88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Engano no valor do envio

Mara Mendes
Mara Mendes apresentou a reclamação
12 de junho 2017

No dia 30 de Maio as 23h44 vi um anuncio no OLX que mostrava uma bicicleta de btt azul, e outra cinzenta e cada uma custava 70 euros, pelo que me interessei pela azul e entrei em contacto com o utilizador por telemóvel por SMS, cujo contacto era 939692792. O utilizador respondeu que tinha o artigo, isto no dia seguinte 31 de Maio de 2017 as 7h13. Especificaram-se pormenores relativos à bicicleta e ele até disse baixar o preço para 65 euros se eu fosse buscar em mãos no mesmo dia. Como sou da zona de Bragança não poderia ir a Almada buscar e pedi que fosse por ctt e ainda baixou o preço para 60 euros. Ele pediu que transferisse o dinheiro dos portes antes e o resto do valor seria enviado à cobrança. Fui saber aos ctt o valor e referiram que rondava os 16 euros. Pedi ainda fotografias da bicicleta e acabou por dizer que não lhe dava jeito. Disse que enviaria ainda no próprio dia ou dia seguinte porque depois iria viajar, dai ele ter pressa e não querer enviar fotos do produto. Ele disse que enviava de imediato a bicicleta assim que eu lhe transferisse os 16 euros. O utilizador também nunca atendeu o telefone porque dizia estar a trabalhar. Entretanto ele queria o dinheiro na hora e assim so por deposito bancário e já eram 16h22, pelo que os bancos tinham fechado. Como tinha urgência no produto pedi que enviasse tudo a cobrança e o utilizador recusou. Entao eu disse que faria transferência e ele me enviasse logo no dia seguinte, pois ele também referiu que os ctt em almada fechavam as 16h. Disse ainda que era a primeira vez que faria envios a cobrança. Mais tarde pediu que transferisse 20 euros em vez de 16 euros e faria o acerto depois para facilitar o levantamento porque a conta não era dele. Eu aceitei e pedi o NIB para transferência dos 20 euros. O utilizador pediu para esperar e umas horas mais tarde enviou me um NIB que supostamente não era dele. Ele deu me o NIB 0033 0000 4540 3830 908 05 Jeancler Rodrigues Santos. No dia seguinte 1 de Junho de 2017, enviou SMS a perguntar se já tinha enviado os 20 euros e eu fui fazer a transferência as 10h48 e enviei comprovativo por fotografia. O utlizador disse que ia enviar a tarde a bicicleta e as 12h22 enviou SMS a dizer que descobriu que ia ser caro enviar porque a caixa onde tinha que colocar a bicicleta eram 20 euros e queria mais 20 euros na conta para proceder ao envio. Eu pedi que ele arranjasse um aembalagem caseira e o utilizador disse não ter tempo de o fazer, então pedi que pagasse a dita caixa e depois inserisse no valor da cobrança para eu pagar quando o produto chegasse. O utilizador disse não ter dinheiro para investir no momento e eu alertei que a transferência também não lhe garantia o valor no próprio dia e que o combinado ele não estava a cumprir. Mais tarde disse ter 20 euros mas que não ia investir em nada. Como ele disse ter dificuldade a embalar a bicicleta pedi que desmontasse o que quissese e o utilizador disse que era difícil faze-lo. Perguntei a que horas ia as ctt e ele referiu as 15h30, mas so iria saber o preço total do envio. As 17h10 disse que o custo era 38 euros. As 19h11 disse que enviava a bicicleta mas que tinha de lhe dar tempo para arranjar uma caixa e que de manha no dia seguinte procuraria uma. No dia seguinte 2 de Junho não obtive resposta as SMS durante o dia e referi que faria queixa contra o nome fornecido pelo NIB (Jeancler Rodrigues Santos). O utilizador respondeu as 20h47 dizendo que esteve a trabalhar e que no dia seguinte teria uma caixa grande disponível. Eu perguntei se segunda feira sem falta enviaria e ele disse que sim e dia 3 de Junho disse já possuir a caixa e que depois de segunda ficaria sem tempo para ir aos CTT por ir viajar. Como combinado, segunda feira 5 de Junho enviou uma ultima SMS as 8h19 e eu mais tarde perguntei se fez o envio e não respondeu mais a nenhuma SMS. Dia 7 de Junho tentei telefonar atendendendo duas vezes seguidas e quando referi ser a compradora desligou o telefone e posteriormente bloqueou o meu contacto. Hoje dia 12 de Junho sinto-me lesada e perdi os meus 20 euros e não enviou produto nenhum. Retirou ainda o anuncio. Peço a equipa do OLX resposta e resolução para o meu caso. PS o utilizador possuía conta no nome Pedro Miguel, de Almada e possuía outro anuncio que dizia vender um cigarro electronico. Obrigada desde já, Mara Mendes

Data de ocorrência: 12 de junho 2017
OLX
19 de junho 2017
Recomendamos que consulte os nossos conselhos para uma Compra Segura: https://www.olx.pt/safetyuser/

A situação que nos reporta será analisada pela equipa e serão tomadas as devidas previdências caso se confirmem irregularidades.