87.9
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Engano com férias em Albufeira

Liliana Cristina da Cruz Oliveira
Liliana Oliveira apresentou a reclamação
8 de agosto 2014

Efectuei reserva de férias em Albufeira via OLX. Procedi ao pagamento de metade do valor como garantia de reserva. Como é natural em qualquer site de mediação de reserva de férias exigir o pagamento de um adiantamento, não questionei e avancei de imediato para o negócio.

Infelizmente o OLX não exerce qualquer tipo de filtro relativamente aos anunciantes nem fornece qualquer tipo de garantia ao comprador, pelo que nunca mais utilizarei os seus serviços e farei questão de divulgar a insegurança relativa a qualquer transacção.

O meu caso encontra-se de momento a ser investigado pela policia judiciária uma vez que, sou apenas mais uma burlada, no meio de tantos outros.

A questão que coloco é: como é possivel qualquer pessoa registar-se no OLX como vendedor e facilmente inventar um negócio e não haver qualquer tipo de critérios de garantia de segurança?!!

Data de ocorrência: 8 de agosto 2014
OLX
11 de agosto 2014
Verificámos que indica já ter contactado o OLX sobre esta situação.

No entanto, caso tenha alguma dúvida ou questão adicional sobre como proceder neste tipo de situação, teremos todo o gosto em esclarecê-la.

11 de agosto 2014

Burlas existem sempre infelizmente, o OLX têm todos os avisos necessários e recomenda a nunca fazer qualquer transação ou adiantamento de valores e partilha de dados.Acho que devemos ser um pouco responsáveis e deixar de tentar meter as culpas das nossas distracções noutras entidades.

Nao percebo porque estao todos contra a Liliana. Para efectuar uma reserva de uma casa de ferias pedem sempre sinal! Ja faço ferias ha muitos anos e nunca tive problemas... ate agora! Acabam de me ficar com 50€ de sinal! Nao se culpa o olx! Temos é que tentar apanhar os burloes e castiga-los!

Eu infelizmente tambem fui burlada.... fiz uma reserva de um apartamento de ferias no OLX, entrei em contacto com o mesmo sujeito "João Correia" falei com ele por telemovel respondeu as minhas questões todas e fiz a transferencia, parte do valor 200€. Pediu para entrar em contacto com ele 3 a 4 dias antes e assim fiz, so que o telemovel estáva desligado e fiquei logo desconfiada..... e pronto, fui mais uma.........
Fui á policia fazer queixa do sucedido , sei que não resolver nada mas pelo menos tentei.
Dados:
É uma transferência europeia para uma conta inglesa do banco Santander
pois eu resido no reino unido.

Os dados da conta são:
SWIFT/BIC: ABBYGB2L
IBAN: GB66 ABBY 0901 2838 1492 60
Portador: João Correia
Morada: 21 Long Elmes HA3 5LE
Localidade: London
País: Inglaterra/Reino Unido

Fica então feita a pré-reserva por um prazo de 24horas para puder
efetuar o pagamento a confirmar a mesma.
Peço-lhe é para assim que fizer a transferência me enviar o
comprovativo da mesma juntamente com o nome e contacto de quem fica
responsável pelo aluguer.
Pode contactar-me pelo numero +351 920 098 808
Fiquem atentos a estes dados.

Sou proprietária de uma casa no Algarve que alugo para férias e no dia 16 de Junho recebi uma mensagem do email: besummer2013@gmail.com demonstrando interesse em alugar a casa por uma semana, o suposto cliente pediu fotografias e algumas informações, e depois disse que oferecia um valor inferior pelo aluguer, eu referi que não alugaria por esse valor, e ele terminou a conversação dizendo "já vi que você não quer negociar".
No dia 28 de Junho, o mesmo email voltou a contactar, interessado na mesma casa, e perguntou o preço de outra semana, seguidamente perguntou o que seria necessário para reservar a casa, eu disse que é preciso um depósito de sinal de 30%. Começou por dizer que já tinha sido enganado num aluguer, que já não confiava em ninguém, eu respondi que não iria fugir com essa pequena quantia de sinal, logo ele disse que na última vez em que foi enganado também lhe disseram o mesmo. Então sugeriu que o pagamento fosse feito atravez do Paypal, eu respondi que não percebia nada sobre o Paypal, respondeu que só faria a transferência de sinal se eu lhe enviasse uma fotocópia do cartão de cidadão e um comprovativo de morada.
Eu respondi que não era so ele que tinha medo de ser engando, também eu tinha, e que não se deve enviar dados pessoais para estranhos, pois qualquer pessoa pode fazer um contrato de crédito ou outro em meu nome, tendo os meus dados e falsificando a assinatura.
Ao perceber que eu estava desconfiada, começou a dizer em tom irónico que oferecia um valor inferior pelo aluguer, que estava enrascado com dinheiro e que eu poderia dar um ajuda facilitando o preço, eu repeti que não alugaria por valor inferior, e assim terminou a conversação.
Parece-me que esta pessoas não quer alugar nenhuma casa, que pode ser uma tentativa de fazer alguma burla, como roubo de identidade, e que provavelmente terá enviado mensagens semelhantes a outros proprietários de casas de férias. Fica aqui este alerta...