88.0
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Remoção de anúncio indevidamente

Marjory Braga Vieira
Marjory Vieira apresentou a reclamação
15 de novembro 2017

Olá Boa Noite

Resolvi ontem dia (13-11-2017) colocar um anuncio de Massagens no Olx, igual aos que já tinha consultado.
Para evitar duvidas e confusões criei o referido anuncio com os meus dados pessoais VERDADADEIROS, inclusive com fotos minhas de rosto e do espaço de atendimento, tive o cuidado de no texto do anuncio deixar bem batente que o mesmo não tinha qualquer conteúdo sexual ("Atenção que o meu Serviço é unicamente exclusive de massagens".
Como pretendia apostar num anuncio pago, "comprei" o pacote Standart - 14,50€ (que permitia 7 dias no Topo dos Anuncios + Sobresaido + 3 subidas para o topo), escolhi a forma de pagamento por referência Mbanco (tendo me sido atribuido os seguintes dados Entidade: 11 412 Referencia: 583 506 567 no valor de 14,50€), dado que o anuncio estava já publicado mas sem o beneficio dos pacote comprado, deixei para hoje (14-Nov-2017) o referido pagamento, assim hoje Junto das 12:26H um pouco antes de efectuar o referido pagamento recebo um email do olx (automático) a comunicar que o referido anuncio tinha sido removido por "Conteudo irregular", estubefacta liguei para contacto telefonico existente e expliquei o sucedido, do outro lado e depois de conferido pelo operador o mesmo referiu que aperentemente o anuncio não tinha qualquer razao para ser "removido", mas que o ideal seria efectuar um contacto por email para solicitar a reactivação do anuncio, o que fiz de imediato.
Pelas 13:04H contacto o OLX via mail a solicitar que o referido anuncio seja reanalisado e reforço que se trata de um anuncio "verdadeiro", com fotos verdadeiras, e dados verdadeiros e que o mesmo não tinha qualquer teor sexual.
Pelas 14:24 recebo resposta ao meu email referindo que o mesmo tinha sido removido e passo a citar "Agradecemos o seu contacto.
Informamos que o seu anúncio foi removido uma vez que recebemos reportes de conteúdo irregular associado ao mesmo.
Poderá consultar mais informações nos nossos Termos e Condições, no ponto 8.5 da secção "Conteúdo e Anúncios
Micaela".
Analisando com bastante cuidado o referido ponto 8,5 não encontro nem me foi explicado com detalhe o que seria na realidade o "conteúdo irregular" até porque o meu anuncio seria entre outros aprovados e já no OLX a bastante tempo muito semelhante.
As 17:16 e porque quem não deve, nada teme, e não satisfeita com as justificações contactei novamente via email o OLX, referindo que e passo a citar
"Ola

Se voces receberam denúncias tenha certeza que foi indevido.
Eu envio o meu documento a provar que o meu anúncio é verdadeiro.
Sou a massagista da foto e o link do meu perfil do Facebook pessoal.
Desculpe mas há um engano e não há nada irregular no meu anúncio
Segue o meu Facebook pessoal como podem ver eu sou massagista e a dona do anúncio https://www.facebook.com/xxxxxxxxxxxxxxx (com o link correcto)
E se há irregularidades no meu anúncio então há também no das outras anunciantes.
Creio que regra deve ser para todas igual.

Peço que por favor revejam e analisem pois não há qualquer irregularidades no meu anúncio.

Aguardo aprovação do meu anúncio
Obrigada
Marjory"

Em resposta pelas 17:54 recebo o seguinte email do OLX
"Olá,
Agradecemos o seu novo contacto.

Compreendemos o que nos indica, no entanto, e conforme indicado anteriormente, o anúncio 545062338 foi reportado, através da opção presente na página da publicação, como se tratando de um serviço com cariz sexual, o qual foi possível de confirmar após análise do mesmo."
Uma resposta muito grave, caluniosa e difamatória do meu bom nome, pois do outro lado alguém de nome Pedro (sem apelido)(não compreendo como uma empresa como o OLX os seus colaboradores assinam somente pelo 1º nome mas enfim...) afirmava escrevendo que "...como se tratando de um serviço com cariz sexual, o qual foi possível de confirmar após análise do mesmo." dando como provado um facto completamente falso e até injurioso,
Pergunto - como é que este Sr. (Pedro) teve oportunidade de confirmar algo?
Será que foi um dos contactos que tive via mensagem privada perguntando por serviços sexuais ao quais não respondi sequer?
Ou a outros que respondi pedindo para ler bem o anuncio que estava lá bem escrito preto no branco os serviços que prestava.
E mais grave, o referido colaborador ainda copia a alinea l) do artigo 8.5 ("Qualquer conteúdo relacionado com serviços que são geralmente repreensivos moralmente, tais como prostituição, esquemas em pirâmide, usura ou outras formas contrárias à lei ou às regras de decência são da responsabilidade integral do utilizador anunciante, ficando sujeito à disposição destas nas categorias apropriadas para utilizadores maiores de idade e na completa posse de capacidade legal. Observado o não cumprimento destas condições, o OLX encontra-se legalizado a apagar o conteúdo em ilegalidade, sem prejuízo da propriedade ou consequências do dito acto." reforçando que o meu anuncio tinha tudo a haver com "prostituição".
E no seguimento consigo perceber que as regras dos anuncios são dispares, são para uns mas não são para outros, pois como tinha enviado links de anuncios bem mais comprometedores que o meu a resposta do Sr. foi esta "Relativamente aos anúncios por si reportados, esclarecemos que os mesmos vão ser analisados, no entanto, o OLX não se compromete a verificar ou aprovar, de forma vinculativa ou sistemática, os anúncios colocados no site pelos utilizadores: estes são colocados online de forma automática e sem qualquer interferência ou controlo da parte do OLX." ou seja o meu é para remover mas os outros nem me vou dar ao trabalho de os ir ver... situação completamente condenatória, já que se o meu tinha sido denunciado, então para serem justos que fossem revisto os anuncios que enviei os links e que se fizesse justiça.
Como uma resposta destas, não podia ficar calada, envie (18:35) novamente ao Sr. Pedro o seguinte
"Olá Pedro
Suporte OLX

No seguimento do vosso contacto por mail, muito me estranha que existam “reportes de contéudo irregular associado ao mesmo” e mais que o OLX possa afirmar “…como se tratando de um serviço com cariz sexual, o qual foi possível de confirmar após análise do mesmo.”

Pois :

1º O referido anuncio é anuncio é verdadeiro,

2º Todas as informações são REAIS,

3º As fotos usadas são MINHAS,

4º O nome usado é MEU (Marjory),

5º - Todo o texto do anuncio é referente a massagens (verdadeiramente massagens) esteve sempre bem escrito o tipo de massagens e serviços prestados , até porque no próprio anuncio este sempre “Atenção que o meu serviço é unicamente exclusivo de massagem.”

6º - Todas as abordagens que já tive (sim já tive algumas) tenho sido muito (bem) clara (até porque no anuncio isso já estava bem referenciado) não existem quaisquer “serviços que são geralmente repreensivos moralmente, tais como prostituição”

7º - Como desabafo, pergunto então basta denunciar anúncios verdadeiros para que o anuncio seja “deletado” e pelos vistos isso é o bastante?

É que se isso de facto é o “modus operandis” das mentes invejosas que vão denunciando o anuncio, então o melhor será eu começar a fazer o mesmo, e ai será que vao existir anúncios de massagens?

Não tenho culpa de ser uma Terapeuta/Massagista com uma boa imagem e que DÊ A CARA, E NÃO SE REFOGIE EM FOTOS SUGESTIVAS que muitas vezes são já usadas em sites esses sim de caracter sexual…

Assim, e face ao exposto e no seguimento do que já em outros contactos (até telefónico onde me foi dada razão) venho solicitar uma nova analise e aprovação.
Marjory Vieira"

Em resposta recebo pelas 19:41H o seguinte:
"Olá,
Agradecemos a sua mensagem.

Clarificamos que todos as situações reportadas, são devidamente analisadas pela Equipa OLX e quando se confirmem incumprimentos aos nossos Termos e Condições, são efectuadas as acções necessárias sobre os anúncios ou registos dos Utilizadores.

Ou seja, os anúncios não são removidos apenas por serem reportados.

Face ao exposto reiteramos a informação anteriormente prestada e o anúncio 545062338 não será reactivado.

Mais alertamos, que caso a nova publicação seja reportada e também se confirmem irregularidades semelhantes, será igualmente eliminada, pelo que deverá ter em consideração estas informação, bem como o tipo de serviços que pretende anunciar através do OLX.

Qualquer questão acerca de outro tópico, não hesite em contactar.
André"
Aqui mais uma vez se afirma terem confirmação de irregularidades, quais? como? terminando até com uma arrogancia atrós - "Cientes de termos prestado os esclarecimentos necessários acerca deste assunto, damos o mesmo por encerrado, e do qual não serão respondidas novas mensagens."
Encerrando a seu pelo prazer um contraditório feito de boa fé e com factos por mim apresentados sempre e da parte do OLX ou seus representantes nem um facto apresentado.

Fase a todo que explico e transcrevo, venho aqui ao Portal da Queixa deixar o meu mais profundo descontentamento e reafirmar que terão que ser provados os factos que "fui acusada" nem que para o mesmo seja necessario recorrer as instâncias próprias.

Faça-se JUSTIÇA
Marjory Vieira (sim eu tenho apelido e assino com ele para ser bem identificada)

Nota: Todos os factos aqui por mim referidos serão provados caso o OLX ao o Portal da Queixa pretenda, pelo que por agora não acho necessário anexar nada até porque os mesmos só seriam visiveis pelo OLX.

Data de ocorrência: 15 de novembro 2017
OLX
17 de novembro 2017
Se os anúncios foram removidos foi porque garantidamente, pelos dados a que temos acesso, o mesmo desrespeitava as regras de utilização da plataforma. Aproveitamos para lhe recomendar a consulta das normas de boa conduta do OLX: https://help.olx.pt/hc/pt/articles/115005668029

Caso considere que foi lesada de algum modo por esta situação poderá sempre apresentar queixa junto das autoridades legais no sentido de esclarecer a situação.

Caso tenha alguma dúvida ou questão adicional sobre como proceder noutra situação de utilização do site, teremos todo o gosto em esclarecê-la.

Marjory Vieira
18 de novembro 2017
Olá Bom Dia

No seguimento da vossa resposta, que agradeço, mas mais uma vez é ambígua e "duvidosa", já que se baseia em factos que V. Exas nunca apresentaram, e que a vosso belo prazer dizem ter, pois basta ler o que respondem aqui "Da nossa parte estamos à disposição para fornecer às autoridades todos os dados de que dispomos e que podem ajudar no esclarecimento da situação.", assim e como o contraditório sempre foi a melhor maneira de se repor a verdade e se fazer Justiça, sinto-me no direito de repor a verdade como achar conveniente.
Termino, estranhando muito que estejam disponíveis para esclarecimento "...de alguma duvida ou questão adicional.." AGORA, remetendo para o vosso formulario de contacto, já que no ultimo email que recebi da vossa parte era perentório que o assunto em causa estava terminado... cito "Cientes de termos prestado os esclarecimentos necessários acerca deste assunto, damos o mesmo por encerrado, e do qual não serão respondidas novas mensagens."

Marjory B. Vieira