88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Anúncio removido por falsos argumentos: artigo inexistente e anúncio de procura

Luis Proenca apresentou a reclamação
23 de novembro 2021
Coloquei um anuncio de venda de um carregador de baterias de uma bicicleta eléctrica, indicando o motivo da venda: bicicleta KTM roubada.

Entretanto a equipa do OLX removeu novamente o anuncio argumentando:
Artigo inexistente e Anuncio de Procura

Por não corresponder à realidade, contactei chat OLX / Nuno Carvalho que me informou que apesar de não estar descrito nas condições contratuais: "Tudo o que possa colocar em causa a qualidade do OLX, rejeitamos o anuncio"

Desta forma, tudo o indicado no link https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360017797718-Anexo-5-Artigos-proibidos-e-de-venda-condicionada, não tem qualquer vinculo contratual, o que é grave e claramente ilegal.

Para além do mais indicaram-me que só publicariam o anuncio, se o motivo da venda: bicicleta roubada fosse retirada do titulo.

No meu entender é fundamental colocar o motivo da venda para que potenciais clientes entendam a origem do carregador e tenham confiança para realizar o negocio.

Para além do mais o anuncio foi pago 2 vezes e das duas vezes que foi removido a equipa não me questionou se pretendia a devolução do dinheiro ou credito. Erradamente, partiu do pressuposto que pretendia credito no olx.
Data de ocorrência: 23 de novembro 2021
23 de novembro 2021
Olá, Luis Proenca.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #67633721 (2021-11-23).

Até já,
A equipa OLX.
24 de novembro 2021
Olá, Luís Proenca.

Agradecemos o seu contacto.

Como indicado através do chat, não poderá usar o anúncio para procurar artigos que tenham sido roubados, não é esse o intuído da colocação de anúncios, apesar de estarmos muito compreensivos com o sucedido e que, desde já lamentamos.

Se pretender reportar o Roubo, poderá fazer junto da PSP ou GNR, que, são as entidades competentes para a situação, e que no caso de nos contactarem, estaremos totalmente disponíveis para colaborar como o fazemos habitualmente.

Verificamos que, entretanto, colocou um novo anúncio o qual está correcto e que se mantêm ativo para a venda do carregador.

Percebemos também que, no Chat indica-nos que irá abrir a disputa com o Paypal para pedir a restituição do valor, sendo que no contacto mantido, estávamos disponíveis a pedir o reembolso do valor pago para os anúncios removidos, para a conta Paypal, o qual não pretendeu avançar.

Assim, pedimos que nos envie os Id's da transacção Paypal e o email de registo via mensagem privada, no caso de pretender que o reembolso seja efectuado da nossa parte.

Sempre que necessite da nossa ajuda contacte-nos.
24 de novembro 2021
Tendo em conta que não fui suficientemente claro:
1) Não estou à procura da bicicleta no OLX e já contactei todas entidades competentes. No entanto penso que seria muito positivo terem uma secção de artigos roubados.

2) A minha reclamação recai fundamentalmente no processo de analise de conteúdos PÓS celebração de contrato.

De facto, o primeiro passo do processo de inserção de um anuncio pago no olx, consiste em o cliente colocar titulo, fotografias, descrição e valor do produto que pretende vender.
Seguidamente o olx indica orçamento e sugere pacotes extra de exposição do anuncio e não permite avançar sem aceitarmos as condições contratuais.
Nesta fase o cliente parte do principio que o anuncio foi aceite.
Posteriormente procedemos ao pagamento, que em condições deve ser considerado uma aceitação do nosso anuncio pelo OLX, ou seja é considerada a celebração efectiva do contrato.
Não me parece bem que decorridos 5 dias, V.Exas. consecutivamente retirem o anuncio por motivos diferentes, argumentando não se enquadrarem nas condições contratuais.
Neste caso concreto, para conseguir expor o meu anuncio esta politica forçou-me a pagar 2 vezes pelo mesmo serviço, ou vez que o credito do anuncio removido, não é imediato.
Esta chamada moderação ou analise do conteúdo dos anúncios tem que se feita DURANTE o processo de introdução do anuncio e os eventuais créditos têm que ficar imediatamente disponíveis ou feito o reembolso ao cliente, neste caso por paypal.
25 de novembro 2021

Agradeço o seu contacto.

De momento não dispomos de categoria para o efeito por isso os anúncios não podem ser colocados com esse intuito. Podemos ajudar a indicar como apresentar a queixa junto das autoridades, e como indicado anteriormente, colaborar com as autoridades, com a notificação a ser enviada para o OLX por parte das mesmas.

Informo que poderá verificar nos links os anúncios que poderá colocar no OLX, sendo que a procura de artigos roubados, recai sobre o conteúdo de procura, assim como o direito do OLX, remover todo e qualquer conteúdo que considere que possa estar nas categorias incorrectas ou desadequadas.
Na categoria de Bicicletas dispõe de 5 anúncios gratuitos https://help.olx.pt/hc/pt/articles/206159179, sendo que a persistência em colocar anúncios e serem removidos, fez com que esgota-se as vagas que possa ter na categoria, e, deve sempre considerar estas pelo período de 28 dias a contar da data em que são colocados. Quando o anúncio for rejeitado, e necessitar da nossa ajuda para esclarecer os motivos, pode contactar-nos https://help.olx.pt/hc/pt/articles/203071332-Como-posso-contactar-o-OLX-, para evitar assim esgotar o limite de anúncios gratuitos da categoria.

Pode ainda consultar os Termos e condições do OLX - https://help.olx.pt/hc/pt/articles/204347562-Termos-de-Utiliza%C3%A7%C3%A3o, ponto 8. - Pagamentos:

4. Se o pagamento for realizado com antecedência, a prestação do Serviço Pago apenas terá início depois de o valor do Serviço Pago ter sido integralmente creditado na conta do OLX.

12- Em caso de fim antecipado da emissão do Anúncio devido à remoção do Anúncio pelo Utilizador, ao facto de o Artigo ter sido vendido ou à alteração, pelo Utilizador, do assunto do Anúncio de uma forma que indique tratar-se de um Artigo diferente do inicial, não será reembolsado o valor cobrado pela publicação do Artigo e pelos Serviços Pagos relacionados correspondente ao período não utilizado.

13. Os Anúncios que sejam ilegais ou violem as provisões do T&C, em particular: inseridos na categoria errada, equivalentes ou duplicados, repetidos com frequência (do tipo spam), considerados ofensivos, com conteúdo pornográfico ou erótico, conteúdo que possa ser interpretado como promoção de atividades sexuais ou eróticas em troca de dinheiro, que constituam uma tentativa de fraude ou violem qualquer direito de propriedade intelectual (copyright) serão removidos, e o valor cobrado pela publicação do Anúncio e pelos Serviços Pagos relacionados com o Anúncio será reembolsado na conta do Utilizador sob a forma de pontos para reutilização do Serviço no prazo de 90 Dias a contar do momento da remoção do Anúncio (cada ponto corresponde a 1 EUR). A pedido do Utilizador, o valor pode ser devolvido em dinheiro, diretamente para a conta bancária a partir da qual o pagamento tenha sido efetuado ou de acordo com o método de pagamento utilizado.

anexo 5:
68.- Anúncios de procura (apenas anúncios de venda de artigos são permitidos);

Como indicado anteriormente, no caso de pretender vender o carregador, deve indicar a venda do mesmo e não a colocação de um anúncio com intuito da procura de artigos roubados.

Em caso de dúvidas, contacte-nos.
25 de novembro 2021
Obrigado pela resposta

V.Exas. continuam a insistir na minha intenção de procura da bicicleta.

No contrato que celebrei com o olx, não encontrei nenhuma regra que me impedisse de indicar o motivo e que justificasse que o carregador não era roubado, e por isso inclui no titulo: "Vende-se carregador de bateria de bicicleta roubada", mas até poderia colocar "Vende-se carregador de bateria de bicicleta vendida" .

Na verdade V.Exas. aceitaram e publicaram o anuncio e posteriormente removeram.

No meu entender, para o OLX até deveria ser uma mais valia, para evitar, como V.Exas tem conhecimento, que tantas bicicletas entre outros objectos furtados, sejam vendidos no vosso portal.

No entanto também aceito, que poderá existir motivos e vantagens para OLX não permitir anúncios relativos a estas situações.

A minha reclamação não está relacionada com as vossas regras ou critérios ou interpretações de anuncios.

De facto, legalmente, caso NÃO concordem com o conteudo do anuncio a colocar no vosso portal têm de informar o cliente durante a celebração do contrato e não após 3 dias.

A restituição do dinheiro também deverá ser imediata, para evitar pagamentos em duplicado pelo mesmo serviço, como foi o caso.

Se não têm meios:
Alteram as condições contratuais a informar que podem em qualquer momento remover o anuncio após celebração do contrato
Ou alternativamente, o anuncio só poderá ser aceite e pago, após moderação do conteudo pela equipa OLX.

Mais informo, que continuo a aguardar a restituição do dinheiro para a conta paypal.
26 de novembro 2021

Agradeço o seu contacto.
informo que o OLX cumpre com os requisitos relativamente à moderação de anúncios, ou seja a qualquer momento o anuncio pode ser rejeitado, quando detectado que, não esteja de acordo com os Termos e condições em vigor, como indicado no contacto anterior.

As alterações aos Termos e condições são informadas com 15 dias de antecedência, fazendo valer o direito de aceitar ou não os mesmos, assim como estaremos sempre disponíveis para receber as sugestões e melhorias que possam ser consideradas em futuras atualizações.

Enviamos mensagem privada com o pedido dos dados para reembolso do valor. Aguardamos o seu contacto para dar seguimento ao mesmo.

3 de dezembro 2021
Olá, Luís Proenca.

Espero que se encontre bem.
Enviamos mensagem privada aqui no Portal da Queixa, à qual não tivemos resposta.

Reenviamos a mensagem, que necessitamos que verifique e nos responda para efectuarmos o pedido de reembolso dos valores pagos via Paypal.

Se necessitar da nossa ajuda, contacte-nos.

8 de dezembro 2021
Olá, Luis Proenca.

Estamos a fechar esta reclamação por não termos resposta adicional da sua parte.

Caso tenha qualquer outra questão, continuamos ao seu dispor via www.olx.pt/contactos de modo a podermos esclarecer-lhe com a maior brevidade possível.

A Equipa do OLX.