Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Cancelamento de conta ilegal

Cristina Silva apresentou a reclamação

O OLX cancelou-me a conta e tomou partido do comprador depois de eu (o vendedor) e o comprador não termos chegado a acordo quanto à reclamação apresentada.
Segundo os termos e condições do OLX, este não pode servir de mediador em caso de litígio numa transação entre um utilizador comprador e um utilizador vendedor e o OLX tomou partido do comprador e cancelou-me a conta por causa de UMA reclamação não atendida, onde a minha classificação como vendedor na plataforma do OLX é EXCELENTE, sendo obrigada a deixar algumas vendas pendentes, pois estou impossibilitada de atender aos pedidos de outros utilizadores.
O OLX obriga-me a devolver o dinheiro ao comprador (quando este não tem razão quanto ao que está a reclamar, ou seja, quer ficar com o produto e o dinheiro), mas como eu não devolvi o dinheiro e tendo o comprador concordado que eu não devolveria nenhuma quantia, pois deixou de responder às minhas mensagens, mesmo assim o OLX serviu de mediador e cancelou-me a conta.
Este ato do OLX é ilícito.
Peço ajuda para a resolução do mesmo.
Obrigada
Passo a transcrever os termos e condições do OLX:

1. O OLX não é uma parte na Transação, assim sendo:
a. O OLX não se responsabiliza pelo comportamento dos anunciantes, ou itens e serviços anunciados por eles para venda como descrito nos seus anúncios. Ao infringir num determinado anúncio as regras vigentes no OLX, o utilizador assumirá toda e qualquer responsabilidade resultando em danos ou prejuízos perante qualquer entidade, pessoa singular ou colectiva, estando o OLX isento de qualquer tipo de responsabilidade resultante.
b. A legalidade do acesso ao serviço está dependente do facto de não serem celebrados qualquer tipo de contratos, onerosos ou não, sob a alçada do OLX, pelo que o acesso ao serviço é permitido aos utilizadores, independentemente da posse de total capacidade jurídica, por parte destes. Não detendo um carácter mediador de transacções, o OLX não se responsabiliza por qualquer eventualidade resultante da falta de capacidade jurídica dos utilizadores.

15 nov 2022

Olá, Cristina Silva.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #83470622 (2022-11-15).

Até já,
A equipa OLX.

Olá, Cristina Silva.

Agradecemos o seu contacto.
O email que nos anexa, foi um reporte que recebemos por parte do comprador e o qual indica não ter recebido o mesmo. Contactamos a Srª Cristina para informar da situação, sendo que, durante o processo não aceita o que lhe informamos, relembrando que, enquanto vendedora é a responsável pelos envios dos artigos, não sendo o OLX parte interveniente no processo da negociação.
Enquanto plataforma, temos o direito e dever de bloquear/remover as contas caso não exista acordo e, recomendamos ao comprador que seja registada a queixa judicial, sendo que, estaremos sempre ao dispor para colaborar com as autoridades em tudo o que seja necessário.

Como lhe indicamos, e visto que o envio foi efetuado via correio normal, foi, para apresentar a queixa junto dos CTT, falar com o comprador para o ponto de situação, sendo que, não pretendeu fazer nenhuma das duas acções, e, voltamos a bloquear a conta sem acordo.
Cabe agora ao vendedor, assumir a responsabilidade das suas acções no processo que pode ser apresentado pelo comprador junto da PSP ou GNR.

Relembro que, a classificação que dispõe na conta, em nada está relacionado com a transacção, e fornecemos todas as recomendações para que estas situações sejam evitadas, sendo esta a responsabilidade do OLX, ajudar a que tudo se resolva da melhor forma possível.

Obrigado.

17 nov 2022
OLX alterou o estado para Resolvida
Cristina Silva adicionou uma resposta

A reclamação foi resolvida quando eu disse que não devolvia o dinheiro e o comprador não me respondeu, por isso concordou com a não devolução do dinheiro.
Este facto foi-vos provado através de printscreen das mensagens trocadas.
O OLX não pode interferir nas transações e decisões do comprador e do vendedor.
Neste caso interferiu dando razão a uma das partes e como sabe o OLX não tem poderes para decidir a favor ou contra qualquer das partes.

Cristina Silva reabriu a reclamação
18 nov 2022

Olá, Cristina.

Agradeço o seu contacto.
Informo que antes de proceder a qualquer acção analisamos e tomamos procedimentos em prol dos Termos e condições aplicados, e em como poderemos remover qualquer conta sem pré aviso caso seja verificado em como coloca em causa a segurança ou a qualidade do site.

Enquanto plataforma, para salvaguardar os interesses, podemos sempre tomar decisões que tenham em consideração os pontos acima.

Cabe ao vendedor seguir os passos que lhe indicamos e com direito de defesa, manter contacto com o comprador, apresentar os comprovativos, ou contactar as empresas de entregas pela qual enviou os artigos e que, no caso de serem apresentadas queixas judiciais, também podem ser responsabilizadas por extravios ou outras ações do envio do artigo.

Equipa OLX.

22 nov 2022
Cristina Silva adicionou uma resposta

Gostaria que me dissessem onde coloquei a segurança e a qualidade do site em causa.
Nunca enganei ninguém e isso podem certificar-se pela classificação de EXCELENTE que tenho na minha conta.
Se estão preocupados com os outros utilizadores, podem verificar pelas classificações que tenho na minha conta, que todos estão extremamente satisfeitos com o meu serviço e isso prova a boa qualidade prestada, pois é para isso que servem as avaliações dos compradores e que estão públicas.
UMA única reclamação que eu não concordo, porque o produto estava nas condições iguais as que estavam no anúncio, (já vos expliquei isso tudo) e se o comprador queria ficar com o artigo por metade do preço ao apresentar queixa ao OLX, isso é tentativa de burla. Julgo que deveriam certificar-se dessa situação, porque quem anda a tentar ganhar dinheiro enganando os outros não sou eu.
Falam-me de contactar os CTT, ora se enviei a encomenda por correio normal ao que o comprador concordou, os CTT não se responsabilizam por qualquer dano que possa haver no transporte do artigo.
Sugiro colocarem também avaliações nos compradores, porque a maioria deles é só para incomodar com perguntas inúteis e por vezes ofensivas como aconteceu comigo, incluindo tentativas de extorquir dinheiro, como foi este o caso.
Volto a mencionar que conforme termos e condições do OLX, o OLX não pode interferir nas transações e decisões entre comprador e vendedor.
Neste caso interferiu dando razão a uma das partes e como sabe o OLX não tem poderes para decidir a favor ou contra qualquer das partes e por isso estão a cometer um ato ilícito.
Não faz sentido nenhum terem-me bloqueado a conta só porque sim.
Por favor, coloquem uma pessoa imparcial a avaliar a minha conta e vejam se eu alguma vez enganei ou tentei enganar alguém.
Estão a ser completamente INJUSTOS!!!!

23 nov 2022

Ola, Cristina.

Agradeço o contacto.
Como lhe indicamos anteriormente, a classificação atribuida na conta, não invalida que coloque em causa a segurança da plataforma, e não seguindo as recomendações, negando-se a resolver a situação de forma amigável ou tentar perceber o que se passou com a encomenda, a conta é eliminada. Caso acredite que existam responsabilidades por parte dos CTT, recomendamos que apresente a queixa contra os mesmos, o que não invalida que mantenha sempre contacto com os utilizadores para informar do que se passou, e recomendamos que envie sempre as encomendas para evitar este tipo de situações.

Segundo os Termos e condições do OLX, podemos eliminar a conta, sem qualquer pré-aviso e sempre que não sejam cumpridos os Termos e condições do OLX, o que se verificou com as tentativas de resolução da situação com consequentes reativações /remoção da restrição da sua conta.

23 nov 2022
Cristina Silva adicionou uma resposta

Nunca me neguei a resolver a situação com o comprador, neguei-me sim a devolver-lhe o dinheiro que ele pretendia, por considerar que não tinha razão. Tentei resolver a questão e estive 1 semana à espera de resposta por parte do comprador que me respondesse e não me respondeu.
A encomenda foi enviada em agosto passado por correio normal, (conforme acordado com o comprador) e rececionada pelo mesmo, por isso os CTT não se responsabilizam por danos ou extravios de correio normal.
Entretanto o OLX bloqueou-me a conta e por isso não posso entrar em contacto com o comprador.
Podem explicar para que servem as avaliações dos outros utilizadores?
Certamente é para transmitir credibilidade e segurança do vendedor aos outros utilizadores por isso as avaliações contam. A minha avaliação é EXCELENTE.
Deveria haver possibilidade de avaliar os compradores.
Depois de me bloquearem a conta, informei o OLX que tinha vendas pendentes com outros utilizadores que inclusive já me tinham pago e nem isso quiseram saber.
O Olx tomou partido do comprador sem se preocupar em apurar a verdade e conforme descrito nos termos e condições do próprio OLX,
"1. O OLX não é uma parte na Transação, assim sendo:
c. O OLX não se responsabiliza por qualquer dano que ocorra na sequência de uma transacção, ou comportamento inadequado de uma das partes da transacção."
O OLX não está a cumprir os próprios termos e condições porque tomou parte do comprador, quando não o tem de fazer, e mesmo assim sem apurar a verdade e sem considerar as avaliações de outros compradores que provam a boa índole do vendedor.
Banir a conta só porque sim??
Tenham em atenção as decisões que tomam porque estão a julgar sem base nenhuma e estão a punir o vendedor só porque acham que sim e não tem qualquer legitimidade para o fazer.

24 nov 2022

Ola, Cristina.

Agradeço mais uma vez o seu contacto.
Esclarecemos que a todas as suas questões vemos respondias as acima assim como todas as que foram mantidas através do email que nos fez chegar.

Como indicado caso verifique se tem alguma situação que vejo imputada aos CTT em termos de responsabilidade, poderá apresentar queixa junto dos mesmos.

O vendedor é responsável pelo seu envio e garantir que oferece todas as condições de segurança para chegar ao destino, e assim recomendamos sempre o envio com registo e que esta seja a boa prática junto dos interessados nos seus artigos.

Obrigado.
Equipa OLX

OLX está a aguardar resposta do utilizador