87.9
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Fraude olx

Nadege apresentou a reclamação
22 de julho 2021
No dia 21 de Julho, por volta das 21h em Alcântara, Lisboa, fui vítima de uma fraude para a venda de um artigo que coloquei no site da OLX. O contacto do comprador foi feito através do whatsapp, usando um link contendo as menções https://olx.pt.
• O serviço referido pelo “comprador” é o OLX entregas. Foi utilizado um site espelho do website da OLX que aparentemente dava sinais de sgurança (Https:// , identidade e branding da OLX, site responsive no móvel e no computador, etc.).
• As pessoas a origem desta burla têm por número de telefone: +351 913 286 183 (Angelika Fog com endereço supostamente em Santarém , e Fernando +351 912 075 389.
Após ter sido contactada por estes individuos para comprarem a minha máquina de waffles, foi-me pedido se "sentia-me oncofrtável em usar o serviço OLX entregas" que eu desconhecia.
Apesar de ter efectuado várias verificações no site da OLX (colocando no google o nome do serviço), consegui confirmar que de facto a OLX tem este serviço em parceria com os CTT, (2) que tudo o que os individuos estavam a me dizer estava de acordo com a (pouca) informação à qual tinha acesso no artigo sobre OLX entregas.
Mas o artigo sendo exclusivamente virado para o comprador activar o OLX entregas, não encontrei nenhuma informação útil ao vendedor para identifcar fraudes ou links fraudulentos. Estes somente encontrei quando já era tarde demais, usando mais uma vez o google para encontrar informações mais rapidamente dentro do site da OLX. Só por sorte cheguei a uma página normal da OLX (normal no sentido em que era uma página para consultar e anunciar artigos, em vez de uma página informando sobre as fruades), com uma janela diminuida num canto e um BOT (assistente virtual) a indicar a informação que eu precisava o tempo todo para defender-me contra a fraude.
A minha queixa concerne o facto que:
1- • Não existe nem na aplicação nem no website, ou no meu espaço pessoal nenhum botão ou separador óbvio e visível que indique o que fazer: (1) no caso de recorrer ao serviço OLX entregas (tive que fazer uma pesquisa no google para encontrar o mais rapidamente possível a página “certa” e a informação era incompleta pois não respondia às dúvidas do vendedor mas considerava só o ponto de vista do comprador). No entanto o separador pagamentos é muito bem destacadp. (2) no caso de fraude, como contactar a OLX, como verificar os links e os exemplos de burla. Isto é sorpreendente quando a OLX é consciente de ser alvo de várias infiltrações de fraude.
2- Os individuos em questão não teriam tido hipotese de enganar-me a mim ou outra pessoa caso o website e app da OLX fosse transparente em relação às fraudes e disponibilizasse um contacto VISÍVEL de apoio ao cliente (ter que clicar em vários artigos não é user-friendly nem uma desculpa). Insisto que cedí por não encontrar informações logo que me ajudassem em entender o funcionamento do serviço de entregas OLX com a CTT. Não foi negligência minha mas sim o facto de sentir-me encurralada e sem informações úteis para contra-argumentar e identificar a fraude antes do que seja tarde demais.
3- Da leitura que fiz das várias páginas do site da OLX, a OLX já sabe que as burlas primeiramente acontecem fora da plataforma mas continuam a incluir dois campos para as informaçoes de contacto pessoais (e-mail e telefone). Eu até achei que fosse obrigatório para validar o anúncio.
Destes 3 pontos eu concluo que a OLX não lhe interessa se o cliente que usou a plataforma deles foi lesado ou prejudicado. A impressão que me fica é de uma empresa interessada em optimizar as transacções e os diversos serviços que propõe (destaques de anúncios, OLX entregas por citar alguns...).
Sendo assim a empresa está indirectamente a ajudar os criminais a polluirem a plataforma, sabendo que eles actuam em rede, já é tempo de fazerem uma acção conjunto com a Policia.
Corro o risco de ser considerada cúmplice pela seguradora porque não consigo identificar os individuos que viram o meu anúncio e me contactaram a seguir. A OLX pode. E pode fazer ainda mais se realmente pretender respeitar os seus usuários.
Data de ocorrência: 21 de julho 2021
22 de julho 2021
Olá, Nadege.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #62575021 (2021-07-22).

Até já,
A equipa OLX.
27 de julho 2021
Olá, Nadege.

Estamos ao corrente de que são utilizados indevidamente números de telefone aleatórios para cometer irregularidades através de um contacto de Fraude em nome do OLX.

Da nossa parte, conseguimos atuar sobre os domínios para que estas situações não coloquem em causa a segurança de quem recebe o contacto. Estamos também a proceder a ações, através de outros serviços e em conjunto com a nossa equipa de segurança, de modo a limitar esta tentativa de fraude. OLX não tem nenhum serviço atualmente no qual receba diretamente valores de pagamento de compradores para vendedores de artigos publicados na plataforma.

Sugerimos que reporte esta situação junto das autoridades, para poderem atuar judicialmente, ou em alternativa apresentar a queixa online, através do link: https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT.

Sugerimos também que contacte imediatamente com o seu banco para evitar perdas adicionais.

Este contacto e inserção de dados bancários não foi efetuado na plataforma OLX, mas sim por uma falsa página com o intuito de proceder a um ataque de phishing e burla.

Caso tenha mais alguma dúvida, ou necessite de algum esclarecimento adicional contacte-nos através do link

Até já.
Equipa OLX.
29 de julho 2021
Agradeço a resposta mas que de lonje me deixa insatisfeita pelos motivos que apresento a seguir:
1) Como informados na exposição que lhes foi enviada directamente via o endereço e-mail "team2@olx.pt" em data de 22 de Julho, já tinha procedido à todas as ações necessárias perante o meu banco (nos minutos que seguiram a fraude) e a Polícia (vejam p.2 da referida exposição). Tanto é que lhes foi comunicado cópia do auto de denúncia da polícía conjuntamente. Recordo que o mesmo qualifica de crime a ação feita contra mim.
2) Considerando que pedí informações específicas através: (1) da exposição enviada directamente para vocês, (2) da participação feita no Livro de Reclamações/ASAE e, (3) na DECO Proteste - para auxiliar na investigação (dados sobre quem consultou o meu anúncio por volta das 21h em que aconteceu o contacto no what'sApp: vocês têm acesso ao perfil e em particular IP do criminal), e que esta informação era fulcral que seja facultada antes de dia 29 do presente mês para eu poder actuar e impedir a transação definitiva: hoje dia 29 de Julho ainda não recebí qualquer informação e o montante da transação que se encontrava cativo já saiu definitivamente da minha conta.
3) Devido a isso: o meu plano de saúde privado fica suspenso por falta de fundos (repito sou estrangeira e fico sem opções no contexto actual de covid19). Outros serviços que pago mensalmente vão ficar suspensos pelos mesmos motivos o que irá dificultar o meu trabalho.
4) Sendo que só estarei em medida de cobrir o prejuízo sofrido em Setembro, nem sequer tenho meios até lá para suportar gastos de sobrevivência. Eu vos alertei para uma ação atempada e do auxílio que precisava até dia 29: ignoraram deliberadamente esta parte do meu pedido.

Portanto entendam que frente à isso a vossa resposta é de longe insatisfatória pelo que continuarei com esta ação até ser indemnizada da vossa negligência em disponibilizar de forma ÓBVIA e PERMANENTE no vosso site E aplicativo, as informações necessárias para verificar links fraudulentos. Acrescentar uma caixa de texto de alerta temporária no vosso site apenas (quando muitos usam o telefone) a seguir a minha queixa é realmente um desrespeito pela minha situação e pelos consumidores lesados que me anteciparam e seguirão. Recordo que eu mesma vos informei de um site espelho do vosso com o mesmo endereço que vocês recomendam no artigo "Sobre a OLX" ou seja: https://www.OLX.pt/. De ressaltar que cliquei hoje 29 de Julho, no artigo "Sobre a OLX" a partir do suposto "contactos e Centro de ajuda" : continuo não encontrando um contacto directo para o vosso serviço de Apoio à clientes. A Conclusão é a mesma: A OLX aparentemente se considera irresponsável em matéria de fraudes que acontecem ligadas à falsos perfis e redes que usam propositadamente o vosso branding e plataforma para encontrarem e enganarem consumidores.

Desde ja fica a informação que a queixa electrônica para o qual a OLX dirige os "seus" clientes por forma a desfazer-se do caso, é via o site das CTT onde só quem tiver uma conta consegue entrar. Por sorte, mesmo sendo estrangeira, fui atenta e abrí uma conta anteriormente por convite do portal das finanças: a CTT sendo agora o vosso parceiro para Serviços de entregas, informo-lhes que NÃO é POSSÍVEL fazer uma queixa electrônica por esta via sendo que o site não deixa sequer entrar as informações básicas de endereço. Tentei durante 20 minutos, nos 60 minutos seguindo a fraude, inserir uma caixa postal antes desistir e dirigir-me para a Esquadra e formalizar a queixa. Portanto endereçar os lesados para uma página fora da OLX não é desculpa para NÃO TEREM no vosso site ou aplicativo um CONTACTO de APOIO AO CLIENTE.

Finalmente, repito o alterar ligeiramente o vosso site APÓS a minha queixa com uma janela temporária de alerta não vos exime de ter em conta o prejuízo que sofrí e que agora já se torna definitivo por conta da vossa inação e falta de vontade em cooperar: o valor cativo foi definitivamente retirado da minha conta. Só recebí aqui uma resposta pública e sem conteúdo útil, mas nenhuma em relação à exposição que vos foi comunicada directamente, informando directa e detalhadamente do caso, com printscreen tanto do vosso site e aplicativo como das mensagens trocadas e da minha aplicação bancária. Eu fui lesada pela falta de transparência da vossa parte relativamente à informações de verificação de links fraudulentos que agora disponibilizam "voluntariamente" (e temporariamente) e da qual precisava enquanto estava a interrogar o meu suposto "comprador". Fiz várias pesquisas e confirmações, antes de ceder a pressão e coação das quaisl fui também vítima : os criminais utilizam a vossa plataforma, um site espelho do vosso e o vosso branding, para encontrar vítimas e a OLX continua a dar a mesma resposta que resumindo é: " da nossa parte fizemos tudo e que foi preciso, contacte as devidas instituições".
Discordo: NÃO fizerem o que era preciso nem antes, nem quando solicitei a vossa colaboração na investigação.
Por conta disso estão indirectamente a ajudar pelo menos o grupos e rede de crime que poluiram a vossa plataforma e que me tiverem a mim como alvo.
Aguardo uma resposta adequada ao pedido que vos comuniquei e uma reparação por conta da vossa inacção atempada: pois como já refirí acima, precisava até 29 de Julho - data em que a transacção seria definitiva - para comunicarem a mim, ao Banco/Seguradora e à Polícia, dados sobre o perfil do usuário que consultou o meu anúncio).
31 de julho 2021
Olá, Nadege. Boa Tarde.

Agradeço o seu contacto e o feedback.

Lamento todos os transtornos causados. Informo que todas as comunicações que nos fez chegar, foram sempre respondidas atempadamente e indicando como pode proceder nestas situações.

Como indicado anteriormente, esta é uma situação de ataque de phishing, em que, de é desenvolvida uma ferramenta por parte de terceiros para se fazer passar por uma determinada empresa. Estas situações podem ser encontradas, não só com o OLX, mas com, diversas empresas e por isso temos de estar atentos antes de avançar com qualquer uma das acções no que nos é solicitado.

No OLX, transversal a todas as formas de acesso, pode verificar os links que temos de ajuda e que alguns deles já foram partilhados:

Na aplicação desenvolvemos avisos e notificações "push-up" para alertar os utilizadores, assim como fazemos questão de, em todas as comunicações ter esses alertas, fazendo chegar a informação mais longe. Uma das regras de segurança, do OLX, é manter a negociação na plataforma, e deixamos de ter controlo das situações irregulares externas, sem que nos reportes e prossigas com essa ação. https://help.olx.pt/hc/pt/articles/203168251-Dicas-importantes-para-usares-o-OLX-em-seguran%C3%A7a

O site, que indica, não é do OLX, e quando nos é reportado atuamos para ser melhorada a segurança da plataforma com o bloqueio dos links, e estamos sempre atentos a novos links para podemos atuar sobre os seus domínios.

Uma vez registada a queixa na PSP / GNR, aguardamos que sejamos notificados, para podermos fornecer toda a informação necessária para a investigação. Colaboramos com as autoridades diariamente, para ajudar a que os processos sejam tratados mais rapidamente com a informação que nos é pedida. Devido a questões legais, não posso fornecer diretamente à Nadege, por isso disponibilizamos o email do OLX através do contato que teve com a nossa equipa Ticket #699921.

A segurança dos utilizadores é muito importante para nós, desenvolvemos mais e melhores ferramentas para os proteger, e ajudamos a informar os utilizadores sobre conteúdo que devem estar atentos e nunca partilhar dados sensíveis e que possam colocar em risco dados pessoais ou bancários.

No site dispomos de vários locais onde nos poderá contactar, sem omitir o acesso ao contacto com a nossa equipa.​

Também pode encontrar os nossos contactos acedendo ao "Como posso contactar o OLX", uma página que encontrará em Ajuda e contactos:

Estamos e mantemo-nos totalmente disponíveis para ajudar em tudo o que esteja ao nosso alcance, sobre este ou qualquer assunto que tenha dúvidas.

Equipa OLX.
2 de agosto 2021
Agradeço as informações. Infelizmente como já referí, precisava de ter acesso às mesmas antes, enquanto estava a ocorrer o ato de coação e eu andava a procura de informações destacadas (ou seja: accesssíveis de forma intuitiva e rápida a um utilizador lambda), que justificassem as minhas suspeitas. Tudo isso, uma linha ou chat de contacto directo com o serviço de apoio ao cliente teria resolvido de forma célere e ágil tanto para vocês como para mim. Mas como pude comprovar não existe tal contacto, ou se existe não é de fácil acesso.

Por outro lado aquilo que estão a referir quanto à avisos e notificações "push-up" para alertar os utilizadores "tanto na aplicação como no site": no website, começaram a aparecer através da minha conta OLX somente após ter-lhes feito chegar a minha reclamação. Na aplicação, já verifiquei hoje que ao clicar em "Ajuda", o caminho foi facilitado, via uma alerta, para aceder à página onde verificar links fraudulentos. Isso já é uma melhoria em relação à tudo o que eu tive que fazer para aceder aquela página (e que se encontra bem documentado nos anexos a minha reclamação). Irão poder verificar a eficiência dessas mudanças no futuro com outros clientes da plataforma: Eu já sei e ttenho as informações que repetem aqui, guardadas desde a minha própria pesquisa. Importam agora utilizadores que não tiverem ainda a oportunidade de experimentar o phishing atravês da vossa plataforma: qual vai ser o caminho que irão usar para reconhecer o ataque, cabe-lhes ajudar a determinar.

Inforrmo também que já transmití à PSP e Seguradora a vossa resposta em relação à disponibilide, mediante um pedido formal, em fornecer elementos para localização destes criminais. Por uma questão de rapidez (um elemento fulcral como devem saber), teria preferido que tomassem a iniciativa de contactarem a PSP com o número de processo que trasnmití na cópia do auto de denúncia à Polícia, ou se calhar saber que já existe uma vontade conjunta com a Polícia por conta de todos os ataques de phishing que os utilizadores da OLX têm que sofrer e que sem dúvida diminuem a reputação e fiabilidade de fazer negócios via a vossa plataforma. Mas já deu para perceber a burocracia que isto vai ser e que cada um vai ficar apontando o dedo para a vítima. Os criminais andam com vantagem sem dúvida.

Irei aguardar a conclusão da investigação e manter-me informada enquanto isso. Só então tomarei as decisões que se justifiquem.

Com os meus melhores cumprimentos

Quanto foi o roubo?

LMAO!!!! Desde quando é que o OLX é responsável pela burrice das pessoas?