88.4
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Denúncia de anúncio fraudulento vs. bloqueio do denunciante

Vereda apresentou a reclamação
Boa noite.

Se lerem atentamente a totalidade do 'chat' que mantive com o vendedor fraudulento, constatarão que este, indirectamente, assume a tentativa de fraude, pois apressou-se a alterar o anúncio. Eu denunciei-o primeiro ao OLX e, após ser "bombardeado" com mentiras e cinismos [e de lhe dizer que já tinha denunciado o seu anúncio], bloqueei-o. Mas parece que o OLX dá mais importância à linguagem de quem denuncia do que às tentativas de burla de quem é denunciado. O cinismo linguístico e o proteccionismo da fraude são o lema?...

Posto isto, a resposta da vossa colega (*) suscita-me 3 dúvidas:

1 - Que equipa analisou/censurou o meu 'chat' com o vendedor fraudulento?

2 - Afirma que «caso se verifique que o utilizador em questão coloca em causa a segurança dos restantes utilizadores», mas o que tem a "segurança" a ver com fraude (atitude especulativa)?

3 - O que significa "Qualidade" para o âmbito de intervenção da Equipa de Qualidade e Segurança do OLX Portugal.

Espero um 'feedback' da Supervisão do OLX Portugal.

Cumprimentos.
Data de ocorrência: 19 de abril 2021
27 de março 2021
Olá, Vereda.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #57654921 (2021-03-27).

Até já,
A equipa OLX.
27 de março 2021
Olá, Vereda.

Agradecemos o seu contato.

Reforçamos que o seu registo foi bloqueado permanentemente, devido ao envio de mensagens ofensivas a outros utilizadores, uma vez que é uma situação reincidente, não existe a possibilidade de o desbloquear. Bem como, informamos que o seu reporte do alegado vendedor fraudulento, foi recebido pela nossa Equipa de Qualidade e Segurança, que tomará as devidas ações que considerar necessárias após a sua análise.

Verificamos inclusive, que as questões que coloca nesta exposição foram as mesmas que em formulário de contato e ao qual já foram respondidas por essa via. Uma vez que já está em contato connosco por email, pedimos que se tiver mais alguma questão, continue por essa via e aguarde uma nova resposta nossa ao seu email.

Agradecemos a sua colaboração.

A Equipa OLX
30 de março 2021
Eu reclamo pela via que eu quiser.
Bom dia.

A vossa colega Patrícia respondeu às minhas questões, mas persistiu na vaguidade e na ambiguidade, ou seja, não me esclareceu.

1 - Ambiguidade: «analisou ou vai ser analizado»? Perguntei sobre quem analisou o meu 'chat' e não sobre «as tais denúncias de anúncios fraudulentos».

2 - Vaguidade: «as situações de fraude, naturalmente, colocam em causa a segurança dos utilizadores». Fiquei na mesma. Porquê «naturalmente»? Perguntei sobre o contexto específico da «atitude especulativa» (preços especulativos).

3 - Em que medida o meu 'chat' [privado] pôs em causa a qualidade e a segurança do OLX?

O teor [vago e ambíguo] das suas respostas justifica plenamente o facto de eu ter pedido um 'feedback' da Supervisão do OLX Portugal. Nesse sentido, insisto em ser esclarecido por um Supervisor, em vez de continuar em 'loop' com um Customer Advisor.

Cumprimentos.

P.S.: Quando não tinha trabalho na minha área, fui Customer Advisor na maior empresa mundial de alojamentos privados e, posteriormente, Content Reviewer na maior empresa tecnológica e de conteúdos a nível global [cujo nome estou impedido de revelar por ter assinado um termo de sigilo vitalício]. Isto para dizer que sei bem como as coisas funcionam no ramo dos conteúdos online.
1 de abril 2021
Olá, O meu nome é António e sou um dos líderes da equipa de suporte do OLX.

No seguimento das suas questões, espero conseguir ajudá-lo a esclarecer as suas dúvidas.

O anúncio reportado sobre eventual preço especulativo foi analisado pela nossa equipa de suporte ao cliente e não foi tomada qualquer ação no anúncio ou no utilizador, pois conforme os termos e condições do OLX (https://help.olx.pt/hc/pt/articles/204347562) o OLX não é uma parte na Transação, assim sendo o OLX não se responsabiliza pelo comportamento dos anunciantes, ou itens e serviços anunciados por eles para venda como descrito nos seus anúncios, no caso em questão que reportou, a definição do preço é feita pelo próprio anunciante, e o mesmo poderá decidir vender ao preço que pretender, excetuando caso haja alguma limitação legal definida e imposta a vendedores, neste caso de artigos usados, não concluímos por conseguinte qualquer comportamento fraudulento do anunciante reportado.

Recebemos a indicação por parte de um utilizador do OLX que recebeu contactos seus inapropriados, no seguimento desse contacto e conforme pode consultar na política de privacidade do OLX (https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360000900765) acedemos e analisamos as suas mensagens de conversação com outros utilizadores, realizada no chat dos nossos Serviços, para satisfação e segurança dos clientes e prevenção de fraude (por exemplo, bloquear spam ou mensagens abusivas que lhe possam ter sido enviadas por outros utilizadores), face à confirmação desse comportamento, procedemos ao bloqueio definitivo no seguimento de diversas outras comunicações efetuadas diretamente para si anteriormente da nossa equipa de Suporte em que comunicámos que a sua conta foi limitada devido ao envio de mensagens inapropriadas, e recomendámos que não mantivesse esse comportamento, pois a sua conta poderia ficar restrita definitivamente.

Face a termos identificado conforme indicado que continuou a enviar mensagens inapropriadas, a sua conta foi limitada definitivamente.

Conforme indicado nos termos e condições do OLX o OLX pode remover o Anúncio ou bloquear a conta caso exista uma suspeita de possibilidade de ocorrência de atos que ameacem a segurança dos outros Utilizadores do Serviço através do Anúncio ou da Conta, e os Utilizadores que comuniquem com outros Utilizadores através da funcionalidade de chat do Serviço reconhecem que estas conversações não são privadas e que o respetivo conteúdo pode ser acedido, recolhido e lido pelo OLX, sendo que no OLX consideramos que contactos repetidos sem qualquer intuito de negócio, e mensagens impróprias ou ofensivas põem em causa a proteção dos nossos utilizadores para uma boa experiência na plataforma e por conseguinte baixam a qualidade dessas experiências no OLX.

Esclareço que o reporte feito sobre o anúncio relacionado com preços altos não influenciou nenhuma ação de limitação na sua conta.

Espero que o tenha conseguido esclarecer sobre o processo que levou à limitação definitiva da sua conta e à conclusão sobre o alerta que fez do anúncio em que indicava que o preço do artigo era superior ao custo em loja.
1 de abril 2021
Boa tarde, António.

A Lei de Protecção de Dados não me impede de saber quem foi o denunciante [pois os nossos dados pessoais (ex: contacto telefónico) nunca surgem no nosso perfil público ou nos nossos anúncios sem o nosso consentimento, ou seja, o nome com que um utilizador se apresenta publicamente no OLX poderá, inclusivamente, ser um pseudónimo (ex: mulher com nome de homem, etc.) ou 'nickname' e, portanto, a sua indicação não está sujeita a qualquer reserva de privacidade]. Além disso, tenho o direito de saber quais foram as minhas «mensagens inapropriadas».

Não me espantaria que quem me denunciou fosse a pessoa que eu já tinha denunciado [por estar a vender por 25 € um artigo que na loja, com recibo e garantia de 2 anos, custa apenas 16 €]. Seria o mesmo que eu, com provas da aldrabice, chamar «aldrabão» a um aldrabão e ser punido por ter chamado «aldrabão» a alguém, após denúncia do aldrabão. No meio deste ridículo, o aldrabão poderia continuar a tentar aldrabar e a rir-se por ter conseguido vingar-se de quem denunciou as suas aldrabices.

Por outro lado, eu sempre suspeitei [e com razão] que a censura de que fui alvo no OLX partiu de algum(a) Content Reviewer [que andava "mortinho(a)" para encontrar um pretexto para se vingar do facto de eu constantemente denunciar pornografia (ex: travestida de «cuecas usadas», «massagens terapêuticas», etc.), anúncios duplicados e preços especulativos]. Basta ler o meu histórico para aferir a minha pro-actividade nesse sentido. Normalmente, nestes casos [e quando a plataforma tem "2 caras"], mais rapidamente se "cala" quem denuncia comportamentos realmente graves do que se criam mecanismos (ex: algoritmos) para impedir esses comportamentos.

Neste contexto, considero que a actuação do OLX foi parcial e premeditada, pois o "alvo" há muito que estava "na mira". Tudo o resto é pura semântica, fundamentada em 'Termos e Condições' de interpretação subjectiva ou à medida [do que convém] e que cujas alterações apenas são comunicadas e nunca sujeitas a nova aceitação/concordância por parte dos utilizadores.

Resta-me acrescentar que, se há alguém que se tem batido pela idoneidade e transparência do OLX, essa pessoa sou eu. Acho muito estranho terem criado um algoritmo que detecta números de telefone ou endereços de e-mail nas mensagens [advertindo os intervenientes] e não terem criado um algoritmo que impeça a escrita de palavrões. Lamento profundamente que o "cadastro" dos utilizadores seja perpétuo, ou seja, tudo o que está para trás [mesmo que seja de há vários anos] é utilizado para gerar a punição seguinte. Fazia mais sentido que a contabilização fosse anual ou sempre que os 'Termos e Condições' fossem actualizados [neste caso, porque os critérios sofrem alterações].

Cumprimentos e Boa Páscoa [em segurança].
6 de abril 2021
Olá,

Em relação à forma de como adquirir a informação trocada nas suas mensagens, conforme a condição legal da política de privacidade do OLX (https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360000900765) tem o direito de solicitar o acesso aos seus dados pessoais (habitualmente conhecido como "pedido de acesso aos dados"). Isto permite-lhe receber uma cópia dos dados pessoais que armazenamos sobre si e verificar que os processamos dentro da legalidade.
Estes dados incluem todas as mensagens suas que trocou recentemente com outros utilizadores.
Pode consultar aqui (https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360002756577-Dados-Pessoais#Administra%C3%A7%C3%A3o%20de%20conta) como efetuar esse pedido.

Esclareço que o OLX não procura favorecer qualquer utilizador em detrimento de outro e não houve nenhuma premeditação ou parcialidade na análise efetuada na sua, ou qualquer outra conta de utilizadores do OLX.

Os termos e condições quando atualizados são comunicados para todos os utilizadores do OLX, com a possibilidade ou não de aceitação, para tal pode parar definitivamente a utilização da conta no OLX e pedir a eliminação da conta à nossa equipa de suporte OLX, ou proceder à eliminação da conta do OLX pelos meios disponíveis na conta OLX.

Agradecemos os seus comentários e sugestões de melhoria dos nossos serviços.
7 de abril 2021
Sinceramente...! Agora pegam no «acesso aos meus dados pessoais» para criar uma 'cortina-de-fumo', procurando desviar o foco da questão «Quem foi o denunciante?».

A Lei de Protecção de Dados não me impede de saber quem foi o denunciante.

Quem foi o membro do OLX que me denunciou?
12 de abril 2021
Olá,

Os agentes do OLX não denunciam utilizadores, analisam dados no seguimento de alertas dos algoritmos do OLX ou no seguimento de situações reportadas por utilizadores OLX.

12 de abril 2021
Quem foi o utilizador do OLX que me denunciou? A Lei de Protecção de Dados não me impede de saber essa informação [pelas razões já evocadas].
15 de abril 2021
Olá,

O OLX não partilha dados de utilizadores terceiros, conforme estabelecido pela política de Privacidade do OLX.

Esclarecemos que as situações que levaram à limitação da sua conta advieram de várias participações de diferentes casos, e não apenas de um objeto singular, a respetiva recorrência gerou a que a nossa medida tenha sido definitiva.

Os dados disponíveis e para os quais tem acesso são os conforme anteriormente indicados, onde pode obter toda a informação dos seus dados no OLX.

15 de abril 2021
Constata-se que o OLX tem uma versão "camaleónica" dos factos. Senão, vejamos o que foi aqui assumido pelo OLX a 01/04/2021:

«Recebemos a indicação por parte de um utilizador do OLX que recebeu contactos seus inapropriados (...)»

E, como essa ocorrência não bastasse, foram revolver outras conversas minhas, sem que tivessem sido alvo de denúncia por parte dos respectivos utilizadores/interlocutores. Senão, vejamos o que foi aqui assumido pelo OLX a 01/04/2021:

«(...) no seguimento desse contacto e conforme pode consultar na política de privacidade do OLX (...), acedemos e analisámos as suas mensagens de conversação com outros utilizadores (...)»

É óbvio que fui alvo de perseguição do OLX [num contexto parcial e premeditado] e tudo o que escrevi aqui a 01/04/2021 faz todo o sentido.
Olá,

Agradecemos a partilha da sua experiência e os seus comentários, fazemos todos os esforços para mantermos clareza nos nossos processos dentro da nossa Política de Privacidade e Termos e Condições.

Indicámos nas mensagens anteriores a seguinte informação "no seguimento de diversas outras comunicações efetuadas diretamente para si anteriormente da nossa equipa de Suporte em que comunicámos que a sua conta foi limitada devido ao envio de mensagens inapropriadas, e recomendámos que não mantivesse esse comportamento, pois a sua conta poderia ficar restrita definitivamente", por conseguinte a limitação definitiva foi propelida no seguimento de diferentes casos.

19 de abril 2021
Resumindo, fui alvo de uma 'caça às bruxas'.

Não adianta desdobrarem-se em explicações estéreis, pois mantenho [por extrema convicção] tudo o que escrevi aqui a 15/04/2021.

ERRATA: Na minha mensagem de 15/04/2021, onde se lê «como essa ocorrência não bastasse», deve ler-se «como se essa ocorrência não bastasse».
Esta resposta tem um anexo privado
20 de abril 2021
Coincidência [ou não], depois de eu ter dado como resolvida esta queixa, alguém a denunciou por suposta violação dos 'Termos e Condições' do Portal da Queixa.

Se o objectivo foi impedir que o meu caso seja do conhecimento público, tudo farei para que a esta queixa não seja "abafada" e permaneça publicada para memória futura.

Se o problema foi ter anexado, sem ser de acesso privado, o 'screenshot' do 'chat' mantido no OLX [e que está na base da presente queixa], recordo que existem inúmeras plataformas (ex: redes sociais) onde o poderei publicar.
Vereda avaliou a marca

Está tudo dito.