Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Numero bloqueado

Ulisses Ortega apresentou a reclamação

Boa noite

Criei uma conta no olx e quando tento adicionar um anúncio é me pedido um numero de tlm.
Após adicionar o numero, melhor, quando tento adicionar o meu novo numero recebo a msg que estou banido.
Depois de expor a situação por email ao olx que aqui coloco:

"Bom dia

Estou a tentar colocar um anúncio, mas o numero aparece sempre não
disponível e sempre que o tento adicionar diz algo do género que não o
posso adicionar à conta ou que já está em uso ou algo do género.
É a primeira vez que estou no olx porque nao posso meter o meu carro à
venda?
O numero em questão é o 96421606*

Obrigado
Dr. Ulisses"

Ao qual recebo este email de resposta:

Obrigado
Dr. Ulisses

Irás receber uma resposta por parte da nossa equipa, num prazo máximo de 48 horas.

Caso te tenhas esquecido de mencionar alguma informação na tua mensagem, basta responder a este email para que a informação seja actualizada.

Após passarem 4(Quatro)Dias e não as 48h com que se comprometem a responder ao estimado....ou não, cliente. Volto a insistir e a enviar um novo email:

"Bom dia

Falaram em que iria receber uma resposta em 48h mas já passaram 4 dias.
Quanto tempo terei de aguardar mais?"

Ao qual recebo este email de resposta(pasmem-se) :

"Olá, Bom dia.

Agradecemos o contacto.

Como indicado anteriormente, através de outras contas que teve e foram bloqueadas, o seu contacto móvel e qualquer registo que venha a criar na nossa plataforma, quando detectado, será removido por questões de segurança.

Pode consultar a nossa política global de contrafacção em https://www.olxgroup.com/counterfeit-policy.

Lembramos que é obrigação dos utilizadores "Adotar unicamente comportamentos que não infrinjam a ordem jurídica vigente ou que lesem, de alguma forma, posições juridicamente protegidas". Sempre que se verifique uma violação de direitos empresariais, além de remover o anúncio, a conta do utilizador pode ser eliminadas pelo OLX sem pré-aviso de 30 dias, conforme referimos nos pontos 11.11; 11.12 e 11.13 dos Termos e Condições de funcionamento do OLX.

Agradecemos a sua compreensão, um ótimo dia.

Patrícia"

Ao qual respondo:

"Mas estão a falar de quê???

Bloqueios? Conta removida?
Estão parvos???"

Cabe-me dizer que NUNCA criei nenhuma conta no OLX e muito menos associei o meu contacto a nenhuma conta.
Fazer uma acusação destas, tratando-me como um criminoso com acusações que desrespeitam o meu bom nome afirmando que fiz publicações de contrafacção puniveis por lei, sem qualquer respeito ou provas do que dizem e uma ameaça como é o caso de dizerem que toda e qualquer conta que criar quando detectada será removida por questões de segurança é no mínimo frustrante, pois nem direito a resposta me permitem ter, é de uma total falta de respeito.
Além que mais uma vez ameaçam não responder a qualquer pedido de justificação perante esta situação como afirmam no final do email por estas palavras: "Relativamente a esta questão, o OLX não responderá a quaisquer outros contactos.
Agradecemos a sua compreensão, um ótimo dia.

Patrícia"

Perante isto, exijo não só um pedido público de desculpas como que apaguem toda e qualquer informação minha da vossa base de dados, já que afirmam ter o meu número de telemóvel na vossa "blacklist"

Ja agora e para vosso conhecimento, pois suspeito que a falta de formação seja uma constante nos vossos colaboradores, deixo alguns excertos respeitantes a alguns dos abusos cometidos pelo OLX respeitantes no LGPD ou RGPD ou Regulamento geral sobre a protecção de dados.

"Dados pessoais são informação relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável. Também constituem dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa.
Dados pessoais que tenham sido
descaracterizados, codificados ou pseudonimizados, mas que possam ser utilizados para reidentificar uma pessoa, continuam a ser dados pessoais e são abrangidos pelo âmbito de aplicação do RGPD.

"Dados pessoais que tenham sido
tornados anónimos de modo a que a pessoa não seja ou deixe de ser
identificável deixam de ser considerados dados pessoais. Para que os dados sejam verdadeiramente anonimizados, a anonimização tem de ser irreversível."

"O RGPD protege os dados pessoais independentemente da tecnologia utilizada para o tratamento desses dados

- é neutra em termos tecnológicos e aplica-se tanto ao tratamento automatizado como ao tratamento manual, desde que os dados sejam organizados de acordo com critérios pré definidos (por exemplo, por ordem alfabética). Também é irrelevante o modo como os dados são armazenados - num sistema informático, através de videovigilância, ou em papel; em todos estes casos, os dados pessoais estão sujeitos aos requisitos de proteção previstos no RGPD.

Exemplos de dados pessoais:

o nome e apelido;

⚫ o endereço de uma residència;
⚫ um endereço de correio eletrónico como nome.apelido@empresa.com;
⚫ o número de um cartão de identificação;
⚫ dados de localização (por exemplo, a função de dados de localização num telemóvel)*:
• um endereço IP (protocolo de internet);
⚫ testemunhos de conexão (cookies); o identificador de publicidade do seu telefone...."

"Apagar os seus dados pessoais (direito a ser esquecido)

Se os seus dados pessoais já não forem necessários ou estiverem a ser utilizados ilegalmente, pode solicitar que sejam apagados. Trata-se do chamado «direito a ser esquecido».

Estas regras aplicam-se também aos motores

de pesquisa, como o Google, uma vez que são também considerados responsáveis pelo tratamento de dados. Pode pedir que as ligações para páginas Web que incluam o seu nome sejam eliminadas dos resultados do motor de pesquisa, se as informações forem incorretas, inadequadas, irrelevantes ou excessivas.

Se pedir a uma empresa que tenha disponibilizado os seus dados pessoais em linha para os apagar, a empresa tem também de informar quaisquer outros sítios Web em que esses dados tenham sido partilhados de quem lhe pediu para apagar os seus dados e ligações.

Para proteger outros direitos, como a liberdade de expressão, alguns dados podem não ser automaticamente apagados. Por exemplo, as declarações controversas feitas por personalidades conhecidas poderão não ser apagadas se o interesse público for mais bem servido se as mesmas continuarem a estar disponíveis em linha."

"Retirada do consentimento e direito de oposição

Se tiver dado consentimento a uma empresa ou organização para utilizar os seus dados pessoais, pode, a qualquer momento, contactar o responsável pelo tratamento dos dados (a pessoa ou organismo que trata os seus dados pessoais) e retirar o seu consentimento. Assim que tiver retirado o seu consentimento, a empresa ou organização deixa de poder utilizar os seus dados pessoais.

Quando uma organização procede ao tratamento de dados pessoais para prosseguir os seus próprios interesses legítimos ou para exercer funções de interesse público ou em nome de uma autoridade pública, o titular poderá ter o direito de se opor a esse tratamento. Em alguns casos específicos, o interesse público pode prevalecer e a empresa ou organização em causa pode ser autorizada a continuar a utilizar os dados pessoais do titular, por exemplo, no contexto de um estudo cientifico ou estatístico ou de uma função exercida no âmbito da missão oficial de uma autoridade pública.

No caso das mensagens de comercialização que promovam marcas ou produtos específicos, é necessário o consentimento prévio do titular dos dados. No entanto, se for cliente de uma determinada empresa, esta pode enviar-lhe mensagens de comercialização direta sobre os seus próprios produtos ou serviços semelhantes aos produtos e serviços pelos quais tenha manifestado interesse. Tem o direito de se opor, a qualquer momento, à receção destas mensagens de comercialização direta, deixando imediatamente e empresa de poder utilizar os seus dados.

Independentemente das circunstâncias, logo na primeira vez que entra em contacto consigo, a empresa ou organização deve informá-lo do seu direito a opor-se à utilização dos seus dados pessoais."

Tirando as acusações que são feitas à minha pessoa e ao meu bom nome, conseguem verificar alem disso, algumas infracções que cometeram?

Boa noite
Dr. Ulisses Ortega
21 set 2022
OLX adicionou uma resposta

Olá, Ulisses Ortega.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #80868722 (2022-09-21).

A equipa OLX.

OLX adicionou uma resposta

Olá, Ulisses Ortega.

Agradecemos o seu pedido de 21 de Setembro de 2022.

Note que, neste momento, não podemos tomar qualquer medida em relação ao seu pedido.

Isto deve-se ao facto de que:
(relativamente ao direito de acesso; isenção com base no art. 15 sec. 4 da RGPD)
Não somos obrigados a apagar os seus dados pessoais no caso de serem processados legalmente e:
Precisamos de os conservar para o cumprimento da obrigação legal aplicável;
Precisamos de os conservar porque ainda são necessários em relação à finalidade para a qual são processados - por exemplo, para executar o contrato em que é parte;

Temos interesse legítimo em mantê-los e, de acordo com a nossa avaliação, este interesse é primordial (por exemplo, precisamos de os manter para o estabelecimento, exercício ou defesa de (potenciais) pretensões legais ou para fornecer aos nossos utilizadores uma plataforma segura e protegida, livre de acções fraudulentas).

(relativamente ao apagamento; isenções com base no art. 17 sec. 1 e 3 da RGPD)

Não somos obrigados a restringir o tratamento dos seus dados pessoais desde então:
-A exactidão dos seus dados pessoais não está sob escrutínio
-De acordo com o nosso conhecimento, o tratamento dos seus dados é lícito
-Necessitamos dos seus dados pessoais não só para o estabelecimento, exercício ou defesa de (potenciais) ações judiciais, mas também para fornecer aos nossos utilizadores uma plataforma segura, livre de ações fraudulentas
-Processamos os seus dados com base no nosso legítimo interesse e de acordo com a nossa auto-avaliação não estamos a violar os seus direitos e liberdades

Neste sentido, em suma reforçamos que o contacto móvel 96421606* está bloqueado na nossa plataforma por questões de segurança e não será eliminado das nossas base de dados, pelos motivos indicados acima.

Agradecemos a sua compreensão.

A equipa OLX.

23 set 2022
OLX alterou o estado para Resolvida
Ulisses Ortega adicionou uma resposta

Não sei pra que foi esse testamento se o que dizem não é dirigido a mim mas sim à pessoa que tinha conta com o numero que agora me pertence.

Ulisses Ortega reabriu a reclamação
Ulisses Ortega adicionou uma resposta

Será difícil perceberem que eu só quero poder usar o meu novo numero na vossa plataforma?
É assim tão difícil entender isso?

Ulisses Ortega está a aguardar resolução da marca