87.8
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Burla

Maria Simões apresentou a reclamação
15 de maio 2023
No dia 11/05/2023 denunciei, através dos respetivos canais competentes da OLX, a seguinte situação:
No início de abril, comprei a um anunciante da OLX, auto-intitulado FJ, um secador do cabelo. Em casa vi que estava avariado. Contactei-o de imediato, para o nº 963 870 476 que me tinha dado para nos encontrarmos, disse-me que o secador já tinha demonstrado problemas mas que me devolvia o dinheiro. Alegou estar fora de Lisboa e pediu-me que o contactasse no início do mês de maio para fazer a devolução. Confiei e no início de maio liguei-lhe via telefónica.
Já não atendeu e por isso enviei-lhe uma mensagem, por telemóvel, pedindo que me ligasse.
Respondeu, alegando mais uma vez estar fora e dizendo que me contactava quando voltasse. Fiquei a aguardar. No dia, 8/05 voltei a contacta-lo e já não me atendeu as chamadas. Aparentemente bloqueou o meu número. Enviei-lhe mais uma mensagem a pedir que me ligasse. Como não o fez, contactei-o através de um dos anúncios que tem na OLX e pedi-lhe para me atender, caso contrário denunciaria o caso para a OLX. Respondeu-me de forma incorreta, não assumindo agora a responsabilidade e demostrando finalmente que as decuplas iniciais faziam parte da fraude de que fui vítima.
Reportei o ocorrido à OLX. No dia seguinte foi-me respondido que lamentavam a situação e que já tinham sido tomadas as medidas que tinham ao alcance para manter a segurança dos restantes utilizadores.
Posteriormente constatei com alguma consternação que o anunciante, não só continua com a conta ativa, como continua a publicar novos anúncio.
Voltei a contactar a OLX, mas até à data não obtive qualquer resposta.
Permitir que os burlões continuem com as contas ativas é não só validar as burlas cometidas, como incentivar e aumentar a continuação da prática desta actividade. Demonstra que afinal “o crime compensa” e que os utilizadores honestos, aqui, estão desprotegidos. Aguardo ainda que a situação que apresentei seja devidamente analisada.
Data de ocorrência: 15 de maio 2023
15 de maio 2023
Olá, Maria Simões.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #92937423 (2023-05-15).

Até já,
A equipa OLX.
16 de maio 2023
Olá, Maria Simões.

Agradeço o seu reporte que nos ajudará a melhorar a segurança do OLX.

Como indicado nos contactos que manteve diretamente com o OLX, a nossa equipa de Qualidade e segurança considerou o reporte que nos enviou e este será alvo de analise para se poder proceder a todas as ações necessárias para que o utilizador que nos reporta, não mantenha o mesmo comportamento no OLX e para que este não coloque em causa a segurança dos restantes utilizadores.

Agora é importante que efetue a queixa na PSP, GNR ou Ministério Público, de forma a pedires a restituição dos valores pagos e prejuízos causados com esta transação.

Em alternativa, pode apresentar a queixa online, através do link: Queixas Electrónicas - https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT

Tudo o que seja necessário de informação durante o decorrer da queixa, devido à proteção de dados, não podemos agora facultar-lhe, serão sempre fornecidas essas informações ao tribunal ou polícia, quando solicitadas pelas mesmas formalmente

Aproveito para sugerir que futuramente, utilize o serviço "Entregas OLX", que pode oferecer mais segurança nas suas transações. Descubra mais sobre este serviço aqui > https://help.olx.pt/hc/pt/sections/360000751058-Entregas-OLX, e as nossas dicas importantes para usar o OLX em segurança aqui > https://help.olx.pt/hc/pt/articles/203168251.

Esforçamo-nos para se encontrar uma resolução, se possível, e tomamos ações quando justificadas, para que não se volte a repetir o comportamento do utilizador na nossa plataforma que ponha em causa a segurança do OLX e dos seus utilizadores, contudo o OLX conforme indica nos Termos e Condições, Ponto 2- Disposições Gerais: Alínea 8, secção a, b e c, não se responsabiliza por qualquer dano que ocorra na sequência de uma transação, ou comportamento inadequado de uma das partes da transação.

Espero que a situação se resolva o mais rapidamente possível. Mais alguma questão, estamos aqui para ajudar.

Até já!
Equipa OLX.
17 de maio 2023
A OLX não procedeu a qualquer ação impeditiva ao burlão, da continuação da lesiva junto de outros utilizadores.
17 de maio 2023
Relativamente à burla de que fui alvo, a OLX apresentou como resposta “a nossa equipa de Qualidade e segurança considerou o reporte que nos enviou e este será alvo de analise para se poder proceder a todas as ações necessárias para que o utilizador que nos reporta, não mantenha o mesmo comportamento no OLX e para que este não coloque em causa a segurança dos restantes utilizadores.” E considerou a questão como resolvida. Continuo, no entanto a constatar que o anunciante burlão mantem a conta ativa e publica até novos anúncios.
Qual as ações tomadas pela OLX para o impedir da continuação das atividades de burla? De que forma é assegurada aos utilizadores desta plataforma a devida proteção? Gostaria de continuar a confiar na OLX como uma plataforma onde os burlões não vejam as suas ações legitimadas e como tal convidativas à prática de atividades ilícitas e lesivas.
Solicito uma vez mais que a queixa que apresentei, com as devidas provas seja analisada e a conta do burlão definitivamente encerrada.
Olá, Maria Simões.

O OLX tem procedimentos de segurança sobre as contas dos utilizadores e os quais não poderemos partilhar por esta via.
A segurança é importante para o OLX e assim todas as acções serão efetuadas de acordo com os Termos e condições bem como com os procedimentos legais e da legislação vigorante.

A nossa recomendação é para que seja efetuada a queixa nas instâncias recomendadas e o mais breve possível de forma a que consiga resolver também, rapidamente.

Estamos ao dispor para colaborar com as autoridades em tudo o que seja necessário para a investigação quando notificados directamente por estas.

Até já
Equipa OLX
17 de maio 2023
A recomendação que me é feita de " que seja efetuada a queixa nas instâncias recomendadas " é um processo distinto e à parte das ações que competem à plataforma através da qual fui burlada.
O que eu solicito, é que a OLX proceda às medidas que estão ao seu alcance para evitar novas burlas, encerrando a conta do burlão. Os mencionados "procedimentos de segurança sobre as contas dos utilizadores e os quais não poderemos partilhar por esta via", são evasivos e carecem de evidencia e transparência, para nós utilizadores. A única medida efetiva e eficaz que podem adotar é banir da plataforma este burlão. Ao permitirem que, estando ele devidamente identificado e a sua burla comprovada, continue a usar a conta, a eficácia das medidas que alegam traduz-se no apoio do ilícito e causa nos lesados uma enorme sensação de injustiça. Vi que noutras reclamações esse encerramento da conta já aconteceu. Usem, por favor, os mesmos critérios. As respostas que me enviam, são frases normalizadas que se vão repetindo e em nada resolvem o meu problema. Aguardo ainda seja feita justiça.
23 de maio 2023
Na sequência da presente reclamação, venho por este meio deixar aqui manifesta toda a indignação e revolta, pela solução (ou falta dela) aplicada pela OLX. Denunciei uma situação de burla, identifiquei devidamente o autor e enviei as provas da fraude.
Em forma de resolução, a OLX enviou o seu lamento, remeteu-me para uma queixa policial e disse serem adotadas “medidas secretas” para proteger os utentes. Como evidência permitiu a continuação do uso da plataforma de venda ao burlão. Se não fosse grave seria anedótico.
Talvez fosse de repensar a continuação da possibilidade de denúncia que existe na plataforma, uma vez que apenas representa uma perda de tempo. Quem é burlado não precisa das vossas lamentações. Precisava da única medida que deixaria seguros todos os utilizadores da OLX: banir os burlões. Estranhamente estes merecem aqui protecção. Pela sua dimensão, esta plataforma de venda, merecia outro profissionalismo.
O último lamento é meu.
7 de junho 2023
O burlão, continua impunemente com anúncios ativos na plataforma OLX. Quantos mais estão à mercê de novas burlas? Porque é que o OLX permite a continuação de acesso a burlões, depois de estarem identificados? Em anexo envio a imagem de apresentação do burlão. Quem sabe, talvez ajude a diminuir o número de burlas.

Até já
Equipa OLX
Maria Simões avaliou a marca
7 de junho 2023

As respostas enviadas, constituem um pequeno texto normalizado, que se vai repetindo a cada email de resposta. É um texto evasivo que apenas lamenta e remate para uma queixa policial. Se pretender fazer uma queixa policial, não necessito que alguém que remeta par tal. Faço-a autonomamente. A OLX esquiva-se a qualquer procedimento a favor da segurança dos utilizadores. Lamentável.