88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Enganodo pelo comprador

Carlos Figueira
Carlos Figueira apresentou a reclamação
26 de outubro 2018

Farto de saber que estas burlas estão cada vez mais frequentes, deixei-me levar por pura estupidez. O valor do artigo era baixo e não quis acreditar que houvesse alguém que quisesse perder o seu tempo a burlar por um artigo deste valor.
Iniciou-se a conversação pela plataforma OLX, perfeitamente normal, como tantas outras com um desfecho normal. O individuo prontificou-se a efetuar a transferencia bancária antecipadamente e em enviar o comprovativo. Fê-lo tal como disse e enviou realmente um comprovativo. Reparei no comprovativo e pareceu-me minimamente legitimo e com naturalidade procedi à prepração da encomenda e enviei. Comecei a perceber que tinha sido burlado quando o individuo em questão deixou de ler as mensagens que lhe enviava a informar que tinha acabado de fazer o envio com os respetivos códigos de encomenda etc mesmo estando o individuo online (Segundo informação da aplicação OLX) . Obvio que não recebi o pagamento e facilmente comprovei que o comprovativo era falso. Não me passou pela cabeça ser burlado com um artigo deste valor, mas fui e por pura estupidez minha, porque se tivesse feito o que fiz em 2 minutos tinha descoberto logo que o comprovativo era falso. Foi criado como uma imagem e passada para PDF através de uma aplicação online.
Obvio que o OLX pouco ou nada quer ou pode fazer perante esta situação, que devem ser aos montes todos os dias, só continuo achar que têm capacidade e legitimidade para evitar muitas se quisessem.

Fica o aviso à comunidade, que até por valores ridiculos à quem se dê ao trabalho de burlar, seja comprador vendedor, neste caso foi como vendedor.

O índividuo dava-se pelo nome de Maria e o seu utilizador no site OLX mariamartins696.
A morada para a qual o envio foi feito:
Anibal Costa
Rua Dom Joao Mascarenhas bloco 6 ent 401 casa 12
4150-421 Porto

Como o envio foi feito por correio registado sei que a encomenda foi recepcionada pela Fernanda Oliveira.

Em anexo o comprovativo que me foi enviado (partes incompletas propositadamente) e os detalhes da sua criação.

Data de ocorrência: 26 de outubro 2018
OLX
6 de novembro 2018
Verificamos que já nos tinha reportado esta situação e que já lhe foram dadas indicações de como proceder perante a mesma.

Apesar dos esforços do OLX para prevenir estas situações nem sempre é possível evitá-las. Recomendamos que de futuro sempre que possível efectue negócios em mãos e sempre que tal não seja possível se certifique que tem o valor na sua conta bancária antes de efectuar o envio. Caso pretendam uma forma que deixe ambas as partes seguras o OLX recomenda o uso da opção E-segue com opção de verificação da encomenda: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/115005659649

Carlos Figueira
Carlos Figueira avaliou a marca
28 de janeiro 2019

Que fique claro que deram a situação como resolvida mas não resolveram coisa nenhuma.