88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Engano - utilizador

Joel
Joel apresentou a reclamação
20 de junho 2019

No passado dia 8 de Junho, fui contactado pelo utilizador "pedro.j.s.santos71" de Esposende, para compra de um conjunto de 3 de notas de colecção de escudos, no valor total de 21 euros, com envio em correio azul.

Após troca de mensagens, o senhor de nome Pedro Santos, no dia 11 de Junho, enviou-me por volta as 8h um e-mail com o talão multibanco, relativo à transferência do valor acordado, cuja hora indicava minutos antes do envio do e-mail, com uma fotografia do referido talão.

Uma vez que faço praticamente diariamente vendas e envios, e recebo sempre o comprovativo da transferência antes do envio, procedi ao envio da encomenda no próprio dia.

Passados 2 ou 3 dias e ao não ver a entrada da transferência na minha conta, contactei a pessoa em causa, que logo de seguida apagou a sua conta no olx. Contactei igualmente via e-mail, abriu a mensagem enviada, mas não respondeu. Apresentei queixa no olx, que respondeu dizendo que o indivíduo vinha já a ter comportamento semelhante com outras pessoas.

Dados da pessoa em causa:

Pedro Santos
Rua dos Bombeiros, nº68 - 1ºdto
4740-291 Esposende

pedro.j.s.santos71@gmail.com

Enquanto o OLX não adoptar um sistema de feedback ou de autenticação credível como fazem por ex. os sites de apostas desportivas ou de leilões internacionais, continuarão a verificar-se burlas, pois estes indivíduos saem sempre a ganhar. De nada vale apresentar queixa nas autoridades. Tenho uma queixa de burla no olx apresentada nas autoridades, já fui chamado ao tribunal 2 vezes, e em 2 anos o caso ainda não teve qualquer desfecho.

Data de ocorrência: 20 de junho 2019
OLX
25 de junho 2019
Olá, Joel Pereira. Bom dia.

Lamentamos a situação ocorrida e informamos que estamos atentos a este tipo de situações.

O utilizador que nos reporta colocou em causa a segurança da plataforma, pelo que procedemos à eliminação da conta de forma a garantir a segurança dos utilizadores.

Uma vez que não conseguiu concluir o negócio na totalidade, sugerimos que tente mais uma vez resolver a situação com o comprador. Caso a situação não se resolva, aconselho que apresente uma queixa formal junto de qualquer entidade competente (PSP ou GNR) com todos os dados que tiver em sua posse.

Em alternativa poderá apresentar uma queixa na polícia judiciária através deste link https://www.policiajudiciaria.pt/queixa-eletronica/ - informamos que para formalizar por esta via, necessita de ter um leitor de cartões de cidadão.

Asseguramos que estamos totalmente disponíveis para colaborar em qualquer investigação decorrente, sendo que qualquer tipo de dados só pode ser facultado após requisição das autoridades policiais.

Agradecemos ainda a sua sugestão sobre o feedback entre utilizadores. O nosso objetivo é recolher o máximo de ideias possíveis para que desenvolvamos um melhor produto para os nossos clientes. É com sugestões destas que conseguimos evoluir.

Lamentamos toda esta situação pois não é a forma como queremos que os nossos utilizadores atuem.

Até já!
Equipa do OLX.

Já tive um problema semelhante com um Aurélio Santos também de Esposende. Mandou-me o comprovativo só que a imagem não era de telemóvel, o que me levantou a pulga atrás da orelha. Dei desculpa de não poder ir aos CTT nesse dia, no dia seguinte o dinheiro ainda não tinha dado entrada na conta, enviou-me 50 e tal mensagens a reclamar, esperei mais 1 dia, nada do dinheiro. Quando lhe disse, bloqueou-me. Fiz queixa ao OLX, deve ter mudado de nome e continua a fazer o mesmo.

Joel Autor
30 de julho 2019

José, provavelmente será a mesma pessoa.