Encontrei um vendedor que vendia um telemóvel em que estava interessado. Chamou-me a atenção o preço ser demasiado baixo o que me levantou logo suspeita (quando a esmola é grande o pobre desconfia). Era um anúncio de poucas palavras e apenas 3 imagens de fraca qualidade. Já me preparava para contactar o vendedor quando reparei que umas das imagens não correspondia ao telemóvel que anunciava. Assim, ele dizia que estava a vender um telemóvel média gama, que novo custa 400 ou mais euros. Mas na realidade estava a vender um telefone da mesma marca mas de entrada de gama que anda na ordem dos 200 e tal euros. Tem "corpos" iguais nas fotos e só se distinguem por um pequeno detalhe na traseira (um tem 1 flash; outro tem 2). Numa loja, claro que é mais fácil perceber, pois o barato tem um ecrã bastante mais fraco e a traseira é de plástico, ao passo que o modelo melhor tem a traseira em vidro e um ecrã bem mais colorido e vibrante.
Perante isto avisei o OLX de uma possível burla. Quase de imediato recebi uma mensagem a dizer que não violava as normas. Uns dias depois voltei a insistir mas desta vez não obtive resposta do OLX. O anúncio ainda esteve vários dias online até provavelmente o vendedor ter vendido o telemóvel.
Fiquei francamente mal impressionado por o OLX permitir que uma possível burla continuasse online. Isso não contribui muito para a má fama que o OLX goza. Eu continuo a fazer negócios por lá. Mas sempre que falo do OLX com colegas ou amigos imediatamente vem o comentário que não querem nada com o OLX pois acham que aquilo é só burlões. Atitudes como a que tiveram não ajuda em nada a melhorar a imagem. É impossível para vocês verem-se livres de toda a gente desonesta e evitar todas as burlas mas reajam e investiguem se forem avisados de uma mais que provável burla.
Data de ocorrência: 1 de novembro 2023
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.