88.0
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Engano de vendedores

Roberto S
Roberto S apresentou a reclamação
2 de fevereiro 2018

Numa semana fui burlado, pela primeira vez, e por 3 utilizadores diferentes:

josesa.91_@hotmail.com (ID do anúncio: 547303503)
luispiedade731@gmail.com (ID do anúncio: 547866871)
abelsantos_94@hotmail.com (ID do anúncio: 547285004)

Em todos eles, a descrião não levantava suspeitas, disponibilizavam-se para entrega em mão, a comunicação foi sempre boa e em português correto, os preços eram coerentes.
Para envios, o único meio de pagamento aceite por estes utilizadores era PayPal, e pediam para usar a opção "enviar dinheiro a amigos e famíliares" para que ficasse disponível mais cedo e evitar taxas acrescidas.

Feito o pagamento, confirmaram no centro de mensagens que receberam e iriam tratar prontamente do envio.

Entretanto já passaram 2 semanas e não recebi nenhuma das encomendas (enviadas a nível nacional) e os referidos utilizadores passaram a "Utilizador não registado".
Enviei vários e-mails para o endereço das contas, mas nunca tive qualquer resposta.
O tipo de pagamento usado no PayPal, também não permite nenhum tipo de reclamação.

Estou habituado a usar OLX, eBay, AliExpress, Gearbest, os quais já uso há vários anos e sem nunca ter tido problemas. Sou desconfiado, o que me tem ajudado a detetar e evitar situações burlosas. Os envios à cobrança, em muitos casos inviabilizam os negócios devido aos valores cobrados por esse serviço e o tempo que o vendedor pode levar para receber.

O OLX deveria criar um sistema de classificar os vendedores, ou até mesmo publicar o número de vendas concretizadas no OLX como forma de podermos evitar contas fraudulentas que são criadas para vender 1 ou 2 artigos de forma burlosa e depois são extintas.

Data de ocorrência: 2 de fevereiro 2018
OLX
5 de fevereiro 2018
Recomendamos que consulte os nossos conselhos para uma Compra Segura: https://www.olx.pt/safetyuser/

A situação que nos reporta será analisada pela equipa e serão tomadas as devidas previdências caso se confirmem irregularidades.

OLX
15 de junho 2018
Se ainda não conseguiu resolver a situação, recordamos que deverá apresentar queixa nas autoridades para que mediante a intervenção destas a situação possa ser esclarecida, Só necessita de indicar em que site a situação ocorreu e qual o anúncio. Estamos ao dispor das autoridades para no seguimento de uma queixa formal fornecer todos os dados de que dispomos.

2 de fevereiro 2018

O Senhor foi engano porque quis, devia ter lido as normas para efectuar compras seguras no OLX.

Bom dia, apareceu aqui como a sua situação resolvida, ficou mesmo? Consegui alguma coisa? Pois também fui enganado por um desses utilizadores referenciados na sua postagem luispiedade731@gmail.com

Cumprimentos

Hélio Fernandes