88.6
Taxa de Retenção de Clientes
60,7%
Prémios e distinções
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 6º Andar

OLX - Burla e mau serviço do olx

Ricardo Vaz apresentou a reclamação
15 de junho 2024
No dia 21 de Março vi um livro no OLX que me interessava de uma senhora chamada Marlene que mora em Leiria na freguesia de Pousos, Barreira e Cortes. Enviei-lhe uma mensagem e aguardei resposta.
No dia 15 de Abril ela contactou-me perguntando-me se eu ainda estava interessado. Eu respondi-lhe que sim. Aguardei resposta mas ela não respondeu mais.
No dia 11 de Maio ela contactou-me outra vez escrevendo: "Bom dia, os livros estão em casa dos meus pais. Logo estarei lá e trato de enviar o livro." Pedi para enviar o livro por correio normal.
No dia 15 de Maio, paguei pelo livro 16,90€, custo do envio incluído, por transferência bancária. Aguardei então pelo chegada do livro.
No dia 23 de Maio eu ainda não tinha recebido o livro e então contactei a senhora Marlene. Ela respondeu o seguinte: "Boa noite, envio amanhã. Vivo longe da cidade. Peço desculpa pela demora." Eu respondi-lhe para me devolver o dinheiro caso não pudesse enviar o livro.
No dia 25 de Maio o livro ainda não tinha chegado e então pedi para me devolver o dinheiro. Ela respondeu que já tinha enviado.
No dia 28 de Maio a mesma situação. Contactei-a, enviando-lhe três mensagens, exigindo-lhe que me devolve-se meu dinheiro mas ela não me respondeu mais.
A senhora Marlene tinha outros livros à venda no OLX, seis ou sete livros, um dos quais sobre anatomia humana. Mas após esta situação ela apagou os anúncios desses livros. E ela nunca leu as três últimas mensagens que lhe enviei. Portanto, a situação é óbvia: fui burlado.

Denunciei a situação ao OLX. Alguns dias depois recebi um email deles com a seguinte mensagem: "Após analise, percebemos que o artigo foi enviado em correio normal, sendo que o mesmo poderá ter sido extraviado, e como não temos forma de confirmar, recomendo que registe uma queixa nos CTT através do Link."

Eu já comprei várias coisas pela internet, pelo OLX ou outros websites. Umas vezes peço ao vendedor para enviar a encomenda por correio registado, outras vezes por correio normal. Extravio é coisa que nunca aconteceu. A senhora Marlene nunca mais respondeu às minhas mensagens, e as três últimas que lhe enviei no dia 28 de Maio, nem as leu. E ela tinha outros anúncios no OLX que após esta situação ela apagou-os todos. Esta situação é óbvia: ela burlou-me. Fui enganado. Só não vê quem não quer. E a posição do OLX foi uma de desprezo total tentando convencer-me de que a encomenda talvez foi extraviada e para eu contactar os correios.

Eu não espero obter nem o livro nem o meu dinheiro de volta. Esta denúncia tem como objetivo denunciar a burla mas também de denunciar a posição de desprezo do OLX.

Deixo aqui os dados que tenho da senhora que me burlou:
Nome: Marlene
Localidade: Leiria, freguesia Pousos, Barreira e Cortes
IBAN: PT50 0007 0223 0033 7990 0017 6
Data de ocorrência: 28 de maio 2024
Olá, Ricardo Vaz.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #114043124 (2024-06-15).

Até já,
A equipa OLX.
15 de junho 2024
Vocês do OLX não precisam de analisar nada porque vocês não vão fazer nada e não querem fazer nada. A pessoa que me burlou nunca mais me respondeu e apagou todos os outros anúncios que tinha. E depois vocês enviam-me um email tentado convencer-me de que a encomenda se extraviou porque foi enviada por correio normal. Isto prova que vocês não querem fazer nada e limparam as mãos do crime. A vossa posição é uma de cumplicidade.
Esta denúncia serve para denunciar tanto a burla como vocês, o OLX.
17 de junho 2024
Olá, Ricardo Vaz.

Agradecemos o contacto e lamentamos a situação ocorrida. Não é esta a experiência que queremos que tenha no OLX.

Vamos-lhe enviar uma mensagem privada a solicitar mais informações.

Equipa OLX
17 de junho 2024
Para quê? Vocês afirmaram que a encomenda se extraviou nos correios. Vocês podem provar tal ocorrência? Não, não podem. Deixe-se estar quieto. Vocês mostraram bem claro a vossa posição de não querem resolver o caso.
Cumprimentos.
Olá, Ricardo Vaz.

Agradecemos o novo contacto.

Uma vez que não temos forma de mediação a situação, pois não temos acesso ao artigo, o que poderemos recomendar é que apresente uma queixa junto das autoridades para recuperar o valor pago.

Existindo um envio em correio normal, não é possível localizar o artigo e por isso, não nos é possível mediar o negócio. Optar pelo envio em correio registado é a melhor forma de poder obter o comprovativo em como foi enviado, e apurar junto da transportadora a situação.

Agradecemos a compreensão.

Equipa OLX
18 de junho 2024
A culpa não é dos correios. Se as encomendas se se extraviassem por causa de correio não registado, os correios não dariam esta opção de envio aos clientes. O extravio de encomendas é algo que acontece muito raramente. A responsabilidade é vossa. Vocês lavaram as vossas mãos desta situação quando a burla é óbvia. Vocês permitem que as pessoas vendem artigos no vosso website sem qualquer tipo de segurança.
21 de junho 2024
O OLX diz-me para eu apresentar queixa mas recusa-se a dar-me os dados da pessoa que me burlou. Vou apresentar como e com que dados? Tudo o que eu sei da pessoa é o primeiro nome e a localidade. Isto é incompreensível.
O OLX claramente optou por ignorar esta burla.
Ricardo Vaz avaliou a marca
19 de junho 2024

Péssima resposta. Após a burla, o OLX inventou a mentira de que a encomenda se extraviou e escolheu fazer nada.

opta correio editorial registado sempre tens o tracking

18 de junho 2024

Oh meu caro senhor. Você é cego? A tipa nunca mais respondeu às minhas mensagens e apagou todos os outros anúncios. O livro nunca foi enviado. Ela burlou-me. Não é preciso ser um génio para ver isto. Se a encomenda realmente se extraviou, então a culpa não é da vendedora. E ela poderia continuar a responder às mensagens e continuar com os outros anúncios.