88.2
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Recusa em trocar ou devolver produto defeituoso

Franz MARCO
Franz MARCO apresentou a reclamação
27 de julho 2016

Comprei no passado dia 14 de Julho pelo olx.pt ao vendedor vasco82 um ecrã LCD para telemóvel Samsung Galaxy S4, que paguei imediatamente por transferência MB (acabei por ter de pagar 70 euros em vez de 40 - na altura, porque o vendedor me disse que já não tinha LCDs de qualidade B inferior, e que o de qualidade superior A custava 70). Quando recebi o aparelho em questão pelo correio, tentei ligá-lo ao meu telefone, por diversas vezes, e constatei que o LCD não dava qualquer sinal de funcionamento (procedi a esta operação na presença de duas testemunhas). Informei o vendedor dessa ocorrência, e ainda tentei confirmar junto duma loja de telemóveis que realmente o ecrã estava avariado, antes de o devolver para troca ao vendedor, dentro do prazo legal de 7 dias. Ontem o vendedor escreveu-me alegando que aquele não era o LCD que me tinha enviado, porque os LCDs dele têm marcas secretas, apenas visíveis com uma luz especial, etc... enfim esse senhor começou por querer atribuir-me a responsabilidade por um envio fraudulento de outro produto em substituição do que me teria enviado; perante a minha argumentação explicando que tal era impossível, até porque por um lado não tenho acesso a esse tipo de equipamento, e por outro lado estou certo a 100% de que o que lhe reenviei foi o que ele me enviou, hoje responde-me que não pode resolver este problema, e que já teve problemas semelhantes pelo passado quanto a devoluções de produtos iguais ao que me enviou, e suponho que também não os terá então resolvido... O último argumento que avançou para não proceder com qualquer troca ou devolução é de que já terá vendido mais de 1000 produtos de qualidade superior, que não vende produtos de qualidade inferior, como aquele que me enviou, e que posteriormente tive de lhe reenviar (e que é aquele em venda no anúncio em questão - note-se que o LCD que recebi é exactamente aquele que aparece nas fotos do anúncio, de qualidade inferior, que supostamente este senhor já não terá em stock nem venderá - mas o anúncio continua activo nos mesmos moldes dum LCD de baixa qualidade B quando supostamente já não terá em stock ecrãs destes, que entretanto este senhor passou a facturar a 45 euros contra 40 há quinze dias...) e que por isso não vê razão nenhuma para proceder com a troca ou a devolução (o que é um argumento comercial e jurídico perfeitamente patético). Tentei de todas as maneiras trazer este senhor à razão, pondo a hipótese de tudo não passar duma confusão quer dele, quer da parte do fornecedor dele (como os ecrãs vêm em plásticos escurecidos selados, acredito que tal seja possível, e não quero colocar em causa a sua boa fé), mas ele teima em negar qualquer engano, e responde-me que nada fará. Apenas gostava de ter o meu telefone a funcionar, e friso que actualmente fiquei sem os meus 70 euros, e sem qualquer ecrã, já que devolvi aquele que estava defeituoso. Pondero apresentar queixa na PSP por burla, mas gostaria sinceramente de ver este problema resolvido por outras vias.

Data de ocorrência: 27 de julho 2016
OLX
28 de julho 2016

28 de julho 2016

O problema não é do OLX, mas som de pessoas como o senhor que infelizmente caem facilmente no conto só vigário.

O OLX só facilita o contacto, cabe aos compradores tomarem precauções.

No que toca a produtos caros, nunca tem garantia de que o vendedor é honesto, e por isso a compra com entrega em mão é sempre mais seguro.

Da próxima vez, mais cuidado.