88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Burla por parte de possível comprador

Eliana Bernardino apresentou a reclamação
10 de agosto 2022
Partilhei o anúncio de um Casaco de Cabedal e nos minutos seguintes recebi uma chamada telefónica. Do outro lado da linha, a sujeita identificou-se (não me recordo do nome), e afirmou que não estava em Portugal. Mostrou interesse no item partilhado e questionou se teríamos mais para venda da mesma marca.
Prontificou-se a efetuar parlamento imediato de 100€ (valor do casaco depois de negociado) via MBWAY. Contudo, e percebendo que nunca tinha vendido um artigo na plataforma e que eu não percebia muito da aplicação, a sujeita indicou passo a passo qual o procedimento a fazer para recebermos o dinheiro na conta através do já referido MBWAY.
Ela, através do código que me pediu, conseguiu retirar 100€ da minha conta. Sendo que tentou repetir o mesmo processo diversas vezes, obtendo sempre erros. (apenas conseguiu retirar 100€)
Afirmou que não estava a conseguir e que iria precisar de outro número com MbWay, e por isso dei o do meu pai que felizmente não caiu nesta Burla.
Assim que me apercebi de que o dinheiro estava em falta, a senhora pediu me o Iban para fazer a transferência e um screenshot em como o dinheiro tinha saído da minha conta.
Ora, isto para que não percebêssemos que nos tirou dinheiro, em vez de transferir. Entretanto, nunca mais atendeu o telemóvel. Como não atendeu, abrimos a aplicação do banco e deparamos-nos com a falta dos 100€

NUNCA FORNEÇAM DADOS NENHUNS PARA O MB WAY, A ÚNICA COISA QUE PRECISAM PARA FAZER A TRANSFERÊNCIA É DO VOSSO NÚMERO DE TELEMÓVEL. NADA MAIS!
Data de ocorrência: 10 de agosto 2022
Olá, Eliana Bernardino.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #78946922 (2022-08-11).

Até já,
A equipa OLX.
Olá, Eliana Bernardino.

Agradecemos o seu contacto.

Lamentamos desde já a situação que nos indica. Não é esta a experiência que queremos que tenha no OLX.

Se o contacto foi através de mensagem escrita (sms), vamos-lhe pedir que nos envie um screenshot (captura de imagem) onde seja visível o número de telemóvel e a mensagem enviada.

Se o contacto foi feito através de chamada telefónica, pedimos-lhe, por favor, que aceda aos seus registos de chamadas recebidas e faça um screenshot (captura de imagem) onde seja visível o contacto telefónico.

Desta forma, a SIBS vai conseguir identificar o número e bloquear o mesmo.

Temos ainda disponível este link na Ajuda do nosso site sobre o funcionamento do Mb Way: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360002773678-MBway-.

Agradecemos a sua colaboração.

Olá, Eliana Bernardino.

No seguimento da mensagem anterior, aconselhamos ainda que contacte o seu Banco para ver se existe a possibilidade de reaver o valor perdido e em seguida, apresente uma queixa formal junto da PSP ou GNR com todos os dados que tiver na sua posse.

Estaremos disponíveis para ajudar em qualquer investigação.

11 de agosto 2022
Bom dia, segue então o screenshot do que me pediram. O primeiro telefonema foi as 20h23 o que não aparece no print devido à quantidade de vezes que tentei ligar à Sra depois de me aperceber da falta do dinheiro, o qual ela nunca atendeu
Esta resposta tem um anexo privado
11 de agosto 2022
Segue também o print correto pois foram criados 4 códigos e apenas 1 funcionou.
Esta resposta tem um anexo privado
Olá, Eliana Bernardino.

Agradecemos o envio da informação pedida.

Já encaminhamos toda a informação para a nossa Equipa de Qualidade e Segurança para que possam ser tomadas as devidas medidas na nossa plataforma, sendo que também trabalhamos em conjunto com a SIBS (MBWAY) para evitar que estas situações se repitam de futuro.

Esperamos que tudo se resolva.
Muito obrigada pela tua colaboração. Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão.

11 de agosto 2022
E como fica a situação para o meu lado?n
Olá, Eliana Bernardino.

Agradecemos o novo contacto.

Face à sua questão, conforme indicado anteriormente, aconselhamos que contacte o seu Banco para ver se existe a possibilidade de reaver o valor perdido e apresente uma queixa formal junto da PSP ou GNR com todos os dados que tiver na sua posse.

Garantimos total colaboração por parte do OLX para ajudar a colaborar com as autoridades caso sejamos notificados formalmente para ajudar a resolver a situação

Estamos disponíveis para mais informações ou esclarecimentos.