88.2
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Tentativa de burla através de mbway

Francisco B.
Francisco B. apresentou a reclamação
25 de novembro 2021
Boa noite,

Venho deste modo reportar uma tentativa de burla utilizando o aplicativo MBWay.

O individuo em causa contacta-me através de telefonema e pergunta se utilizo alguma aplicação de pagamento associada ao meu multibanco, indicando ele que utiliza o MBNet para o efeito. Após eu responder que utilizo o MBWay, mas não para este tipo de valores, ele assegura-me que este método é seguro. E passa a explicar-me o que fazer.

O método: através da opção 'Levantar Dinheiro' do MBWay deveria colocar 200€ (apesar de que o valor do negócio em causa era quase 10x mais. Posivelmente porque é o limite que a aplicação deixa?), após colocar o montante a aplicação disponibilizaria um código que depois, segundo ele, lhe deveria proporcionar.

Ora acontece que este código serve para levantar os tais 200€ (ao ser inserido numa e qualquer caixamultibanco), ou seja, se lhe desse esse código estaria-lhe a proporcionar a maneira de levantar esses 200€.

Espero com isto alertar a este tipo de esquema, caso o método não tenha ficado bem explicado estou disponivel para esclarecimentos.

Obrigado pelo seu tempo.
Francisco B.
Data de ocorrência: 25 de novembro 2021
OLX
26 de novembro 2021
Olá, Francisco B..
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #67772321 (2021-11-26).

Até já,
A equipa OLX.
OLX
27 de novembro 2021
Olá, Francisco B.

Agradecemos o seu contacto e desde já lamentamos a situação que nos reporta.
Não é de todo esta a experiência de negócio que queremos que tenha no OLX.

Enviámos-lhe uma mensagem privada pelo portal a pedir uma informação .

Temos ainda disponível este link na Ajuda do nosso site sobre o funcionamento do Mb Way ?https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360002773678-MBway- onde alertamos para este tipo de situação.

Esperamos que os próximos negócios decorram conforme esperado.

A equipa OLX.