88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Ao ser informado da ocorrência, o call center não bloqueou a conta

Gambôa apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2019

Em 24/10/2018 adquiri por 30€, através de pagamento por multibanco, uma licença do Microsoft Office 2016 Professional Plus. A conta do anunciante estava em nome de (*) e pertencia ao banco BIG.

O ID do anúncio do OLX era 563942428, o produto era anunciado por 35€, mas o anunciante através de mensagem pelo OLX referiu que aceitava 30€.
O anunciante dava como localização: Alvalade, Lisboa. O email para confirmar o pagamento era: (**), embora no OLX o email fosse davidjoseto...

1) Logo em 26/10/2018 questionei o OLX, no sentido de determinar se tinha sido o anunciante a remover o anúncio ou se o anúncio tinha sido removido pelo OLX, pois não tinha recebido o produto, o anunciante deixou de me responder e o anúncio tinha desaparecido do OLX.
A resposta do Call Center do OLX foi lacónica, não esclarecendo o assunto...

2) Voltei a contactar o OLX em 27/10/2018, e a resposta foi a seguinte: "Conforme já referido, clarificamos que por motivos legais, o OLX não poderá facultar dados dos vendedores a terceiros, apenas às entidades competentes, e se as mesmas nos contactarem formalmente no âmbito de uma investigação.
Caso avance com a queixa junto das autoridades, bastará fornecer os dados que dispõe, bem como as informações supracitadas.",

3) Em 31/10/2018 fiquei estupefacto, pois qual não foi a minha surpresa, quando detetei que a mesma conta do alegado burlão do OLX tinha sido de novo ativada, só que nessa altura já não estava a vender o produto que eu tinha adquirido, mas sim outro produto e dava outra localização:
Camisola Juventus RONALDO oficial/S.L.BENFICA / PSG Neymar, Bogas de Cima, Fundão, Castelo Branco Publicado às 20:26, 30 Outubro 2018, ID do anúncio: 564936441

Escusado será dizer que pedi formalmente ao OLX nesse mesmo dia e por duas vezes para cancelar a conta desse alegado burlão, pois não tinha recebido o meu produto, mas não obtive qualquer resposta do Call Center do OLX...

4) Em 1/11/2018 voltei a contactar o OLX, referindo nomeadamente: "Aguardo uma resposta vossa relativamente a esta situação que eu reputo de grave. O OLX já tem conhecimento que há um anunciante que anda a burlar os compradores e não faz nada? Não lhe cancela a conta, nem elimina os anúncios?
Esta situação é surreal…

A resposta obtida pelo Call Center do OLX, nesse mesmo dia foi a seguinte:
" ... Relativamente à sua situação, relembramos que a mesma se encontra em análise por parte da nossa equipa, e serão tomadas as devidas acções caso se verifiquem irregularidades.
Neste sentido, podemos apenas sugerir que apresente uma queixa nas entidades competentes, para que lhe seja possível recuperar o valor pago...

5) Em 3/11/2018 voltei a contactar o OLX, referindo o seguinte: "... Informo que efetuei ontem na esquadra da PSP em ******, uma queixa crime contra o indivíduo que me burlou e tinha um anúncio de venda no OLX do Microsoft Office 2016 Professional Plus...."
"Volto a reiterar o pedido ao OLX para cancelar a conta desse alegado burlão.
Posso facultar ao OLX o nº da queixa crime que efetuei na PSP…"

6) Em 5/11/2018 detetei que finalmente tinha sido cancelada no OLX a conta do alegado burlão. Questionei novamente o OLX: "... (o anúncio) Foi cancelado pelo alegado burlão, ou pelo OLX a pedido da PSP?Agradeço um esclarecimento…" Não recebi qualquer resposta do OLX!

7) Em 8/11/2018 e 9/11/2018 voltei a interpelar o OLX:
"Qual é o ponto de situação relativamente a este assunto? Como já referi, apresentei queixa na PSP relativamente a esse anunciante. Aguardo uma resposta do OLX."

Escusado será dizer que nunca mais recebi qualquer reposta sobre estes três últimos emails que dirigi para o Call Center do OLX...

Até esta altura, e apesar da queixa numa esquadra da PSP, ainda não consegui reaver os 30€ em que fui burlado...

Deste modo é perfeitamente claro que efetuei várias comunicações para o OLX sobre este alegado burlão e que o OLX entre 31/10/2018 e 4/11/2018, nada fez para tentar estancar as eventuais burlas que alegadamente podem ter ocorrido com os compradores do anúncio "Camisola Juventus RONALDO oficial/S.L.BENFICA / PSG Neymar", pois não cancelou a conta desse alegado burlão.

Na minha opinião, caso haja algum comprador que tenha sido burlado no OLX com este produto e neste período, deve também responsabilizar em sede própria o OLX, dado o testemunho que agora aqui facultei no Portal da Queixa.

Concluindo: pretende-se que o OLX me apresente um pedido de formal de desculpas pela forma desleixada e incompetente como vários elementos do seu Call Center trataram esta situação.

Requer-se também que o OLX futuramente adote procedimentos internos, para prevenir o prolongamento no tempo de burlas na plataforma eletrónica OLX, como a suspensão imediata das contas dos alegados burlões e a retirada de todos os seus anúncios, quando como neste caso concreto, houver fortes indícios da prática de um crime de burla e o OLX for alertado para essa situação.

Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2019
1 de março 2019
Desde já informo todos os utilizados do Portal da Queixa que a conta do alegado burlão estava em nome de David Alexandre M. C. Tormenta e pertencia ao banco BIG.

Esclareço que a conta tanto pode ser apenas do alegado burlão, como ser conjunta ou solidária e estar em nome de algum familiar ou pessoa conhecida do alegado burlão.

O banco BIG escuda-se no sigilo bancário para não facultar os dados dos titulares da conta do alegado burlão.

Nesta altura ainda estou a aguardar que a PSP ou a Polícia Judiciária identifique e localize este alegado burlão, pois este individuo terá que responder pelos seus atos e ser punido em sede própria...
1 de março 2019
Corrijo: Desde já informo todos os utilizadores do Portal da Queixa que a conta do alegado burlão estava em nome de David Alexandre M. C. Tormenta e pertencia ao banco BIG.
OLX
7 de março 2019
Olá, Jorge Gambôa.

Lamentamos desde já a situação ocorrida e informamos que este utilizador já não se encontra mais ativo na nossa plataforma desde o momento em que nos reportou a sua situação. Não é esta a forma como queremos que os nossos utilizadores atuem.

Uma vez que já apresentou uma queixa formal na polícia para que as autoridades atuem, garantimos total colaboração do OLX com as estas.

Obrigado
Equipa do OLX
7 de março 2019
Desde já agradeço a resposta do OLX.

No entanto cabe-me retificar o seguinte: este vosso utilizador e alegado burlão (davidjoseto...) não se encontra ativo na plataforma do OLX, apenas desde 5/11/2018!

Ora como vem descrito na minha exposição, desde 26/10/2018 que eu questionei o Call Center do OLX sobre as ações deste indivíduo, pois já nessa altura havia fortes indícios dele ter eventualmente cometido uma burla .

Em 31/10/2018, ele inclusive colocou outro anúncio de outro produto na plataforma OLX e desse facto alertei o Call Center do OLX que não agiu com a prudência que se exigia, pois devia ter precedido à suspensão imediata da conta deste alegado burlão e à retirada de todos os seus anúncios.

Deste modo, este indivíduo pode até eventualmente ter continuado a sua alegada atividade criminosa entre 31/10/2018 e 4/11/2018, perante a passividade do Call Center do OLX...

Espero ter dado o meu contributo, no sentido do OLX futuramente adotar procedimentos internos, para prevenir o prolongamento no tempo de burlas na plataforma eletrónica OLX.