88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Compra Placa Gráfica - ENGANO

Luís Miguel Pinto Brandão
Luís Brandão apresentou a reclamação
22 de maio 2018

No dia 19/05/2018 estava á procurar no OLX uma placa gráfica usada a bom preço.
Encontrei este anuncio (agora eliminado): https://www.olx.pt/anuncio/grafica-aourus-geforce-1070-ti-IDBzOuW.html
(ID do anúncio: 555260029)
Vendedor: Rafael
Zona: ("Leiria, Pousos, Barreira E Cortes")
Produto: Grafica AOURUS Geforce 1070 ti
Preço: 300 euros

Contactei dia 19/05/2018 ás 12:26h este vendedor e pedi mais informações (garantia, fatura, estado da placa e se de facto estava como publicitada).
Recebi a resposta onde fui informado que a placa de facto nunca tinha sido usada pois tinha sido-lhe oferecida e nunca a tinha usado. A garantia, não encontrava a fatura. Coloquei a hipótese de tentar ajudar arranjar uma 2ª via eventualmente. Pois, sem fatura a garantia seria inexistente logo o valor pedido pela placa enquadrar-se nos parâmetros correctos.
O negócio interessava-me mesmo assim e inquiri sobre a possibilidade de fazer negócio em mão e sobre a descida do valor tendo em conta a viagem considerável que teria que fazer para a ir buscar. Fui informado que o valor mínimo seria 280 euros. Contudo como seriam cerca de 330km de viagens + portagens o vendedor ofereceu-se também a poder enviar á cobrança a placa (mediante pagamento prévio do valor dos portes de envio) o que não queria fazer inicialmente. Até queria negociar em mão para o comprador poder testar e etc...
Neste ponto fui consultar a conta do vendedor no OLX e vi que era membro desde 2013 e tinha outros anúncios listados. Assumi que poderia ser uma pessoa honesta a precisar de dinheiro e decidi tentar fazer o negócio de forma mais fácil para os dois. Não havia nada que me estranho neste momento. Parecia ser alguém honesto e com honra como eu. Coloquei então a possibilidade de pagar em 2 vezes os 280 por transferência bancaria (50% antes do envio da placa pelos CTT e 50% depois da recepção e teste da placa).
Recentemente tinha feito outro negócio via OLX se tudo correu bem pensei que valeria o beneficio da duvida. O vendedor aceitou a minha proposta e como ele também tinha algo a perder depois de me enviar a placa considerei que poderia avançar com o negocio. Assim evitava-se as deslocações enormes. Fiz o pagamento no mesmo dia (19/05/2018) por volta das 15h45 (depois de varias mensagens trocadas) como forma de fechar o negócio. Tinha já o IBAN e o suposto nome do individuo em minha posse. Forneci os meus dados para o envio da placa que seria feito dia 21/05/2018 (2ª feira). Nunca notei nada estranho e concordamos que a honra era importante e não estávamos a tentar enganar ninguém. No domingo dia 20 ainda trocamos algumas mensagens.
No dia 21/05/2018 inquiri pelas 11h50 sobre o envio da placa pelos CTT. Fiui informado que seria feito depois de almoço.
Aguardei, ás 16h41 voltei a inquirir sobre o envio.
Fui informado que tinha sido feito por volta as 15:30.
Pedi o nº de rastreio dos CTT para acompanhar a localização/ entrega da placa.
Fui informado que no fim do seu dia de trabalho (18h30) eu iria receber esses dados porque o papel tinha-lhe ficado dentro da viatura e não o podia ir buscar.
Entretanto, já estava a ficar desconfiado, pois tinha ido pesquisar anúncios no olx e encontrei por acaso um com as mesmas fotos e quase o mesmo texto de descrição mas de outro vendedor (mas com preço mais alto).
Inquiri o meu vendedor sobre esse outro anuncio quase igual.
Fui informado que já ele próprio tinha visto e que já tinha reportado o outro vendedor e para me manter tranquilo. Realmente fazia sentido porque o anuncio do meu vendedor tinha data anterior ao outro.
Aguardei. Por volta 21h10, ainda sem resposta, comecei a exigir explicações. Continuava sem resposta e comecei a chegar á conclusão que realmente era o que parecia ser. Tinha sido burlado. Por volta das 23h contactei o suposto "falso vendedor" que me alertou que já tinha sido contactado por outra pessoa com a mesma duvida e que já tinha sido também enganada. Informou que ele sim é o verdadeiro vendedor do produto nas fotos e que já havia reportado o vendedor "Rafael".
Ás 23h10 ainda sem respostas enviei uma nova mensagem a informar que iria fazer queixa na GNR senão recebe-se prova do envio da placa ou o dinheiro de volta.
Finalmente, o vendedor reponde e diz que se esqueceu e vai enviar de imediato. O que fez foi começar a eliminar os anúncios publicados e desaparecer do olx.

Data de ocorrência: 22 de maio 2018
OLX
6 de junho 2018
Recomendamos que consulte os nossos conselhos para uma Compra Segura: https://www.olx.pt/safetyuser/

A situação que nos reporta será analisada pela equipa e serão tomadas as devidas previdências caso se confirmem irregularidades.

Que culpa tem o OLX do Sr. não ligar nenhuma aos avisos de compra segura? Só foi enganado porque quis...