88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Deviam obter/exigir mais dados fidedignos

José Caldeira
José Caldeira apresentou a reclamação
7 de abril 2016

Visto o já ter denunciado no OLX, e uma vez que os OLX não pode fazer nada em relação a estes casos, este foi o único meio que encontrei para fazer uma denuncia.

A Burlona chama-se TERESA FREIRE MOREIRA FONSECA, tem ou tinha (pois está sempre desligado) o telefone: 913766503.
Pôs no OLX à venda um Samsung Galaxy s6 EDGE BRANCO pelo preço de 260,00€, com localidade de Aljustrel/Faro (que pelos visto tem como morada Valongo/Porto). Como era um "bom" negócio entrei em contacto com a referida senhora através de mensagens no próprio OLX, fomos trocando mensagens sobre o negócio a fazer, estranhei o preço tão bom para aquele equipamento mas a "senhora" disse que estava a fazer aquele preço porque estava a precisar de dinheiro para fazer uns tratamentos e daí o preço tão baixo, inclusive até baixou para os 240,00€. Para realizar o negócio pediu-me para fazer primeiro transferência bancária para o NIB abaixo indicado. Ainda pus alguma renitência mas como amoleci com a situação que a senhora me apresentou, lá fiz a transferência, com a promessa dela me enviar de imediato o talão comprovativo da DHL, que segundo ela já tinha chamado para fazer a recolha do equipamento e que só estava às espera da minha morada de envio.
Bem, o certo é que depois de fazer a transferência já não consegui contactar mais a burlona nem pelo OLX nem pelo telefone. E lá foram 240,00€.
Mas como eu me considero uma pessoa séria e já fiz negócios pelo OLX que foram super correctos, desde vendas a compras, e não gosto que se fiquem a rir de mim nem que andem aqui alguns(as) parvalhões a enganar as pessoas, este caso já está entregue à PJ. Agora estou a aguardar, novidades.

De forma a que outras pessoas não caiam na conversa fiada deste tipo de gente, fica aqui o aviso e seus dados:
NOME: TERESA FREIRE MOREIRA FONSECA
NIB: 0035 0837 0004 6118 0009 4 - CGD
CONTACTO?: 913 766 503
MORADA?: Praça M. Santos, 77 - 4440-511 VALONGO

NOTA FINAL: Acho que o OLX e outros deviam obter/exigir mais dados fidedignos sobre quem põe estes anúncios com intenção de burla, a fim de facilitar a resolução destes problemas por parte de quem fica prejudicado e talvez assim desencorajar que esses indivíduos/as se metam a pôr anúncios.

Cumprimentos

Data de ocorrência: 7 de abril 2016
OLX
8 de abril 2016

Bom dia José,

É preciso mesmo arranjar forma de fazer pressão para que o OLX deixe de assobiar para o lado e se justifique com o "nós avisamos para nunca pagar adiantado e só realizar negócios presencialmente", porque a desconsideração que isso revela pelos lesados torna o OLX ainda mais vil que os
energúmenos que vivem à custa destas burlas. E como prova do quão desinteressados os responsáveis pelo OLX estão, repare que a resposta que vão colocar aqui à sua queixa (à altura deste comentário, ainda não existia) vai ser igual à resposta que deram a todas as outras, INCLUINDO referirem-se a si no feminino! Nem esforço há para transmitirem alguma preocupação. É puro copy-paste. Revoltante, e de uma enorme irresponsabilidade e falta de ética.

EDIT:

As minhas desculpas, porque o que interpretei como sendo uma troca constante de género na resposta do OLX, não o é - "esclarecê-LA" refere-se à dúvida, obviamente.
Também vi que a resposta do OLX foi colocada quase duas horas antes do meu comentário anterior; contudo, enquanto tive a página aberta para o escrever, posso garantir que não havia resposta nenhuma - falha no loading da página, talvez... O que é certo é que não estava lá.
Ainda assim, o meu ponto principal mantém-se.

O que o OLX está a solicitar em cima já eu fiz antes de expor aqui e a resposta do OLX aqui vai:
Olá,

Agradecemos o seu contacto e lamentamos qualquer tipo de transtorno que esta situação possa ter causado.

Recordamos no entanto que o OLX é um espaço de vendas directas entre utilizadores e não medeia os negócios efectuados, uma vez que os anunciantes têm a exclusiva responsabilidade pela veracidade dos dados/conteúdo do anúncio.

Assim, sugerimos que tente resolver a situação directamente com o vendedor, e de futuro, aconselhamos que aquando de uma transacção, a mesma se processe em pessoa, tentando sempre obter o máximo de informação possível sobre o artigo antes de finalizar a sua compra.

Caso a situação relatada se mantenha, recomendamos que se dirija às entidades competentes para apresentar uma queixa formal, no sentido de recuperar o valor pago: PSP ou GNR (dependendo da sua área residência), Polícia Judiciária ou uma delegação do Ministério Público.

Por motivos legais, o OLX não poderá facultar dados dos vendedores a terceiros, pelo que é importante que a sua queixa inclua todos os dados que tem do vendedor (código do anúncio, dados de pagamento utilizado, email, contacto telefónico, etc).

O OLX apresenta as mais sinceras desculpas e dispõe-se a esclarecer quaisquer questões adicionais.
Tiago