87.9
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Engano OLX

Fausto Moreira apresentou a reclamação
13 de maio 2016

Em Janeiro deste ano contactei o Sr. Eládio Guardado devido a anúncio por ele publicado do OLX (ID do anúncio: 511214195) que visava a venda de uma guitarra Jackson Performer PS1. Inicialmente, o meu interesse não era comprar a guitarra inteira mas sim o braço desta para a realização de um projecto que tinha em mãos.
Acordámos um valor para aquela peça (30.00€) que transferi para o seu NIB (0045 5472 4024 1713 0837 5 – Crédito Agrícola). Este pagamento foi feito dia 13 de Janeiro e no dia seguinte, 14, o Sr. Eládio Guardado comprometeu-se a enviar a peça. Não foi enviada. Nos dias seguintes fui perguntando quando é que a peça seria enviada, e foi-me constantemente respondido que “seguirá hoje” ou “seguirá amanhã sem falta”. Nada. A desculpa dada por este cavalheiro é que tinha tido um “percalço”…
A 28/01 o Sr. Eládio Guardado contacta-me informando que não consegue vender a outra parte da guitarra, neste caso o corpo desta, e propõe-me a sua compra por mais 25.00€. Aceitei com a condição de lhe pagar esse valor (os 25.00€) assim que recebesse a encomenda ou uma garantia que esta me seria enviada (código dos CTT, por exemplo).
Entramos no mês de Fevereiro e ao fim de várias mensagens sem resposta enviadas ao Sr. Eládio Guardado via OLX, lá se decide a responder no dia 8 desse mês que, e passo a citar, “Até quarta está aí a guitarra completa”. Até aqui tudo bem, não fosse dia 8/02 véspera de Carnaval. Mais uma desculpa esfarrapada.
A 12/02, e já um mês tinha passado desde o fecho do negócio, e começando a ver que isto não ia a lado nenhum, confrontei o Sr. Eládio Guardado: ou me faz o envio ou me devolve os 30.00€ que transferi antecipadamente. A 15/02 o Sr. Eládio Guardado envia-me mensagem via OLX dizendo que não me fez o envio porque não tinha dinheiro para pagar a encomenda e que me faria o envio no dia seguinte. Compreendi a situação e resolvi dar-lhe uma oportunidade e como seria de esperar, não enviou coisíssima nenhuma. Contactei-o no dia 26/02 via telefónica (através do número 919 734 021) e, aparentemente, a não ser que seja um bom actor, o Sr. Eládio Guardado se sentia um pouco incomodado com a situação e até mencionou que tinha um amigo que estudava aqui em Coimbra e poderia enviar a guitarra por ele. Até aqui tudo bem.
Dia 27/02, o Sr. Eládio Guardado informa-me que esse suposto amigo só voltaria para Coimbra no dia seguinte. Não foi. A 29/02, o Sr. Eládio Guardado informa-me via SMS que esse suposto amigo afinal regressará a Coimbra a 2/03. Se regressou a Coimbra, não sei. O que eu sei é que, uma vez mais, o Sr. Eládio Guardado voltou a falhar redondamente com aquilo a que se propôs fazer.
Entramos no mês de Março… Dia 1/03 o Sr. Eládio Guardado contacta-me via SMS informando que me ia fazer o envio da guitarra no seu gigbag (saco de transporte) também da Jackson, ao qual acordámos que seria incluído também no negócio por mais 10.00€. Este valor seria adicionado aos 25.00€ anteriormente acordados pelo corpo da guitarra e seriam pagos aquando da recepção da encomenda. No dia 2/03, o Sr. Eládio Guardado contacta-me via SMS informando que os CTT recusaram o envio da guitarra porque ia mal acondicionada… Pergunto eu: quem é que envia pelo correio uma guitarra somente dentro do seu saco de transporte? É mais do que óbvio que os CTT não vão correr riscos no envio de um instrumento musical mal acondicionado. Como a guitarra é de braço aparafusado sugeri ao Sr. Eládio Guardado que a desmontasse, separando o braço do corpo e acondicionasse bem dentro de uma caixa. No dia 4/03, uma sexta-feira, o Sr. Eládio Guardado contacta-me novamente via SMS informando que os CTT voltaram a recusar o envio porque, supostamente, estava uma vez mais mal acondicionado (???). Dia 8/03 recebo outro SMS dizendo que no dia seguinte seria enviada. Não foi. No Dia 14/03 volto a receber outro SMS dizendo que até ao fim dessa semana seria enviada. Não foi.
Voltei a confrontar o Sr. Eládio Guardado e deixei-lhe mensagem no OLX indicando-lhe que se até fim dessa semana (18/03) não recebesse a guitarra, exigia a devolução dos 30.00€ que lhe tinha transferido em Janeiro.
Curiosamente, a partir desta data (18/03) o Sr. Eládio Guardado deixou de responder às mensagens que lhe deixei no anúncio no OLX. A partir daqui se vê claramente que o Sr. Eládio Guardado está, com tudo isto, a agir de má fé. Digo isto porque lhe mandei mensagens para outros anúncios por ele publicados e aí ele já as leu e deu-lhes resposta. Nesta data, 18/03, o Sr. Eládio Guardado envia-me um SMS, pedindo o meu IBAN, informando que na segunda-feira seguinte me faria a devolução dos 30.00€. Não fez. A justificação que deu, em SMS enviado a 24/03, é que tinha recebido dinheiro de umas coisas e me pagaria.
No dia 1/04 (Dia das Mentiras. Nem a propósito…) volto a questionar o Sr. Eládio Guardado que me diz que na segunda-feira seguinte já deveria ter o dinheiro na minha conta. Não tinha. Deve ter sido a brincadeira do Dia das Mentiras…
A 5/04, o Sr. Eládio Guardado questiona-me via OLX se me poderia devolver o dinheiro a 7/04. Nesse mesmo dia (7/04) questionei-o via SMS se tinha já feito a transferência, ao que ele respondeu, e passo a citar “Já”. 7 de Abril calhou a uma quinta-feira. Como são bancos diferentes, as transferências poderão demorar pelo menos 48 horas. Esperei por segunda-feira e nada! O Sr. do Sr. Eládio Guardado voltou a mentir descaradamente (vá-se lá saber porquê), desculpando-se que não tinha dinheiro para me pagar. Voltei a confrontá-lo e a resposta que me deu é que até 24/04 tinha o meu dinheiro de volta. E deu-me a sua palavra (que pelos vistos não vale nada) que não falharia. Nessa mesma data (24/04) recebo esta mensagem do Sr. Eládio Guardado via OLX: “Terça ta na tua conta já realizei dinheiro logo que faça mando te foto daquilo manda me SMS troquei de telemóvel”. É curioso… Não tem 30.00€ para me devolver mas tem dinheiro para trocar de telemóvel…
Como estive fora de Portugal entre 25 e 29/04 e não pude comprovar se a transferência foi feita. Quando regressei fui verificar os movimentos da minha conta, sem surpresa, o Sr. Eládio Guardado voltou a mentir. Voltei a confrontar o Sr. Eládio Guardado, em SMS enviado a 10/05, me garantiu que no dia 12/05 (ontem) iria directamente a um balcão do meu banco depositar o dinheiro para que ficasse logo disponível na minha conta. Voltou a mentir e não o fez.
Se quiserem conhecer este “artista” facilmente é encontrado no Facebook.
Já reportei esta situação ao OLX, que à boa maneira de Pilatos lavou daí as suas mãos. Só com queixa na Polícia, que irei apresentar em breve, farão alguma coisa. Pode não ser uma importância muito grande, mas esse dinheiro é meu.
Apesar de tudo isto, o Sr. Eládio Guardado ainda tem a sua conta aberta no OLX e onde tem publicado anúncios.
Enquanto o OLX não exigir dados pessoais aos utilizadores do site e enquanto não for instaurado um sistema de feedback para filtrar os vendedores sérios dos * PROIBIDO *, situações como esta serão recorrentes.

Data de ocorrência: 13 de maio 2016
16 de maio 2016
Por lapso não indiquei que após o ter contactado telefonicamente em Fevereiro, o Sr. Eládio Guardado a partir de então sempre recusou as minhas chamadas quando o tentava contactar por esta via.
OLX
16 de maio 2016

1 de junho 2016
Esta reclamação está resolvida. O valor em falta já me foi restituído.
Fausto Moreira avaliou a marca
2 de junho 2016

O OLX tem de mudar de política relativamente à forma como são registados os utilizadores/anúncios. Pedir dados pessoais para criar conta poderá ser uma opção. Instaurar um sistema de feedback, de forma a classificar vendedores e compradores, parece-me ser também um bom sistema para filtrar aquilo que é inserido no OLX. Desconheço se a outra parte foi pressionada pelo OLX com vista a solução do caso apresentado por mim neste site.