87.8
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Feedbacks falsos e enganadores

Joao Lopes apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2023
Estratégia de feedback é difamatória porque maioritariamente só registam feedback de quem por alguma razão não ficou satisfeito. Exemplo, durante a negociação e ainda sem valor fechado aparece um segundo interessado que não negoceia valor e termino as negociações com o primeiro. Toma feedback negativo porque ficou amuado...
Alem de que tenho de fonte segura que compradores meus nunca receberam pedido de feedback para atribuir um feedback positivo.
Ou seja, a OLX pede feedback apenas a alguns compradores, que muitas vezes não estão para se chatear e nem dizem nada porque correu tudo bem, e de vez em quando apanham um que ficou amuado e lá vai o feedback por agua abaixo...
Para isto mais vale não terem feedback!
Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2023
Olá, Joao Lopes.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #88188823 (2023-02-03).

Até já,
A equipa OLX.
Olá, João Lopes.

Agradecemos o seu contacto.

Atualmente os compradores são convidados pelo OLX a avaliar as interações com os vendedores da seguinte forma:

- para os utilizadores que acedam via computador, ou versão mobile do site, é-lhes enviado um email enviado com um pedido de avaliação semanal.

-  para os utilizadores da app, é enviada uma notificação da app OLX com um pedido de avaliação semanal .

Quando o comprador tem uma interação válida com o vendedor recebe um pedido de avaliação por semana.

Se o comprador cumprir os critérios definidos no ponto 13 dos Termos e Condições para atribuição de avaliação, receberá então o convite de forma automática para fazer a avaliação da experiência. Dado que este envio é automático, não temosa possibilidade de interferir e fazer o reenvio do pedido de avaliação aos compradores.

Para evitarmos o excesso de pedidos, e nãofazermos spam, os pedidos de avaliação são alvo de selecção aleatória com base nas últimas interacções da semana decorrida do vendedor.

Recordamos que o sistema de classificação e opiniões está na versão de produção - Beta, o que significa que nem todas as funcionalidades, ou soluções, descritas no ponto 13 funcionam corretamente ou estão disponíveis a todos os utilizadores.

Asseguramos-lhe no entanto que este é um projecto importante para nós, pelo que estamos a testar novas soluções com vista à melhoria do sistema, e que temos em conta as opiniões que nos enviam sobre esta funcionalidade.

Esperemos ter esclarecido as suas questões. Caso surja alguma dúvida, continuamos ao dispor para ajudar.

3 de fevereiro 2023
Essa justificação não me serve de nada. Continuo com um feedback "razoável" por causa de duas avaliações más de duas conversas que nem chegaram a concretizar negocio quando já vendi dezenas, se não centenas de artigos, no olx sem quaisquer reclamações.
6 de fevereiro 2023
Olá, Joao Lopes.

Agradecemos a sua resposta.

Para podermos analisar melhor a situação, enviámos-lhe uma mensagem privada a pedir mais informações.

Ficamos a aguardar.

A Equipa do OLX.
7 de fevereiro 2023
O feedback do Fernando 05/01/2023 é o mais indecente dos dois negativos que tenho. Falamos por outro meio que não o olx e é a situação a que me refiro.
O da Rute Almeida 31/03/2022 é a situação da negociação. Apareceu outro comprador que não negociou e amuou... Paciencia.
Razoável?!?! Pecam feedback a todos os utilizadores e facam uma amostragem realista. Faco dezenas de negocios e recebo um feedback a cada 20 ou 30 negocios...
Olá, João Lopes.

Agradecemos a sua resposta.

Conforme as nossas respostas enviadas pelo formulário de contacto que nos fez chegar em Janeiro, as avaliações que nos indicas na altura foram analisadas e consideradas válidas de acordo com o ponto 13 dos Termos e Condições do OLX. Após nova análise, reforçamos o que anteriormente lhe foi referido, pelo que iremos manter as avaliações.

De futuro, sugerimos que opte por responder aos utilizadores assim que te for possível, indicando que não lhe foi possível responder mais cedo, ao invés de criar confrontos com os mesmos, em relação à classificação que lhe deixaram.
Após tudo estar esclarecido, poderá pedir ao utilizador para o avaliar novamente através do email que lhe foi enviado inicialmente ou poderá entrar em contacto connosco para analisarmos a classificação e se for o caso removê-la.

Recordamos também, como lhe fizemos chegar essa informação na altura que, atualmente os compradores são convidados pelo OLX a avaliar as interações com os vendedores da seguinte forma:

- para os utilizadores da app, é enviada uma notificação da app OLX com um pedido de avaliação semanal .

Posto isto, pode acontecer os compradores podem receber o pedido de avaliação, mas optarem por não avaliar a compra, uma vez que a avaliação não é obrigatória.

Caso surja uma outra dúvida, continuamos ao dispor para ajudar.

7 de fevereiro 2023
A situação não está resolvida porque voces me estão a difamar por não estarem a fazer amostragem suficiente.
7 de fevereiro 2023
O vosso sistema de feedbacks "beta" está mal implementado e não deveria estar em produção porque não recolhe amostras ou feedbacks suficientes para fazer uma classificação justa.
7 de fevereiro 2023
Eu não estaria a insistir neste assunto se voces fizessem uma amostragem suficiente. Já pedi a dezenas de pessoas em negócios concluídos para dar um feedback positivo, e o que me dizem é que voces nunca pedem opinião. O que me leva a concluir que a vossa amostragem está mal implementada.
(agora copiem lá os vossos termos e condições)
E em relação aos confrontos a que se referem... Manifestei de uma forma educada o desagrado para com um feedback injusto e encerrei a conversa porque não iria negociar o feedback com uma pessoa que não me comprou nada.
8 de fevereiro 2023
Olá, João Lopes.

Obrigada pela sua resposta.

O sistema de avaliações de utilizadores é uma ferramenta que estamos a desenvolver, pelo que agradecemos a sua sugestão de melhoria. O seu feedback será transmitido à nossa equipa de Produto para ser considerado nas próximas atualizações das funcionalidades do Sistema de avaliação.

Qualquer outra questão, estamos ao dispor.

8 de fevereiro 2023
Até lá não irei considerar a questão resolvida.
Cumprimentos
Joao Lopes avaliou a marca
7 de fevereiro 2023

O feedback da OLX é falso e enganador porque a recolha de feedbacks é aleatoria e não representa de uma forma fidedigna a seriedade dos vendedores. Precisam de umas aulas de estatística...