87.9
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Atenção a este individuo! é mais uma engano

Diogo Silva
Diogo Silva apresentou a reclamação
12 de julho 2019 (editada a 16 de julho 2019)
O OLX é uma plataforma muito boa para comprar e vender artigos novos ou em segunda mão, no entanto tem muitas fragilidades a nível de segurança.

Desta vez calhou a mim, encontrei um artigo de informática em segunda mão à venda por um valor que não era descabido e que desse a entender que fosse uma burla.

Enviei mensagem a perguntar se ainda tinha à venda, e passado uns 10 minutos recebo um contacto telefónico do vendedor.

Identificou-se como Miguel Ângelo Pedrosa Da Fonseca que era de Coimbra e que não poderia se deslocar a Lisboa para fazer o negocio, como eu tinha interesse no artigo questionei a situação do típico envio à cobrança, pagando antecipadamente os portes, no qual ele informou que como era um artigo de informática, que desvaloriza bastante com o tempo, só poderia me enviar à cobrança caso eu aceita-se pagar inicialmente metade do valor do artigo total, de forma a ter a certeza que eu iria receber pelo método à cobrança.

Recusei o negócio nesses modos, mas mesmo assim o Miguel voltou a ligar e disse que até me enviava foto do Cartão de Cidadão e a Morada como prova da sua boa fé.

Após receber a foto do cartão de cidadão e acreditando no seu discurso ao telemóvel que sempre deu a entender ser uma boa pessoa, efectivei o negócio e enviei o dinheiro por sistema de levantamento de multibanco através de MBWay metade do valor do artigo.

Assim que o dinheiro foi levantado, deixei de ter resposta ás minhas mensagens e ele tinha o telemóvel desligado, efectuei uma busca pela internet, e descobri várias queixas de esquemas de Burla com o mesmo sujeito.

Algumas pesquisas que fiz por redes sociais e motores de busca descobri que efectivamente o cartão de cidadão que me foi enviado corresponde à pessoa que fez a Burla.

Visto ser uma pessoa recorrente a fazer burlas com tanto à vontade que ate envia foto da sua identificação verdadeira, deixo aqui os dados do sujeito de forma a que quem seja futuramente burlado pelo mesmo individuo se possa deslocar ás autoridades e apresentar queixa contra o mesmo.

Nome: MIGUEL ANGELO PEDROSA DA FONSECA
CC: 15328305
Data de Nascimento: 07/12/1995
Morada: Actualmente está em Coimbra a trabalhar, mas vive com a avó na Rua Idanha, nº 846, Espinho
Viatura: FIAT Bravo Azul Escuro 23-10-GO
Tem vários perfis de Facebook, onde partilha fotos e informações pessoais, sem se notar qualquer tipo de punidade para as burlas que faz e a vida que leva.

Quanto ao OLX poderia criar um sistema de “Ranking” para os utilizadores, de forma saber quem é um vendedor de mais confiança e se possa fazer o negócio mais à vontade.

Compreendo que também deve partir do comprador ter os cuidados essenciais de segurança mas o OLX deveria ter uma base de dados dos registos de IPs, de forma a conseguir evitar novos registos de membros que já tenham sido banidos anteriormente por fraudes e burlas.
Data de ocorrência: 12 de julho 2019
OLX
15 de julho 2019
Olá, Diogo Silva.

Lamentamos desde já a situação que nos indica, pois não é desta forma que pretendemos que os negócios decorram nem que os utilizadores se comportem.

A nossa intenção é que tenha a melhor experiência no OLX. Fazemos todos os esforços para que as suas compras e vendas sejam bem sucedidas.

Gostaríamos de poder analisar a situação da forma mais correta, para posteriormente verificar a melhor forma de o orientar. Por este motivo, peço-lhe que me forneça alguma informação que tenha do vendedor que contactou. Poderá ser o ID, link ou uma captura de ecrã do anúncio. Se optar pela captura de ecrã, o título deve estar completamente visível.

Se contactou pelo sistema de mensagens do OLX, poderá confirmar-nos o email que utilizou para fazer o contacto.

Toda a informação adicional que possua será também útil, pelo que se contactou o vendedor fora do OLX, peço que envie também as mensagens que trocaram e os comprovativos de pagamento.

Compreendemos que o sistema de avaliação de vendedores é importante e, actualmente o Grupo OLX encontra-se a analisar todas as possibilidades para implementar algo idêntico nas nossas plataformas.

No que diz respeito ao IP, existem várias condicionantes que não nos permitem atuar e efetuar bloqueios massivos. Ainda assim, podemos garantir que fazemos todos os esforços para monitorizar situações e determinados comportamentos de risco que nos chamam a atenção.

Pedimos que nos envie a informação acima em resposta a esta mensagem, ou para o nosso formulário de contacto https://help.olx.pt/hc/pt/requests/new?ticket_form_id=29562#top.

Mais uma vez lamentamos a situação e, estamos disponíveis para mais informações ou esclarecimentos .

Boa tarde Diogo Silva,
Por acaso o artigo não era uma placa gráfica Nvidia etc 1070 ?
Penso que o meu irmão foi burlado pela mesma pessoa , pelo menos o modo como operou foi o mesmo .
Já apresentou queixa na GNR ?

13 de julho 2019

Boa Tarde Carla Leite.
Sim... Era mesmo esse o artigo, mas ele tinha também tinha um telemóvel IPhone em outro anúncio, possivelmente outro esquema de burla. Já apresentei queixa nas autoridades da minha zona, segundo as autoridades o mesmo tem mais de 100 queixas de burla desde 2014.
O seu irmão deve fazer o mesmo, leve os dados que partilhei aqui do individuo, para a respectiva denúncia.

Boa tarde, mais um na mesma situação, alguém sabe de mais qualquer coisa?

Por acaso o contacto do mesmo e o 925270658? Diogo por favor entre em contato comigo pelo meu email, fabiojlpinto1988@gmail.com. muito obrigado

13 de julho 2019

Fábio Pinto, comigo ele usou o 967376878 e o 967376874, ambos actualmente desligados.
Nas redes sociais dele encontrei outros contractos, também todos desligados, provavelmente contactos que usou especificamente para burlas e deitou fora.
O único contacto dele que alguém atendeu foi o 912509495, atendeu uma voz de senhora de idade, que inicialmente disse não conhecer nenhum Miguel Ângelo, mas após conversa eu ter dito que era um amigo de escola do Miguel e não conseguia contactar com ele, a mesma senhora lá acabou por admitir que era a avó dele que vivia com o Miguel em Espinho e que o Miguel actualmente estava a trabalhar e a dormir na casa do patrão em Coimbra na Travessa Couraça de Lisboa, nº 14.
Enfim... A senhora também sabe a bonita peça que tem em casa, e tenta proteger o neto.

Quanto à sua situação o melhor mesmo é apresentar queixa nas autoridades da sua área com os dados dele que já forneci acima, quantas mais queixas houverem, mais depressa a nossa justiça possa fazer alguma coisa.

Obrigado Diogo, pode por favor mandar a cópia do CC par ao meu e-mail, ele disse que me mandava isso mas nem isso o fez, só me deu uma morada em Lousã. Obrigado

Muito obrigado Diogo pelas suas informações. Ajudou bastante!
Se souber de alguma informação adicional peço que entre em contacto comigo por favor para o seguinte email carlambrleite@gmail.com
Obrigado!

14 de julho 2019

Fábio Pinto e Carla Leite, já vos enviei dados do burlão para respectiva queixa nas autoridades.
Se mais alguém foi burlado pelo mesmo individuo podem solicitar os dados que tenho do mesmo.

Boa tarde, também fui burlado por este sujeito, segunda feira passada,a mesma placa gráfica,1070ti da EVGA

Apanhei vários números dele,925274239,925274174

Á uma hora atrás tinha um anúncio da 1080ti a 350 euros,mas já eliminou o perfil

925270658 é o último número dele, ainda toca,mas não atende

Ricardo Fernandes, liguei agora com esse número e atendeu-me. Claro é que disse que se chamava José Monteiro e que não era quem fez a burla.

De qualquer forma já deu para lhe dizer que já estão apresentadas várias queixas na GNR.

Estou desconfiado que são vários sujeitos metidos neste esquema

Obrigado Diogo Silva por ter descoberto estes dados todos

Boas Ricardo Fernandes aconteceu me algo idêntico a uns tempos so por dizer q não foi no olx, comprei um processador Intel core i7 e veio me um Intel core celerom boa noite

121 queixas neste preciso momento por causa da grafica nvdia 1070. Mas como o sistema judicial é uma * PROIBIDO * tive de por o meu advogado ao barulho. Pode ser que ele seja condenado algum dia. E boa sorte a todos que foram burlados por este * PROIBIDO *. E obrigado pela Morada vou lá a casa bater lhe a porta com uns amigos que foram igualmente burlados por eles. Vamos a ver se resolve as coisas a bem

25 de julho 2019

Boa Tarde Pedro Oliveira, se puder adicione no Facebook (diogosilva89pt@hotmail.com) através do meu e-mail, caso venha a combinar essa deslocação poderei estar interessado.

10 de outubro 2019

Novos Updates.

O Burlão agora tem um novo perfil de Facebook onde continua a expor toda a sua Thug Life na boa, sem se notar qualquer tipo de punibilidade que já tenha tido com os seus crimes: https://www.facebook.com/miguelfonsecamf17

Novo carro do burlão: Rover Preto, Matricula 84-57-NG

84-57-NG pertence a uma idosa de Alenquer e n tem seguro desde 2016... tn me enganou essa pessoa infelizmente.. aparentemente tudo impecável , ligou me etc deste contacto : +351925423248 , mas enfim... burlou , fez me perder t.p , gastar gasolina e enfim o montante em MBway que paguei. E Agora nada.

Também fui burlada num MacBook em 2017 e lamento por todos que descobri que também foram burlados. Informo a todo vós que está a decorrer no tribunal de Viseu um processo em fase de 1 julgamento no qual claro ele não apareceu , e volta a ser dia 12/10/ 2020 , em que a juíza deixou claro nos autos que , tem 1 mês para chegar acordo comigo se não a gnr vai busca lo , já o localizaram noutra morada . Esse fulano anda por aí a fazer burlas e mais burlas , peço a quem puder e queira que se estiver disposto a testemunhar em tribunal seria bom apesar de eu não saber se ainda é possível , pois a juíza perguntou se havia testemunhas e eu disse que não desconhecendo estás burlas todas. O meu contato é 967078820 o meu e-mail
mhfrc77@gmail.com