88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Eliminação de Conta do OLX

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira apresentou a reclamação
20 de dezembro 2017

No dia 30/11/2017 recebi uma mensagem de correio eletrónico do OLX dizendo que detinha duas contas no OLX instando-me a escolher qual queria que permanece-se activa, como só tinha uma conta na plataforma escolhi, lendo na diagonal, as perguntas formuladas, a minha conta Carlos Oliveira com o email dante_no_13@hotmail.com.
Nesse mesmo dia apercebi-me, quando fui interpelado pelo Sr. Rui Queirós, que tinha eliminado, com a minha escolha, a conta dele.
O OLX detectou uma suposta duplicação de contas pela utilização do mesmo número telefónico.
Na realidade o numero do Sr. Rui Queirós foi colocado num anuncio da minha conta por mero engano, tendo sido esse mesmo número alterado logo que detectado o erro.
As duas contas aqui em discussão nunca tiveram anúncios iguais ou referentes aos mesmos bens ou serviços.
Estamos perante contas de dois utilizadores distintos.
Não foi violada qualquer regra dos termos e condições da OLX.
Neste momento sou constantemente interpelado pelo Sr. Rui Queirós que se queixa que eu lhe apaguei a conta, tendo ele anúncios pagos na mesma, não pudendo continuar a trabalhar com a sua conta que, segundo ele, é uma importante fonte de rendimento.
Neste momento já eliminei a minha conta no OLX numa tentativa de tentar resolver este problema de forma mais célere.
Neste momento e depois de já ter prestado todas estas informações não compreendo a relutância dos serviços do OLX em reactivar a conta do Sr. Rui Queirós.
O OLX nunca apresentou uma razão concreta para a impossibilidade de reactivação da conta do Sr. Rui Queirós, nem de outra forma mostrou disponibilidade para resolver o problema, remetendo sempre para a violação dos termos e condições como justificação para a eliminação da conta, no entanto não se verifica qualquer violação destes pela conta do Sr. Rui Queirós.
A utilização de um número telefónico associado a uma conta, num anúncio de outra conta, conta essa de outro utilizador, não constitui uma violação dos termos e condições de utilização do OLX pois não determinam estes a impossibilidade de utilização de um número de contacto telefónico diferente do adstrito à conta, de resto aquando do registo do número telefónico de activação da conta o OLX informa que o número telefónico de contacto dos anúncios não precisa de ser necessariamente o numero telefónico de activação da conta podendo ser um outro.
Por outro lado, a conta do Sr. Rui Queirós nunca utilizou um numero telefónico de outro utilizador, tendo sido por outro lado a minha conta que utilizou o contacto telefónico de outro utilizador num anúncio, logo podemos verificar que a conta do Sr. Rui Queirós nunca violou os termos e condições de utilização do OLX.
Assim, é fácil verificar que a eliminação ou restrição de uso da conta do Sr. Rui Queirós configura uma violação dos direitos deste tendo sido realizada de forma abusiva.
Reforça-se mais uma vez que no caso concreto não se verifica qualquer violação dos termos e condições de utilização pelos utilizadores e se no caso da conta do Sr. Rui Queirós é patente essa não violação e do meu entendimento que a minha conta também não violou de qualquer forma esses termos e mesmo que por mero exercício de raciocínio assim se pondere a questão nunca poderia a conta do Sr. Rui Queirós ser eliminada apenas e tão só poderia a minha conta ser eliminada, por violação dos termos e condições do OLX como cominado nos mesmos.

Data de ocorrência: 20 de dezembro 2017
OLX
28 de dezembro 2017
Caso tenha alguma dúvida ou questão adicional sobre como proceder neste tipo de situação, que não seja esclarecida pela consulta das nossas condições de serviço, teremos todo o gosto em esclarecê-la.

O OLX está a desaparecer aos poucos por esses motivos de bloquearem contas à toa. Também bloquearam a minha por esse motivo e agora só vendo pelo Facebook Marketplace, muito melhor. O OLX cada vez tem menos gente, passou de mais de 3 milhões de anúncios para perto de 2, desde que foi adquirido pela FixeADS perdeu muito mesmo, eu não vendo mais nada por lá certamente.