88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Bloqueio indevido, sem motivo aparente

Joana Sofia Domingos
Joana Domingos apresentou a reclamação
30 de julho 2020
Olá
Eu recebi hoje (30 de Julho) uma mensagem de um senhor/Utilizador de nome "dotcom" a insultar e e difamar sem nunca ter realizado nenhuma venda com o senhor. A mensagem foi recebida as 09h22 e para meu espanto, 2h depois encontro-me com o conta bloqueada, serviços pagos (Top, Destaques) e sem motivo, o OLX nem me deu resposta/ justificação.

Realizei um negócio 1 semana antes e com sucesso, o comprador ficou satisfeito e não tive problemas nenhuns aliás ainda hoje nos mantemos amigos virtuais.

Prezo sempre à venda presencial e apelo sempre às pessoas para não se deslocarem etc. Não violei as normas do OLX, não cometi spam nem cometi actos fraudulentos aliás sendo advogada, pelo que li nos termos de utilização, não cometi nenhuma infracção às regras e normas da plataforma.

Estou no cumprimento cívico e legal na utilização da plataforma que deduzo que esse utilizador frustrado tenha feito confusão ou denúncia sem motivo aparentemente ao portátil que estava à venda.

Tenho 10€ gastos na plataforma que eles estão a reter sem motivos, para não falar do bloqueio injusto e indevido.
Data de ocorrência: 30 de julho 2020
30 de julho 2020
Olá, Joana Sofia Domingos.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #44320520 (2020-07-30).

Até já,
A equipa OLX.
2 de agosto 2020
Olá, Joana Sofia Domingos.

Agradecemos o seu contacto.

Informamos que, por motivos de segurança da plataforma, a sua conta está bloqueada e não será reactivada. Ao OLX cabe o direito de limitar o acesso ao serviço sempre que verifica a existência de listagens ativas que possam pôr em causa a segurança dos restantes utilizadores.

Aconselhamos a consultar os Termos e Condições: https://tinyurl.com/ybmg8yrb, para melhor esclarecimento.

Acrescentamos ainda que, estamos totalmente disponíveis para esclarecer o tribunal, caso formos contactados pelo mesmo formalmente.

Agradecemos a sua compreensão.

A Equipa do OLX
Joana Domingos
4 de agosto 2020
Em primeiro lugar, não está coisa alguma resolvida. Aliás é de mau gosto e falta de profissionalismo senão mesmo uma autêntica farsa marcarem uma queixa pública como resolvida.

Quero deixar aqui as coisas bem claras como utilizadora mas também como advogada. É uma autêntica vergonha uma plataforma contratar pessoas sem formação, educação para moderarem o site alegando sempre a mesma conversa "por motivos de segurança o OLX reserva-se..." toda a gente já leu isso e certamente pelo que li das queixas aqui, fóruns e sites, o OLX nos últimos 2 anos tem andado a abusar do poder de administração sem qualquer supervisão de uma entidade fiscal.

Existem burlas, anúncios falsos e também anúncios que violam as próprias politicas do OLX que são pagos e permitem que os mesmos continuem activos em contas com mais de 2 anos. A falta de profissionalismo da equipa OLX, que sinceramente me interrogo quem são, se de facto dão a cara ou enfrentam a justiça ou simplesmente são pessoas sem carácter e se escondem atrás de um ecrã e que nem sabem dar explicações detalhadas ao qual as pessoas são vitimas como eu, de bloqueios indevidos e injustos!

Apelo também a todas as pessoas que foram vitimas de bloqueios injustos que se manifestem, não se calem e apresentem queixas directamente no livro de reclamações e até com carta registada para a "sede" do OLX.

Uma coisa é combater esquemas ou vendas fraudulentas, outra é bloquearem as pessoas sem justificação (ou razão porque não conseguem ter factos), deixando sempre uma mensagem "copy/past" e ainda com a lata de deixarem um link com os termos de utilização que eles próprios nem seguem.

Concluindo, esta queixa NÃO será encerrada até a minha conta estar reactivada e podem responder sempre a mesma conversa fiada "a sua conta encontra-se bloqueada para salvaguardar os utilizadores do OLX" coisa que eu pessoalmente considero difamação e até mesmo uma injuria, não havendo quaisquer provas ou factos que compactuem com a afirmação destes "supostos" moderadores que zelam o bem estar das pessoas.

Existem milhares de queixas nos tribunais e muitas delas alegam que o OLX nada fez ou ajudou para travar ou fornecer qualquer apoio aos lesados, aliás possuem no site patrocínios com a GNR, PSP que é ridiculamente falso.

Burla é um crime público que qualquer cidadão pode apresentar a queixa nas autoridades, os mesmos apenas identificam a situação e consoante a gravidade pode ser ou não accionada meios como a PJ. Todavia, maioria destes casos vão para tribunal o que é penoso para quem é vitima de burla visto que o OLX nada faz, ou fará para mudar seja o que for. Nunca nenhum moderador foi depor a tribunal porque x ou y foi lesado.

Por isso, acho curioso a postura de uma plataforma que diz ser segura, estar cheia de spam, cheia de anúncios que não cabem na cabeça de ninguém e bloqueiam as pessoas que possuem contas antigas ou recentes sem justificação e quando me refiro a justificação meu caro OLX, refiro me a DETALHES e não meramente o que dizem a todos e mais alguns. Chegam a afirmar que estão dispostos a colaborar com as autoridades, mas estes não trabalham em situações como a minha, porque fui roubada pelo próprio OLX onde pedi a um familiar para me pagar os anúncios para TOP/Destaques e ainda para ter mais 5 anúncios e este dinheiro é mantido pelo OLX que aos olhos da lei é puramente um crime.

Claro que eles dia menos dia devolvem o dinheiro, mas até quando vão calar e fazer das pessoas "gato sapato" e pensam que por moderar uma plataforma que nem tem origem portuguesa que são alguém na vida? Atrevo me a dizer que por vezes do que li no das queixas no OLX, dos bloqueios injustos que os mesmos que fizeram o bloqueio se acham pessoas com poder sobre as pessoas indefesas.

Volto a encorajar as pessoas defenderem se contra o OLX que em tempos era a melhor plataforma de vendas, ainda que infelizmente haja pessoas capazes de tudo para lesar ou burlar outras, a própria plataforma age de forma incompetente, imatura e triste perante quem tenta vender de forma honesta, segura e sincera.

Com isto dito, NÃO se atrevam a voltar a dar a situação como resolvida porque irão ter uma surpresa do âmbito judicial e isto acaba mal para quem anda a brincar ao abuso de poder na moderação do OLX.

Contra factos, não há argumentos.
Conheço até médicos, pessoas honestas com contas antigas que foram lesados pelo OLX, que viram as contas bloqueadas e os mesmos teimaram em nunca reactivar.

É triste esta postura do OLX e espero que quem for a ler isto, aprenda a defender-se perante estas pessoas que se julgam alguém da vida, possivelmente sem qualquer formação no que dizem ou fazem.

Conheço 6 pessoas que em 1 mês foram todas bloqueadas, sobre falso pretexto do OLX, todas elas individual e não relacionadas umas com mas outras, porém é um exemplo de tantos que são lesados pelo OLX, algumas dessas pessoas vivem dos negócios Online.

Lamento a postura desta plataforma.
7 de agosto 2020
Olá, novamente Joana Sofia Domingos.

Reforçamos a informação anteriormente prestada, detectamos dados que identificam a sua conta como uma potencial brecha na segurança da nossa plataforma e como tal não podemos continuar a permitir que utilize a nossa plataforma.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional necessário e solicitado por entidades oficiais de autoridades policiais que nos contactem.

Até Já,

A Equipa do OLX
30 de dezembro 2020
Olá, Joana Sofia Domingos.

Estamos a fechar esta reclamação por não termos resposta adicional da sua parte.

Caso tenha qualquer outra questão, continuamos ao seu dispor via www.olx.pt/contactos de modo a podermos esclarecer-lhe com a maior brevidade possível.

A Equipa do OLX.

Por isso eu não pago destaques,nem nada.Vejo por aqui muitos relatos de contas bloqueadas,quando pagam esses pacotes de destaques.

Tens razão. O pior disto é que para além de roubarem as pessoas, nunca dão justificações claras com base de provas sobre o que leva ao bloqueio. Já ouvi histórias que bloqueiam apenas consoante uma simples denúncia de alguém frustrado que lhe foi rejeitado a venda, ou simplesmente porque o IP está na lista negra, quando todos sabemos que o IP pode ser público e qualquer pessoa pode estar a usar.

Eu sou sincera, nunca pensei que o OLX em poucos anos se torna-se numa plataforma triste.