88.1
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Não obtive qualquer ajuda

Claudia Cambeiro
Claudia Cambeiro apresentou a reclamação
17 de novembro 2019
Venho por este meio solicitar lhe ajuda , estou a sofrer de burla vindo de um individuo do Reino Unido, cujo o individo reside em 2 Ditchiling court bricket road , city st Albans , chamado por Chris A.Howlett. A situaçao foi a seguinte, no dia 1 Novembro coloquei o meu telemovel Samsung S9 pelo preço de 550 euros no olx.pt , nesse mesmo dia cerca de 2 horas apos ter publicado o anuncio esse individuo veio ao meu encontro no meu whatsapp negociando e oferendo 600 euros pela cobraça tambem dos ctt que cujo o envio foi 7 euros e 10 centimos. Chris fez se passar pelo banco Lloyds, enviando me respetivos email com a transferencia dos tais 600 euros, tenho em prova os emails e mensagens trocadas com o proprio individuo dizendo tambem para eu enviar o telemovel para a sua morada e so depois entao que o seu banco faria a transferencia assim que envia-se o comprovativo dos ctt, enviando o telemovel no dia 5 de novembro para a sua referente morada e o comprovativo para o email falso que o individo fez do lloyds de que o telemovel estaria pronto a ser expedido, recebo entao um email de que dentro de 2-3 dias uteis teria o respetivo dinheiro na conta bancaria no meu namorado , que seria entao ai depositado. Eu na minha inocensia achando que seria veridico enviei o telemovel sem ter o dinheiro em mao primeiro, chegando ao dia de hoje 8 de Novembro, perguntei ao individo pelo dinheiro e perguntado se ja tinha o telemovel que lhe teria enviado, ele respondeu que o seu banco estava a tratar da transferia e que ja tinha recebido o telemovel.
Entretanto achei estranho visto que estavamos no terceiro dia util e nao tinha o tal dinheiro, o meu namorado ligou para o seu banco, Montepio, e perguntou se havia alguma transferencia pendente ou algum tipo de problema, responderam que nao, que nao havia qualquer tipo de transferia da conta do individuo para a do Montepio, logo de imediato liguei para o banco Lloyds dizeram que nao havia nenhuma respetiva conta com esses dados que o relativo email fornecia, e disseram que o email poderia ser de falsos, percebemos que haveria algo de errado e entao fizemos frente ao individo. E expliquei lhe que estava na esquadra da policia apresentar queixa e ele pediu para nao interver com a policia. Ainda chegando a casa tentei entrar em contacto com o olx por mensagens no proprio site, expliquei a situaçao por mensagem e nao obtive qualquer de ajuda.
Estando na Esquadra da Policia de Évora e explicando a situaçao dizeram que nao podiam atientar muita coisa e mandaram me ir bloquear as redes do telemovel, apenas bloquei as redes de portugal, ou seja nao me ajudam a resolver este caso.
Este individo esta a cometer alguns crimes e a roubar diversas pessoas.
Investigando um bocado do caso na internet , percebi que nao fui a unica a que esse individo enganou , nao fui a primeira nem serei a ultima.
https://dirtyscam.com/reviews/chris-a-howlett/ como podem ver.
Com tudo isto acabei por ficar sem telemovel, sem o dinheiro e sem qualquer tipo de ajuda da policia portuguesa e inglesa o que tambem tentei entrar em contacto com eles e nao obtive qualquer tipo de resposta.
Alguma ajuda?
Data de ocorrência: 17 de novembro 2019
OLX
26 de novembro 2019
Olá, Cláudia.
Desculpa o atraso na nossa resposta pois temos estado com um volume atipico de contactos e por isso não conseguimos responder a tempo.

Apenas podemos dizer que estamos tristes com este teu caso pois é um esquema que, infelizmente, ainda consegue ter efeitos apesar dos nossos esforços para reduzir a resposta dos nossos users a este tipo de abordagens.

Essa abordagem ocorreu fora da nossa plataforma o que nos inibe de perceber quem é o user para que possamos tomar as ações necessárias para proteger os nossos utilizadores.

Nestes casos, o que aconselhamos é que os utilizadores apresentem uma queixa eletrónica na policia judiciária através deste link https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/SQE2013/default.aspx contudo tu já tiveste na esquadra e já a realizaste. As autoridades entrarão em contato connosco e partilharemos com eles toda a informação necessária.

Da nossa parte, caso tenhas mais dados desta pessoa, partilha connosco pois atuaremos sobre ele. Sem qualquer dado, torna-se dificil o nosso combate a este tipo de situações.

Quanto ao site que partilhaste, é do nosso conhecimento e é uma fonte útil para nós de combate a estes esquemas.

Estamos disponiveis no nosso chat caso precises de mais informações.

Haha, mais uma que foi burlada com o Loyds Bank.

no meu caso foi a mesma pessoa mas com o banco HSBC, como me cheirou a burla disse-lhe que podia enviar os comprovativos que quisesse mas não enviava nada sem ter o dinheiro na minha conta, como é obvio a conversa já nao agradou ao tal Chris xD

Que raio culpa tem a Olx nisto?? Fogo...as pessoas têm palas nos olhos, só sabem ver o dinheiro fácil... depois queixam-se...

olá Cláudia infelizmente estou passando pela mesma situação.. porém o individuo agora utiliza o nome de Christopher Sayed mas é a mesma morada. gostaria de saber se conseguisse alguma solução para esse problema no meu caso enviei meu iPhone e agora estou com um celular emprestado... me sinto um idiota.