88.0
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Fraude no olx

Elisabete Fonseca apresentou a reclamação
23 de março 2017

Primeiramente sou a informar que o principal motivo que me leva á tomada de posição de denúnciar esta fraude terá como principal objectivo que Vª Exªs como entidades competentes, possam com os meios que estiverem ao vosso alcance tomar as devidas medidas para que este tipo de situações não voltem a ocorrer , as quais passo a citar:

No passado dia 18-02 vi um anuncio na plataforma Olx, o artigo que procurava era uma caneta para broca de unhas de gel,vi vários anuncios.

No entanto fiquei principalmente interessaa por um deles devido ao preço: 13 Euros e caracteristicas que apresesentava,enviei um email a vendedora a questionar se vendia apenas a caneta em separado ao qual me respondeu que apenas vendia o conjunto completo.

No entanto no dia seguinte, como ainda assim tinha ficado interessada no conjunto enviei mensagem para o numero de telemóvel anunciado na publicação(968610222) atribuido a “Vera” a questionar se ainda tinha o artigo ao qual me respondeu que sim.

Perguntei por mensagem qual o valor minimo que poderia fazer para o artigo pois no anúncio publicado referia ser negociável ao qual respondeu que faria por 11 euros já com os portes.

Indiquei que estaria interessada e de que forma seria feito o pagamento ao qual me respondeu que seria por Transferência bancária.

Liguei para o referido número para acertar os detalhes e finalizar a venda, a primeira chamada não foi atendida mas passado alguns minutos retornou a chamada mostrando sempre muito simpática e disponivel.

Perguntei então como fariamos em relação ao pagamento ao qual me indicou que seria por Transferencia Bancária e se assim o fizesse oferecia os portes,disse me também que tinha um aspirador de unhas á venda novo e se estivesse interessada faria os 2 artigos por 20 euros oferecendo os portes, como também tinha visto o aspirador na publicação da mesma vendedora e pelo preço resolvi aceitar.

Ficou de me enviar logo de seguida o Nib e se fizesse logo o pagamento no dia a seguir enviaria os artigos.

Perguntei alguns detlhes sobre os artigos nomedamente se eram artigos novos como referia no anuncio e com garntia de 6 meses, confirmou me que sim pois os artigos eram de uma loja que tinha tido e que tinha fechado e que por isso podia dar a garantia.

Logo após desligar a chamada enviou me os dados para pagamento mas não o NIB mas sim uma entidade/Referência para pagamento: Entidade:21312 / Referência:105695491 com o montante combinado.

Inicialmente achei um pouco estranho um pagamento de particular atraves de uma entidade, no entanto como me tinha indicado na chamada que havia tido uma loja achei que poderia ser normal.

Fiz o pagamento nesse mesmo dia(19-02-2017) tal como combinado, enviando de seguida a morada do meu trabalho para o envio dos artigos.

No entanto á noite por mera curiosidade decido pesquisar no google a referida entidade/referência ao qual para meu espanto me deparo com várias queixas feitas no portal da queixa com essa mesma entidade e referência atribuidas ao mesmo numero telefone anunciado.

Consegui aceder ao Facebook de uma das lesadas para tentar saber mais alguma informação a qual me confirmou que há cerca de um mês havia sido burlada com o mesmo esquema e que lamentavelmente eu tinha sido alvo de burla, confirmei o numero de telefone assim como a entidade/referência enviada que coincidiam com a mesma pessoa.

No entanto já sabendo do facto e como a situação ainda não tinha efectivamente acontecido comigo e para entar dscobrir mais alguns dados sobre a pessoa, lidei com a vendedora normalmente, e no dia seguinte questionei se ia enviar o artigo o qual me indicou que ia enviar de tarde, horas depois enviou me mensagem a confirmar o envio.

No sentido de descobrir mais alguma informação sobre a pessoa pedi á minha irma para questionar se ainda tinha brocas ao qual respondeu que sim enviando lhe a mesma entidade /referência que me havia enviado a mim.

No entanto como atraves da entidade/referência ( por pesquisa já feita não estava atribuida a nenhum nome apenas tinha informação que pertencia á Caixa Económica Montepio Geral estando atribuido a um cartão pre pago) a minha irmã referiu não conseguir pagar com a referência e pediu o Nib ao qual respondeu que não tinha conta mas que ia enviar de um familiar, enviando o seguinte Nib:003600299910011190484 que através do multibanco consegui verificar que estava atribuido ao nome Pedro José Santos Pinheiro.

Na 5ª feira e 6ª feira enviei várias mensagens a questionar sobre o artigo ao qual em nenhuma obtive resposta, assim como ao ligar para o telemovel encontrava se desligado.

Escusado será dizer que até ao dia de hoje não recebi quaisquer artigos.

Diante do exposto, considerando que os factos acima narrados caracterizam, em tese,ofensa ao Estatuto do Consumidor assim como aos principios da boa fé,
assim sendo peço que esta informação vos possa ser útil no sentido de poder evitar futuras fraudes e que assim sejam tomadas as providências cabiveis.

Data de ocorrência: 23 de março 2017
OLX
27 de março 2017
Recomendamos que consulte os nossos conselhos para uma Compra Segura: https://www.olx.pt/safetyuser/

4 de abril 2017
Boa noite, a questão é que a pessoa em causa continua a actuar neste site, não há nada que possam fazer!?
Obrigada
Elisabete Fonseca

uma palhaçada total é virem com mensagens do tipo "qual o valor minimo que poderia fazer para o artigo"

o valor já é baixo e ainda querem as coisas de borla, depois admiram-se de serem burlados/as é acho bem, da proxima já sabem e aprendem com o erro.

quem la anda a vender de forma honesta tem de levar com essas mensagens, qual o minimo etc etc, não tenho pena nenhuma desta gente que é burlada, só têm o que merecem por acharem que estão a fazer o negocio do ano.

cresçam e pensem um pouco