho 2020)
Hoje, 1 de Junho coloquei um anúncio no OLX, e para tal paguei 6,89 € pelo mesmo por MBWAY. A descrição no extracto bancário de onde foi pago o anúncio é: "COMPRA 0270 FIXEADS SA LISBOA".

O anúncio nunca chegou a ser publicado e tem a descrição: "removido pela equipa".

O anúncio não quebra qualquer regra dos vossos termos de utilização:

Nunca recebi qualquer email ou qualquer outro tipo de esclarecimento a informar-me de todo este processo. Nem que o anúncio fora criado, ou pago, ou "removido", nem dos motivos porque o anúncio foi removido apesar ter sido pago!

Também não recebi qualquer comprovativo de pagamento por parte do OLX, apesar do dinheiro ter sido pago, como posso provar a partir do movimento bancário.

Dessa forma venho exigir ao OLX o seguinte:

1. Informar os clientes quando os anúncios são removidos pela moderação.
2. Informar sobre os motivos porque são removidos.
3. Enviar comprovativo de pagamentos de serviços pagos.
4. Activar o referido anúncio.

Resta dizer que o OLX não tem um contacto telefónico para onde possamos ligar para esclarecer estas situações, e no serviço de mensagens dizem que podem demorar mais de 48h para responder!?
Isso não é admissível para serviços que foram pagos!

Tenho urgência na colocação deste anúncio e confiava nos vossos serviços.

Neste momento sinto que fui roubado!

Aguardo uma resposta urgente
Data de ocorrência: 1 de junho 2020
1 de junho 2020
Olá, Miguel.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #41046120 (2020-06-01).

Até já,
A equipa OLX.
3 de junho 2020
Olá, Miguel de Oliveira.

Estive a analisar a sua conta e vejo que o teu anúncio foi removido, pois o nosso sistema detetou que o IP de onde acede pode ser uma potencial ameaça ao nosso site. Os motivos por norma são estes:

IP estrangeiro
VPN ou ligações do género.

Os anúncios são rejeitados automaticamente pelo sistema, pois os IP's estão bloqueados no OLX por uma questão de segurança.

Ainda assim, para lhe ajudar, reativei o seu anúncio, mas vou apenas pedir que não editar o mesmo ou publique novos, enquanto não vir a situação relativa ao teu IP.

Pode confirmar a ativação do mesmo através do seu My OLX, no separador dos anúncios ativos.

Até Já!
3 de junho 2020
Onde, nos termos ou regras de utilização do OLX, não posso usar VPN's? Agradeço a colocação de um Link onde me possa informar com a listagem de IP's bloqueados por razões de segurança(???)

E como posso saber se a ligação Wi-FI onde o computador está ligado pertence a um dos vossos IP´s bloqueados, supostamente inseguros?

Para mim esta questão não está resolvida. A utilização de VPN é perfeitamente legítima e até aconselhada em muitíssimas ligações wi-fi de cafés, restaurantes, etc etc , exactamente por permitir um aumento de segurança! Não conheço nenhum banco nacional que bloquei ligações por VPN!

Desejo saber também porque motivo aceitam receber o nosso dinheiro e só depois, de forma arbitrária, bloqueiam o anúncio? Só vejo uma explicação: má fé e fraude!

Mais uma vez insisto:

Onde, nos termos ou regras de utilização do OLX, não posso usar VPN's? Agradeço a colocação de um Link com a informação sobre este assunto!
4 de junho 2020
Olá, Miguel de Oliveira.

Como lhe indicamos anteriormente o acesso através de VPN não é uma ligação segura pois permite que o IP não seja localizado e coloca assim em causa a segurança da plataforma.

Como lhe indicamos, recomendamos que aceda através de Ip fixo português, actualizando esse acesso através de desktop, fazendo o logout e login novamente.

Sempre que necessite de ajuda, contacte-nos

Até já!
4 de junho 2020
Este assunto não está resolvido:

Apesar do vosso site ser privado, eu e muitos de nós como clientes que PAGAMOS pelos vossos serviços tenho DIREITOS e DEVERES!

O que me estão a dizer é que se for de férias para o estrangeiro não posso editar ou acrescentar um anúncio PAGO?

Ainda mais grave, que o anúncio PAGO até pode ser criado mas depois fica BLOQUEADO após o pagamento, sem que hajam NORMAS e REGRAS que expliquem todo este processo e que protejam os meus direitos e deveres perante a vossa plataforma?

Cumpri totalmente com as regras e normas do OLX em vigor até ao presente dia, que estão no vosso Link:

Por isso fica por responder:

1. Onde estão as regras ou normas do OLX.PT que não posso usar VPN's?
Ou que os IP's por onde acedo, se quiser editar ou acrescentar anúncios PAGOS têm de ser portugueses, e se não for ficam bloqueados?

2. Porque permitem que um anúncio seja criado com um IP supostamente "bloqueado", que o mesmo anúncio criado com esse IP "bloqueado" seja pago e só no final do pagamento dizem que o anúncio foi removido sem qualquer tipo de explicação ou consideração por clientes que cumprem todas as vossas regras no link: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/204347562 ?
6 de junho 2020
Olá novamente, Miguel de Oliveira.

Como lhe indicamos no email anterior o uso da VPN não é seguro e faz parte das nossas normas de segurança.

Devolvi o valor de 6,89 eur pagos para o anúncio que foi rejeitado, para o Saldo da sua conta, tendo reactivado outros dois pelo mesmo motivo.

Recomendamos novamente que utilize um Ip português fixo, ou caso esteja fora de portugal, indique-nos o Ip que acede para podermos considerar nos Ip's seguros da plataforma.

O uso da VPN rejeita automaticamente os anúncios, sejam eles pagos ou não pois, como lhe indicamos o acesso por essa via não é seguro.

Obrigado!

Até já!