88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Engano iPhone 6s 32gb desbloqueado

EDUARDO GONÇALVES
EDUARDO GONÇALVES apresentou a reclamação
20 de agosto 2019

Venho por este comunicar a situação de burla que ocorreu ontem, dia 19/08/2019. Acontece que vi um iphone 6s à venda por 130€. Contactei a senhora no dia 14 via sms para o nº de telefone do anúncio (916080489), não obtendo resposta. No dia 15 resolvi tentar contactar via Olx procurando saber se o telefone ainda estava à venda, tendo tido uma resposta positiva no dia 18. Procurei saber se haveria algum desconto no preço anunciado e se poderia ser enviado à cobrança, ao qual me foi respondido que o negócio se poderia fazer por 100€ mas que teria de ser feito o pagamento por mbway ou por transferência, e que enviava ou por correio registado ou azul. No dia 19 recebi um sms de um novo nº (910285617) para combinarmos as coisas para o negócio.
Combinámos em eu fazer a transferência nesse mesmo dia, e pedi o NIB, o qual me foi enviado por email, com uma foto do impresso tirado no multibanco (NIB: 001000005049801000134). No email o nome que aparecia como remetente era ANA BEATRIZ SILVA (beatriznsilva13@icloud.com), o que acabou por bater certo com o nome do titular da conta de destino da transferência - ANA BEATRIZ DA SILVA NUNES.
Ao final do dia enviei um sms a perguntar quando é que iria enviar o telefone e respondeu-me que seria no dia seguinte (hoje, dia 20/08), o que me deixou descansado.
Hoje quando tentei saber novidades não obtive respostas, nem por email, nem por sms, nem ligando para o número, e o utilizador da conta do Olx foi inactivado.
Lembrei-me de colocar o número de telefone no Google e deparei-me com diversas pessoas a queixarem-se de burla por parte desta pessoa e aí é que tive a certeza do que tinha acontecido.
Liguei para o banco mas a transferência já tinha sido efetuada e teria de haver custos para tentar reaver o dinheiro e dependia sempre da vontade da sra em devolver. Se alguém souber de alguma forma de reaver o dinheiro, agradecia que me informassem.
Obrigado.

Data de ocorrência: 20 de agosto 2019
OLX
21 de agosto 2019
Olá, Eduardo Gonçalves.

Lamentamos desde já que esteja a passar pela presente situação. Compreendemos que seja uma situação aflitiva para si, pois, pagou por um artigo que ainda não recebeu.

A nossa intenção é que tenha a melhor experiência no OLX. Fazemos todos os esforços para que as suas compras e vendas sejam bem sucedidas.

Dadas as circunstâncias, indico que a nossa equipa de Qualidade e Segurança, já tomou as devidas ações sobre o registo do vendedor que nos reporta.

Face ao exposto, recomendamos que apresente uma queixa formal, no sentido de recuperar o valor pago. Pode recorrer à PSP ou GNR (conforme a sua área de residência), à Polícia Judiciária ou a uma delegação do Ministério Público. Como alternativa também poderá apresentar a sua queixa, através do seguinte portal:

- https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT

Pedimos ainda que se certifique de que a sua queixa inclui todos os dados que tem do vendedor (código do anúncio, dados de pagamento utilizado, email, contacto telefónico, etc).

Informamos que o OLX está a trabalhar em conjunto com as autoridades para evitar estes comportamentos na nossa plataforma, contudo, por questões legais, é mesmo importante que formalize a queixa para que esta tenha validade jurídica.

Dispomo-nos ainda a assistir em quaisquer assuntos relacionados através do telefone 210 738 068 (disponível nos dias úteis, das 09h às 19h, preço de chamada local).