88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Burlona de Azeitão faz outra vítima no OLX!

Valeria Salles
Valeria Salles apresentou a reclamação
14 de abril 2018

Vi um anúncio no OLX de uma mala da Louis Vuitton, modelo Alma BB damier Ebene, cuja vendedora chamava-se "Joana Sousa" e vivia em Azeitão. O valor da mala estava bastante acessível (metade do que custa em loja) pelo que decidi enviar mensagem a combinar. A vendedora queria enviar por CTT mas eu não quis arriscar visto que era um artigo de 550€. Perguntei se podia entregar em mãos e respondeu que só em Azeitão, que tinha uma bebé pequenina e não podia ir a Lisboa.

Combinei uma ida a Azeitão (são 50km de Sintra, onde vivo - mais 50km para voltar) e no dia combinado enviou mensagem a desmarcar porque tinha a bebé com febre, quando já eu estava na metade do caminho. Combinou-se para dois dias depois e ressaltei que faria a viagem de propósito para buscar a mala, para me avisar caso não pudesse. Entretanto, a Joana voltou a insistir em enviar a mala por CTT, o que tornei a recusar.

Entretanto comecei a achar a história estranha e pesquisei pelo telemóvel dela no google (o número é o 916447317) e encontrei uma queixa aqui no Portal por burla com o mesmo "modus operandi": promete enviar um artigo Louis Vuitton, a pessoa faz a transferência e ela desaparece com o dinheiro e não envia nada.

No perfil do OLX tem várias malas de luxo à venda, todas com valores muito inferiores ao "normal" e insiste para que paguem por transferência. Entretanto, combinei uma nova ida à Azeitão na esperança de comprar a mala e 30 minutos antes da hora combinada, já eu estava a chegar a Vila Nogueira de Azeitão (vinda de propósito de Lisboa) e a Joana envia mensagem a dizer que tem a filha novamente com febre e que iria ao hospital com a criança.

Ameacei ir dar queixa de burla à PSP uma vez que tinha todos os dados dela: morada, nome completo, etc.. e que não era parva para andar a fazer 100km a pala da aldrabice dela, que se calhar nem a mala tinha para vender e queria era endrominar as pessoas. Quando falei em polícia, armou-se logo em vítima, pediu desculpas e disse que me pagava 40€ pela minha deslocação. Questionei-a sobre as burlas em nome dela que existem no OLX (uma das senhoras senhoras burladas é minha conhecida) e a Joana não se mostrou surpresa. Perguntou-me qual era o valor que "ela" devia à minha conhecida (são tantas burlas que já nem se lembrava!) Respondi-lhe que eram 140€ de um porta-moedas da Louis Vuitton que ficou de enviar e nunca enviou. A Joana então disse que me pagava os 140€ da minha amiga + 40€ pela minha deslocação mas que não tinha a mala para me entregar (claramente burla). Disse que aceitava e que esperava por ela na esquadra da GNR de Azeitão.

Quando lá cheguei, pronta a fazer uma queixa sobre ela, já lá estava parada à porta, com os 180€ para me dar e a perguntar "do que eu estava a dar querer queixar-me se ela tinha devolvido o meu "prejuízo" e o da minha amiga". Atenção: a minha amiga está há 5 meses sem reaver o dinheiro, visto que a Joana bloqueou o número dela e nunca mais lhe atendeu!

Não compreendo como o OLX permite que a conta desta senhora continue activa, após tantas reclamações IGUAIS sobre a mesma burla. Sabe-se lá quantas mais pessoas também foram enganadas!
Outra queixa sobre ela aqui no Portal: https://portaldaqueixa.com/negocios-e-sites-na-internet/olx-mais-um-comprador-enganado

Dados da Burlona:

Nome: Joana Sousa
Morada: Rua Henrique de Barros nº 14 - 1º Direito, Azeitão.
Contacto: 916447317
Facebook: https://www.facebook.com/joana.desousa.581
Instagram: https://www.instagram.com/joanafdesousa/
Perfil no OLX: https://www.olx.pt/ads/user/xuEj/

Data de ocorrência: 14 de abril 2018
OLX
14 de maio 2018
Recomendamos que consulte os nossos conselhos para uma Compra Segura: https://www.olx.pt/safetyuser/

A situação que nos reporta será analisada pela equipa e serão tomadas as devidas previdências caso se confirmem irregularidades.

15 de abril 2018

Então há imensas burlas documentadas dessa senhora. Tinha a pessoa em frente à esquadra, com os dados, e não entrou a pedir auxilio? Ajudou-se, ajudou a amiga, e o resto do mexilhão que se lixe.

Eu cheguei a entrar na esquadra da GNR de Azeitão, contudo, a Joana começou por ironizar a situação, enquanto eu explicava o que se tinha passado ao policial, ela dizia "esta senhora quer dar queixa de mim mas já lhe devolvi o dinheiro.." como se eu é que fosse maluca. Sim, devolveu o dinheiro mas ficou 5 meses com 140€ da minha amiga e fez-me ir de propósito a um sítio perdido no mapa para nada. O policial ouviu-me e disse que eu poderia fazer queixa, visto que tinha todos os dados comigo, mas no final achei que não valia a pena, está ali uma burlona profissional, não vai parar. Era debochada, não tinha medo da polícia, estava literalmente "a cagar-se" para o assunto e eu perante gente assim só quero distância. Agarrei nas minhas coisas e fui-me embora, não sem antes prometer que a enxovalhava na internet, para que mais ninguém caia nessas artimanhas.

(o resto do mexilhão que faça como eu: pesquise o contacto dela na internet e vem logo cá parar...)

Vejam por favor queixa 12165817. Trata-se da mesma pessoa.
Como é possível esta senhora ter enganado tantas pessoas e continuar no "activo"??

O IBAN desta senhora é PT50000700000029614672423. A conta está em nome de Joana F Pereira.