88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Não é célere e desconhece-se desfecho a condutas infratoras

António Jorge Carvalho
António Carvalho apresentou a reclamação
24 de outubro 2020
Existe um utilizador registado no OLX de nome "Paulo" cujo o nome completo é PAULO JORGE MELO DUARTE MENDES. O mesmo faz anúncios de vários produtos entre os distritos de Braga e Porto. Fui enganado pelo negócio concretizado no 17 de outubro de 2020 para o anúncio de um frigorífico: https://www.olx.pt/anuncio/frigorfico-combinado-samsung-IDFVyG8.html#55ddb0f789 (ainda visível em 24 de outubro) que se veio a verificar já no local de destino NÃO SER o modelo que corresponderia à descrição do anúncio. O mesmo utilizador publicita a venda de outros produtos que se podem visualizar na sua conta em: https://www.olx.pt/ads/user/1DlH1/. Quando concretizado o negócio deixa simplesmente de atender ou responder. Obviamente lesado alertei a equipa OLX que deu origem à comunicação interna - #635288 (no serviço de ajuda interna no OLX) que a considerou internamente como resolvida no dia 20 de outubro.
Lamento apesar de perceber que houve a melhor abordagem (por parte do elemento da equipa do OLX), sugerindo apresentar queixa nas autoridades, não a posso ter considerado totalmente resolvida. Hoje 24 de outubro o mesmo utilizador mantem a sua permanência a publicitar os seus produtos no OLX, que se bem entende disponível a quem em boa fé os pretende eventualmente adquirir. Temos pois o vendedor "Paulo" a manter a oportunidade de enganar e lesar mais uma pessoa pela sua má fé e desonestidade na plataforma.
Apelo à equipa OLX, sobretudo à da qualidade e segurança que seja mais célere a tratar deste tipo de utilizador pois a plataforma e os utilizadores não merecem este tipo de conduta já que este tipo de utilizador vendedor de nome PAULO tem a oportunidade 24 sobre 24 em mostrar os seus "negócios" sendo que a qualquer minuto pode lesar um qualquer quem da plataforma faz o melhor uso.
Grato.
AC
Data de ocorrência: 24 de outubro 2020
24 de outubro 2020
Olá, António Jorge Carvalho.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #48057220 (2020-10-24).

Até já,
A equipa OLX.
26 de outubro 2020
Olá, António Jorge Carvalho.

Agradecemos o seu contacto e desde já lamentamos a situação que nos reportou.

O seu reporte mereceu a melhor atenção e análise da nossa equipa de Qualidade e Segurança, que registou a situação internamente.

Uma vez que o negócio foi feito pessoalmente, e fora do sistema de mensagens do OLX, legalmente não temos forma de confirmar as alegações feitas nem de saber os termos de venda que foram acordados, para confirmar que existiu incumprimento.

Se o utilizador não o contactar e a situação não se resolver, aconselhamos que apresente uma queixa formal junto das Autoridades (PSP ou GNR) mais perto de si e, que leve consigo toda a informação que tiver ao seu dispor, acerca desta situação.

Em alternativa pode apresentar uma queixa na polícia judiciária através deste link: https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx#tag=MAIN_CONTENT.

Asseguramos a colaboração do OLX com as autoridades em tudo o que nos for solicitado.

A Equipa OLX.
António Carvalho
26 de outubro 2020
Bom dia
Agradeço a resposta da equipa do OLX. A mesma equipa tem os anexos que tornam evidente a forma externa (SMS)e interna (serviço de mensagens da plataforma) como foi concretizado o negócio e dada a possibilidade das alegações do "vendedor" assim o mesmo tivesse pretendido.
Estou certo que exija a intervenção das autoridades, mas é impercebível é deixarem permanecer utilizadores a publicitar e manter os seus "negócios " nas circunstâncias descritas e factuais podendo ser enganados pelo referido utilizador.
Ficará o alerta sabendo que a equipa a vai considerar como "resolvida".
Grato
AC
29 de outubro 2020
Olá, António Jorge Carvalho.

Agradecemos o seu feedback.

A nossa análise foi tomada com base em toda a informação de que dispomos e que legalmente conseguimos comprar junto das autoridades, caso nos exijam. Assim como as nossas decisões são tomadas com base no que legalmente conseguimos comprar sobre o negócio realizado.

Uma vez que recebeu um artigo que considera não ser o que negociou, se não houve acordo ou resolução da situação junto do vendedor, recomendamos que avance com uma queixa formal de forma a que possa obter resolução da situação.

A Equipa OLX.