88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Contas banidas

Isa Cruz
Isa Cruz apresentou a reclamação
21 de novembro 2016

Em minha casa vivemos 4 pessoas, cada uma dessas pessoas tem a sua conta de OLX, com o endereço de e-mail distinto e com contactos telefónicos distintos. Nomeadamente com artigos em venda completamente distintos. Sucede que toda as contas são acessadas através do mesmo dispositivo, sendo 3 delas geridas por mim, apenas no que concerne à colocação dos anúncios, pois são contas dos meus pais e que pelas mais diversas circunstâncias não dominam a web. Como tal, sou eu quem lhes introduz os anúncios e respondo a algumas questões. O que não é frequente uma vez que o número de telefone está nos anúncios e eles são contactados na sua maioria via telefónicamente.

Ora, o OLX entende que todas as contas são MINHAS. Já enviei vários e-mails a justificar o sucedido em que nomeadamente disponibilizei-me para enviar cópias dos cartões de cidadão bem como comprovativos de morada para que pudessem certeficar-se de que se tratam de elementos do mesmo agregado familiar, mas que cada um deles individualmente tem a sua conta.

As respostas que obtenho são as mesmas, como que de spam se tratassem. Apenas se "resumem" a informar que as contas são de um único utilizador e como tal foram banidas e que a decisão é irreversível. Irreversível? Dememos estar a falar de morte, só a morte é irreversível.

Existe sim uma plena e consciente má vontade e falta de compreensão para solucionar o "problema".

Como se não bastasse, aparece nos contactos do OLX um número de telefone (chamada de valor acrescentado) para que em caso de dúvida se entre em contacto. Pois bem, assim o fiz. Agora vem a 2ª parte: ao ligar para o número e explicar o sucedido recebo a informação que esse assunto tem de ser submetido no formulário, esta linha não é de apoio. ENTÃO SE NÃO È DE APOIO PORQUE ESTÁ lÁ? Parece óbvio e deve de o ser, que é para ganharem uns trocados.

Volto a subster resposta via e-mail e recebo: "Cientes de termos prestado todos os esclarecimentos sobre este assunto, damos o mesmo como encerrado pelo que não serão respondidas a novas solicitações sobre esta temática." Encerrado? Sim, para eles é fácil encerrar um assunto. Pois para mim está longe de estar encerrado!

Curiosamente o OLX, alegando tratar-se dum site de meros anúncios, nunca é, nem quer ser, e alega nada ter a haver com situações de burla, que infelizmente tanta gente tem vindo a ser. Isto porque simplesmente não QUEREM criar formulários de inscrição com comprovativos de morada, a fim de darem credebilidade a quem vende nem tão pouco sistema de feedback para compradores e vendedores. Se houvesse registos fiabilizados tinham como dar alguma "seriedade à plataforma" e não havia estas pseudo alegações/acusações de que 4 contas são todas de um utilizador.

Volta Miau estás perdoado!

Data de ocorrência: 21 de novembro 2016
OLX
22 de novembro 2016

A decisão foi tomada com base em reportes de vários utilizadores que nos fizeram chegar uma comunicação sua em que divulgava todas as contas de que dispunha como a sua "lista de negócios Online".

Caso tenha alguma dúvida ou questão adicional sobre como proceder neste tipo de situação, e que não possa ser esclarecida pela consulta das nossas condições de serviço, teremos todo o gosto em esclarecê-la.

Isa Cruz
4 de dezembro 2016
Boa noite,

não deixa de ser curioso "essas denúncias" pois ao ser partilhada uma newsletter com vários links não faz de mim "proprietário" de todas essas contas.

Já tenho partilhado links de outras contas que não as banidas, pois se tenho uma lista com mais de 3000 contactos ajudo amigos e familiares a difundir os seus negócios.

Pelo facto de ser um vendedor já com algum historial quer no OLX quer em outros sites as pessoas tem uma fiabilidade muito maior quando há alguém conhecido a divuldar os links em virtude das fraudes e vigarices que têm sido cada vez mais frequentes por utilzadores do OLX.

O OLX em vez de estar mais preocupado em criar sistemas de criação de contas a vim de verificar moradas e autenticar compradores e vendedores anda mais preocupado na "caça às bruxas".

Reafirmo convictamente e tenho como provar que as tais contas denúnciadas não são TODAS minhas, mas sim de familiares e uma amiga que posso enúmerar e provar!

Quando humanos tentam armar-se em Deus omnipotente e o omnipresente às vezes dá nisto, juízos de valor completamente ao lado.

Enfim...