OLX

OLX Portugal SA

Junho 2020

Classificados de Negócios de Compra e Venda

Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

Edificio Atrium Saldanha,
Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
Fracção H

OLX - Serviço de destaque e estatísticas irreais

Pedro Magalhães apresentou a reclamação

Após decidir colocar o meu carro à venda recorrendo ao Olx, adquiri no passado dia 22 de Maio o destaque com, supostamente, maior visibilidade, para o respetivo anúncio pelo valor de 21,99€.
Acontece que, não tendo sido a primeira vez a recorrer a este serviço pago, uso as estatísticas que a plataforma do Olx disponibiliza e que faz parte do serviço que prestam, para fazer a minha análise quer do impacto do anúncio, quer do impacto do destaque adquirido para chegar a mais pessoas, bem como outros aspectos comerciais que não interessam estar aqui desenvolver. Estando sempre atento a estas estatisticas verifiquei de imediato após a aquisição do pacote de destaque que algo não estava correto e entrei em contacto com o apoio ao cliente para denunciar a situação e solicitar um esclarecimento e resolução do problema.
O que verifiquei inicialmente foi que, sempre que editava o anúncio, ou para acrescentar informação ou para trocar ou inserir fotografias novas, ao submeter no final era instantânea a perda de favoritos no respetivo marcador nas estatísticas. Testei, verifiquei a situação várias vezes para confirmar se não era coincidência e confirmou-se mesmo.
Entretanto também detetei que o campo com o marcador do número de vezes que um interessado que consulta o anuncio acedia ao meu número de telefone, disparou (em milhares de visualizações), contudo, o número de visualizações do anúncio, que é o ponto de partida para todos os outros marcadores, não acompanhava. Sabendo que, sempre que alguém entra no anúncio, o número de visualizações do anúncio aumenta, não posso ter, por exemplo 100 visualizações do anúncio inicialmente, aumentar para 110, e o número de visualizações do meu número de telemóvel disparar de, por exemplo, 30 para 67. O número de visualizações do número de telemóvel só pode aumentar no máximo o mesmo intervalo que aumentou o marcador de visualizações do anúncio, ou então menos, significando que viram o anúncio mas não viram o número de telefone.
Todas estas situações foram relatadas e comprovadas com capturas de ecran que foram remetidas nos variados contactos realizados com o apoio ao cliente desde dia 22 de Maio.
Posto isto, dia 5 de Junho, e após várias insistências minhas, informam-me que a situação teria sido "regularizada".
Hoje, fui surpreendido com o aumento do número do marcador de favoritos sem se alterar sequer o número de visualizações do anúncio. Já reportei também esta situação com as respetivas capturas de ecran para o apoio ao cliente.
Como tive a oportunidade de referir nestes contactos todos que fiz com o apoio ao clientr, estas falhas ferem em muito a fiabilidade deste serviço, nomeadamente de destaque, que é um serviço pago.
Por fim, por não ter usufruído de um serviço, que foi pago, na sua total funcionalidade plena, e por as desconformidades do mesmo se manterem, pretendo solicitar a restituição do valor pago pelo pacote de destaque iniciado a 22 de Maio, pois o serviço não está, naquilo que eu como consumidor consigo controlar, a funcionar devidamente, o que me leva a colocar todas as hipóteses em cima da mesa, nomeadamente a fiabilidade e eficiência do serviço adquirido.
16 Jun2020

Olá, Pedro Magalhães .
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #41796420 (2020-06-16).

Estamos a analisar rigorosamente a informação que partilha para lhe responderemos com a maior brevidade possível.

Olá, Pedro Magalhães.

Antes de mais muito obrigado pelo seu contacto, espero que esteja tudo bem consigo e os seus.

Relativamente à questão que apresenta foi identificada uma anomalia no registo do número de visualizações dos anúncios e do número de visualizações dos contactos telefónicos.
A situação já foi identificada e encontra-se em resolução, esperamos ser breves.

Se pretender ter um melhor controlo nas visualizações dos anúncios recomendo que elimine esses contadores, colocando os mesmos a zero novamente.

Lamento o incómodo causado.

Estamos sempre disponíveis para o ajudar.

Até já!

Pedro adicionou uma resposta

Cobram por um serviço que não está a funcionar devidamente e respondem ignorando e não respondendo ao pedido cliente perante a desconformidade denunciada. Se não for reembolsado recorrerei ao CICAP para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor.

OLX adicionou uma resposta

Olá, novamente Pedro Magalhães.

Como indicámos anteriormente a anomalia foi nas estatísticas dos anúncios (no número de visualizações dos anúncios e do número de visualizações dos contactos telefónicos), sendo que quando foi detectado foi corrigido pela nossa Equipa. Assim sendo, o serviço pelo qual efectuou pagamento funcionou correctamente, pois o anúncio foi devidamente destacado.

Se ainda tiver alguma dúvida, estamos disponíveis para esclarecer. Um ótimo dia.

Pedro adicionou uma resposta

E o aumento do marcador de favoritos sem alterar o número de visualizações do anúncio, situação verificada dia 16 de Junho e referida nesta queixa bem como também comunicada no mesmo dia 16 de Junho através do vosso formulário de contacto, ao qual nem sequer obtive resposta até à presente data. Isso já não conta? Enviei-vos capturas de ecran e tudo! Nem sequer fazem referência a essa desconformidade. Leram sequer a queixa até ao fim?! Durante todo o tempo em que o pacote esteve ativo as desconformidades do serviço foram constantes e comunicadas nos próprios dias.
Sendo a vossa posição essa, serão contactados em breve pela entidade RAL competente. Entretanto manterei esta queixa aberta até conclusão do processo.

22 Jun2020

Olá, Pedro Magalhães .

Lamentamos de facto as inconsistências no sistema de estatísticas, e nos favoritos. Estes sistemas são independentes do funcionamento dos destaques, conforme indicámos. Tendo sido confirmado que o destaque

No entanto, face à sua insatisfação perante o serviço prestado, optámos por lhe devolver o valor investido no destaque para o saldo OLX.

Caso prefira o reembolso para a conta bancária, pedimos que nos envie uma mensagem privada com IBAN e nome do titular da conta, e daremos início ao processo.

Se tiver alguma questão, continuamos ao dispor.

Até Já.
A equipa OLX.

Caso tenha alguma outra questão, estamos ao dispor.

22 Jun2020
Pedro adicionou uma resposta

Acabo de vos enviar mensagem através do formulário na plataforma OLX com IBAN para reembolso.
Fico a aguardar regularização da situação com a máxima brevidade possível.

Olá, Pedro Magalhães.

Obrigado pelo contacto. Confirmamos que toda a situação já foi tratada via email, e foi feito o pedido de reembolso para a conta bancária.

Qualquer questão que surja, continuamos ao dispor.

A equipa OLX

Boa tarde.

Como referi anteriormente, manterei esta queixa aberta até conclusão do processo, neste caso, até que a transferência bancária seja creditada.

Boa tarde.
Transferência bancária rececionada.

25 Jun2020
Pedro alterou o estado para Resolvida
Pedro avaliou a marca

Enquanto utilizador há já alguns anos desta plataforma e baseado na experiência que tive com os serviços de destaque pagos, não voltarei a utilizá-los nem os aconselho a ninguém. As desconformidades denunciadas feriram a integridade e fiabilidade do serviço e da plataforma e a forma como geriram as denúncias feitas e a insatisfação do cliente desde o primeiro dia também desiludiu.
A muito custo a situação resolveu-se com a devolução do valor pago pelo serviço.

OLX adicionou uma resposta

Olá, novamente Pedro Magalhães.

Obrigada por confirmar. Neste sentido, daremos esta situação como resolvida.

Se ainda tiver alguma dúvida, estamos disponível para esclarecer. No futuro, poderás também contactar-nos através do nosso formulário de contacto: http://www.olx.pt/contactos/.

A Equipa do OLX

06 Jul2020
Pedro adicionou uma resposta

Acabo de voltar a verificar anomalias na estatísticas. Edito o anúncio e, instantaneamente, após submeter as edições efetuadas e o anúncio saltar para a secção de anúncios pendentes para aprovação, o número de favoritos reduz, saliente-se, sem a edição feita no anúncio sequer ser aprovada e o mesmo voltar a ficar visível. É lamentável a falta de fiabilidade desta plataforma.