88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Baniram conta e sem justificação ou motivo para tal

Jorge Miguel apresentou a reclamação
14 de julho 2020
Bem antes demais deixem me explicar o que se passa com o OLX.
Ao que parece, os moderadores andam a esticar-se e a banirem pessoas que "alegadamente" violam as suas politicas sendo que logo ai contradizem-se porque permitem contas falsas/ anúncios fantasmas com fotos tiradas da Internet (fácil e claro de se entender que vai contra as politicas deles)!

Ora eu coloco um anúncio, alguns interessados não sabem respeitar ou compreender o que significa "evitar viajar em tempos de COVID" sendo que sou profissional de saúde é lamentável as pessoas não compreenderem isso. Muitas, aziadas deduzo que façam report ou denunciam ao OLX sendo que isto resulta no chamado "ban" sem motivos!

Se eu estou a zelar pela minha segurança, só devem respeitar. Se a pessoa que faz a denuncia e quem a recebe não compreende, então devem colocar pessoas competentes ao serviço da moderação porque posso desde já dizer que em 1 semana vi mais de 100 anúncios que violam até a lei e o OLX nem os remove!

Falando sobre mim, eu sempre vendi com honestidade e recuso me a entregar nesta altura em mãos a pessoas que sejam fora do meu distrito, ponto. O OLX melhor que ninguém é forçado a compreender e a ignorar queixas acerca disso.

Todas as vendas que realizo CUMPREM as normas do OLX seja de segurança contra eles ou contra terceiros, por sua vez, a minha conta está injustamente bloqueada!

Aliás tenho a minha conta associada ao facebook que tem mais de 2 anos, está devidamente autenticada e até revela onde trabalho para não falar coisas pessoais.

Que raio mais quer o OLX, registo criminal?
Eu acho que devia haver uma entidade que corta o poder de abuso do OLX, porque obrigam a criar uma conta nova que também resulta no bloqueio porque igualmente viola os termos.

Ora... sinceramente, o OLX anda a dormir!
Data de ocorrência: 14 de julho 2020
15 de julho 2020
Olá, Jorge Miguel.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #43496120 (2020-07-15).

Até já,
A equipa OLX.
16 de julho 2020
Olá, Jorge Miguel.

Obrigada pelo tempo que disponibilizou para nos contactar.

Informamos que após análise detalhada ao seu registo, por motivos de segurança da plataforma, a sua conta está bloqueada e não será reativada. Ao OLX cabe o direito de limitar o acesso ao serviço sempre que verifica a existência de listagens ativas, ou de qualquer comportamento adotado pelo utilizador, que possam pôr em causa a segurança dos restantes utilizadores.

De acordo com os Termos e condições do OLX https://help.olx.pt/hc/pt/articles/204347562 :

Adoptar unicamente comportamentos que não infrinjam a ordem jurídica vigente ou que lesem, de alguma forma, posições juridicamente protegidas;

Cumprir todas as obrigações decorrentes das compras e vendas de artigos e prestação e contratação de serviços comunicadas através dos seus anúncios no OLX;

Enquanto anunciante, assumir a total e exclusiva responsabilidade pela veracidade dos dados do anúncio e a sua adequação ao conteúdo do anúncio, bem como a responsabilidade pela legalidade do artigo ou serviço anunciado.

Uma vez que se verificou que a sua utilização do site colocou em causa estes princípios, o OLX mantém a decisão de não reativar o registo.

Atenciosamente,
A Equipa OLX
19 de julho 2020
Acho ridículo as alegações falsas e triste da equipa do OLX que apenas prova a incompetência e até difamação que me levará a levantar um processo jurídico contra a equipa/plataforma do qual estou ciente que irei ganhar!

Nenhum dos pontos que mencionam são verdade, aliás, lendo os termos do OLX, não coloquei em nenhum momento nada em causa como ainda sempre respeitei todas as normas/termos.

Todas as vendas foram realizadas com veracidade tal como os dados. Aliás é negligente a vossa postura e um enorme desrespeito que tem que ser revisto por algum órgão/ entidade reguladora de serviços online!

Mantenho a minha postura porque quem nada teme, nada deve. Se alguém entrou na conta e realizou alguma venda ilegal é do meu desconhecimento até porque só recentemente decidi entrar na conta e para surpresa minha estava bloqueada!

Com tal, cabe ao OLX estar ciente das pessoas que colocam na moderação sendo que cai no ridículo e insólito a postura ainda arrogante da plataforma, acusando o lesado (eu) de coisas não verdadeiras que de acordo com a lei são puníveis.

Serve de registo aqui desde já toda a conversa.
Cumprimentos

Boa sorte!
21 de julho 2020
Olá, novamente Jorge Miguel.

Reforçamos a informação anteriormente prestada, detectamos dados que identificam a sua conta como uma potencial brecha na segurança da nossa plataforma e como tal não podemos continuar a permitir que utilize a nossa plataforma.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional necessário e solicitado por entidades oficiais de autoridades policiais que nos contactem.

Até Já,

A Equipa do OLX
21 de julho 2020
Continuo a dizer que não detectaram nada, caso contrário terão que provar no tribunal a mesma afirmação.

Trata-se puramente de incompetência do OLX e que suspende contas à alheia ou baseado nos IPs de acordo com um antigo colaborador vosso (sim não falo por falar).

Apenas gostaria de saber que raio se passa com o OLX para ter perdido o rumo e a qualidade que tinham em vez de se focar nas verdadeiras brechas, vendas ilícitas que permitem que acontecem entre tantas outras coisas.

Enquanto não tiver a minha conta desbloqueada, irei insistir porque não falhei nas normas de segurança, não cometi fraude ou burla nem sequer acedo à conta há muito tempo!

É triste ver uma plataforma tão boa ter ganho tanta má reputação com milhares de queixas de pessoas que vendem honestamente e viram as contas a serem banidas!

Em caso de difamação, injúria ou falsas acusações, o OLX é alvo de um processo judicial que incorrem por falsas alegações sendo que consigo provar o oposto independentemente de alegarem que houve uma brecha de segurança

Aliás, isso dos dados, a conta está devidamente identificada, associada ao facebook que por si só é legitimo e mais do que confirmado pela maior plataforma do mundo.

Enquanto se focam em banirem contas de forma injusta, que tal focarem se em remover contas, anúncios de produtos que vão contra a lei.

OLX, ou mudam de postura, ou vão ter problemas sérios porque como eu há mais vitimas de abuso dos moderadores e incompetência dos mesmos. Lá vai o tempo em que uma pessoa se queixava e havia uma excelente apoio por parte da empresa, desde acesso (quando a conta era alvo de furto) à mensagens fraudulentas ou spam.

Agora o foco do OLX tornou se triste. Nem é apenas pela conta em si mas pelas acusações falsas da plataforma que tem o meu histórico de vendas (e recordo me de todas terem sido efectuadas com sucesso pelo menos no tempo que tive acesso). O meu cadastro penal está limpo para não falar que a profissão fala por si, portanto, acho melhor começarem a gerir os bloqueios de forma diferente.

A luta pelos meus direitos e justiça continua!
23 de julho 2020
Olá, Jorge Miguel.

A sua conta foi analisada de forma detalhada, e como referido anteriormente, e concluído que a segurança da nossa plataforma foi posta em causa, e o sucesso dos negócios levados a cabo com outros utilizadores.

De forma a não especificar como contornar os nossos processos de segurança por terceiros, e devido à confidencialidade da informação, não iremos divulgar esses dados.

Consideramos ser da responsabilidade do utilizador:

— Assumir a plena responsabilidade pelas ações efetuadas com esse mesmo registo.
— Adotar unicamente comportamentos que não infrinjam a ordem jurídica vigente ou que lesem, de alguma forma, posições juridicamente protegidas;
— Cumprir todas as obrigações decorrentes das compras e vendas de artigos, prestação e contratação de serviços comunicadas através dos seus anúncios no OLX;

Dado detetarmos o incumprimento destes termos, mantemos a decisão de não reativar o seu registo. Caso identifiquemos futuramente a criação de outras contas, serão igualmente removidas, uma vez que colocamos a segurança do site e dos nossos utilizadores em primeiro lugar.

Agradecemos desde já a sua cooperação.

A Equipa OLX.