87.9
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Informação errada de envios de encomendas

João Carlos Vieira
João Vieira apresentou a reclamação
20 de abril 2020
Exmos Senhores,
Infelizmente tenho de fazer este tipo de reclamação pois em contacto directo com a marca não parece ser possível resolver uma situação de fraude a que estou a assistir. O OLX anuncia que é possível fazer o envio das encomendas dos produtos vendidos no site por 3.25€, através de uma parceria com os CTT, fazendo a entrega da encomenda num posto dos CTT e desde que a mesma seja levantada num posto do CTT.Isto não é verdade e é lesivo para muitos clientes da marca, como eu. Cobrei ao cliente este valor e sou agora obrigado a enviar a encomenda por um valor superior: 5.90€. Confirmo que antes era possível e utilizei este serviço várias vezes mas deixou de o ser. Basta ir ao site dos CTT e verificar que o valor que aparece no mesmo é de 7.16€, seleccionando o envio e levantamento num posto CTT. Seja de quem for a responsabilidade, isto é claramente uma fraude que não posso deixar de denunciar.
Já fiz a reclamação directamente para a marca mas as respostas são sempre as de quem nada presta atenção ao que é dito pelo cliente.
Não existe o cuidado de ir ao site dos ctt verificar esta situação. Caso contrário seria possível confirmar que apesar de se colocar nos parâmetros que o envio e a recolha da encomenda são feitos num posto dos CTT, o valor é sempre de 7,16€. A possibilidade de fazer envios por 3.25€ simplesmente desapareceu.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 20 de abril 2020
Exmos Senhores,

Recebi resposta do OLX via email com a seguinte indicação "No seguimento da situação que nos expôs, a mesma foi verificada com vários elementos da nossa equipa de produto que gerem a parceria com os CTT.

O precário aplicado pelos ctt está correto e não existe nenhuma falha técnica, nem erro na comunicação.

O preçário é aplicado pelos CTT e de facto, dependendo do serviço contratado os valores base começam em 3,25 euros- * PROIBIDO *://olx-ctt-e-segue.olx.pt/ "

Não posso deixar de sentir que é uma fronta da parte do OLX em argumentarem uma situação que não corresponde á verdade e que é fraudulenta.
Confirmo que anteriormente havia a disponibilidade de fazer envios por 3.25€ pois usei várias vezes e tenho os respectivos comprovativos, mas a mesma já não está disponível desde a semana passada no site dos CTT e o OLX continua a fazer referência da mesma insistindo e compactuando com uma fraude. Tenham vergonha de justificar o que não é verdade. Eu compreendo os erros mas a partir do momento em que se insiste nesses erros e não se corrige as situações, as mesmas tornam-se lesivas e fraudulentas para os consumidores.
Em vez de justificarem o erro entrem na página dos CTT e façam uma simulação e não vão conseguir nunca fazer nenhum envio por 3.25€.
Ao início da tarde e antes de fazer o envio de uma encomenda em que cobrei 3.25€ ao cliente e em que fui obrigado a pagar 5.90€ por correio registado, entrei no site dos CTT e os envios com depósito e levantamento num posto dos CTT e com entrega no dia seguinte como anteriormente custa 7.16€. O Olx anuncia 3.25€. Analisem com olhos de ver o print que vos envio em anexo. Sejam profissionais p.f.
No exemplo que me enviaram por mail estão a justificar o preço com a recolha e entrega em casa do remetente e do destinatário e eu estou a fazer as simulações com a recolha e entrega num posto dos CTT.
OLX
Olá João Vieira,

Obrigado por nos contactar. Confirmamos a receção dos seus emails e vimos que a mesma já foi esclarecida por lá, no entanto parece continuar com algumas questões.

O preçário da parceria CTT E-segue com o OLX é aplicado diretamente pelos ctt e apresentado ao cliente no momento do pagamento.

Efetivamente os preços começam a partir de 3,25 euros pela entrega. Sendo que existem outros serviços extra Cobrança: 1,65€, Verificação: 1,50€ que podem ser cobrados.

Existe ainda a possibilidade de envio de recolha porta a porta, cujo valor começa a partir de 7,16 euros. De momento, este serviço está com uma campanha de desconto de 20% .

O anexo que nos enviou representa o envio de artigo expresso na opção porta a porta , e por isso tem o valor acrescido.

No que diz respeito ao OLX, a informação disponibilizada aos utilizadores está correta e não existiu qualquer incorreção na mesma. Poderá contestar a cobrança do valor junto dos ctt.

Para que não se sinta lesado, no entanto, o OLX fez-lhe a oferta do diferencial do valor que pode encontrar no saldo da sua conta OLX.

Atenciosamente,

A Equipa OlX
21 de abril 2020
Exmos senhores, após receber a vossa resposta a declinar qualquer responsabilidade e a justificar o erro não posso deixar de notar a vossa extrema incompetência.
A simulação que vos enviei não é com recolha e entrega á porta. A simulação que vos enviei é com entrega e recolha numa estação dos CTT. Sempre enviei encomendas neste modelo e sempre paguei 3.25€.
A vossa incompetência é de tal forma gritante que não se dão ao trabalho de entrar no site dos CTT e fazer uma simulação para verificar a informação que dou. Se escolherem a opção de entrega e recolha num posto CTT o valor é de 7 16€.
Ao contrário do que o OLX informa a responsabilidade não é exclusiva dos CTT. A partir do momento em que o OLX anuncia envios a partir de 3,25€ e o mesmo não é possível fazer no site dos CTT estão a defraudar os consumidores que como eu cobrei ao cliente 3.25€ e tive que gastar mais para enviar a encomenda.
Por favor não justifiquem o erro errando. Vejam as reclamações com olhos de ver. Enviem-me um print onde mostram que conseguem fazer o envio por 3.25€.
22 de abril 2020
Venho por este meio agradecer à Sra. Micaela do OLX que por email me ajudou a ultrapassar esta situação com uma explicação detalhada. Lamento que a mesma não tenha sido dada aqui no site do Portal da Queixa. Em vez de fazerem braço de ferro teria sido mais útil explicarem em pormenor. Neste momento já consigo utilizar o serviço de envios que associa os CTT e o OLX. Acredito que tenha sido um bug por terem criado um novo site. Foi também feito um crédito na minha conta para que possa usar na publicação de anúncios.
Obrigado pela ajuda Sra. Micaela
Cumprimentos
João Carlos Vieira
João Vieira avaliou a marca
22 de abril 2020

A situação foi resolvida pela Sra. Micaela da equipa OLX a quem agradeço desde já.