88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Incompetência

vitor custodio
vitor custodio apresentou a reclamação
7 de maio 2023
Antes de mais referir que já fui alvo de burla uma vez e que uso com muita frequência diversas plataformas para compra e venda de diversos produtos onde tenho várias contas, no entanto, é no OLX que dedico mais o meu tempo, sendo que na família temos várias contas o que facilita na identificação do burlão.

Posto isto, quero dizer que consigo identificar facilmente alguns burlões que andam por aí.
Na última semana detectei dois burlões e após avisar o OLX da tentativa, os mesmos dizem que não detectaram irregularidades.
(posso comprovar)

Só peço que estejam mais atentos e façam o vosso trabalho, esta questão não se trata com algoritmos tem que estar alguém no "terreno", têm que ser ovelhas para compreender o lobo.

SUGESTÃO: ou mudam as práticas de detecção ou podem me dar um fundo de maneio para eu vos mostrar com se detectam esses vermes.

Aproveito para deixar algumas dicas para prevenir a burla:
- suspeitem sempre das contras mais recentes, mas se tudo bater certo, avancem
- peçam mais fotos;
- ainda que digam que entregam em mão, e mesmo que não tenha hipótese de levantar em mão, peça para combinar a entrega, pedindo morada e telefone, da minha experiência, o que que acontece é deixarem de responder e depois dizem que já venderam a outro
- façam outra conta para tirar as dúvidas, os burlões são gananciosos e querem sempre mais, portanto se tiver tudo acertado entre noutra conta, e pergunte se está disponível e qual o mínimo já com envio, vão ver a magia a acontecer, uma pessoa séria, dirá de imediato que está reservado ou que já foi vendido.
Data de ocorrência: 7 de maio 2023
7 de maio 2023
Olá, vitor custodio.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #92566123 (2023-05-07).

Até já,
A equipa OLX.
Olá, vitor custodio.

Agradecemos as suas sugestões de melhoria.

Informamos que para além de mecanismos de inteligência artificial, temos uma Equipa dedicada a situações de fraude na nossa plataforma dedicadas diariamente, pois a Segurança é a nossa prioridade.

Temos inclusive as nossas dicas importantes para usar o OLX em segurança no nosso site em https://seguranca.olx.pt/?utm_source=OLX&utm_medium=footer&utm_campaign=anti-phishing-feb.

Qualquer outra questão estamos aqui para ajudar.

A Equipa OLX.
8 de maio 2023
O que foi referido anteriormente é mais um e-mail à medida, sem qualquer sumo.

Se a segurança é realmente uma prioridade, porque é que a tal equipa envia e-mail a referir "Após análise, não encontrámos qualquer sinal de que não cumpre os nossos TERMOS E CONDIÇÕES", sem possibilidade de resposta, sem dar oportunidade ao reclamante de expor e comprovar a situação?

1 - Consideram normal um vendedor colocar produtos a preços excessivamente baixos, ser evasivo quando se trata de entregar em mãos o produto, e que após eu referir que estava a falar com as autoridades ele retira todos os anúncios..... Ao verificar, neste instante, a conta a que me refiro foi desativada, assim sendo não entendo o e-mail enviado pelos vossos serviços. Será porque alguém entretanto foi mesmo vitima de burla?

2 - Consideram normal o mesmo ou outro burlão acabado de entrar no inicio do mês de maio com 3 produtos, também eles a preços reduzidos, evasivo, dois dias depois já tenha um COMENTÁRIO POSITIVO. Se em mãos não entrega por correio também não dá tempo.

Eventualmente também deveriam ponderar ressarcir o burlado quando acontecem burlas das quais os vossos serviços poderiam ter evitado e nada fizeram.

Aproveitem e criem condições para quem está deste lado vos ajudar, no final queremos todos o mesmo, seriedade e transparência para evitar burlas desnecessárias.
Olá, vitor custodio.

Agradecemos a sua resposta.

Para podermos analisar melhor a situação, enviámos-lhe uma mensagem privada a pedir mais informações.

Ficamos a aguardar.

A Equipa do OLX.
13 de maio 2023
Depois de muita conversa.

O OLX só atua quando existe factos, ou seja só se existir burla é que faz alguma coisa, prevenção não faz parte do vocabulário, evitar a mesma também não.

Relembro que basta atestar atento para identificar esses malandros, e o OLX mais do que ninguém tem todas as ferramentas para evitar toda e qualquer burla, se não o faz é porque não quer.

Estejam atentos e façam reclamação no livros de reclamações até o OLX mudar de atitude.
15 de maio 2023
Olá, vitor custodio.

Agradecemos o envio do pedido.

A equipa responsável analisou a situação, e por motivos de segurança, a conta do utilizador está eliminada.

Este não é o comportamento que pretendemos que os anunciantes tenham no OLX, pelo que já tomámos as medidas que estão ao nosso alcance para manter a segurança dos restantes utilizadores.

Mais informamos que temos uma Equipa e mecanismos de inteligência artificial que atuam na prevenção destas situações.

Mais alguma questão, estamos ao dispor.

A Equipa OLX
vitor custodio
vitor custodio avaliou a marca
15 de maio 2023

No que diz respeito às burlas o OLX, os seus colaboradores e a inteligência artificial são muito medíocres, só atuam após uma burla efetiva.